Quão próximos estamos de construir uma máquina do tempo?

Se fosse possível existir uma máquina do tempo, para quando você gostaria de ir? Impulsionados pelos mais diversos motivos, alguns pesquisadores ao redor do mundo estão há anos na jornada em busca da criação da primeira máquina do tempo.

Apesar de ainda parecer algo longe da realidade, sendo considerado por muitos um item exclusivamente cinematográfico, podemos estar muito mais perto desta tecnologia do que imaginamos.

Neste artigo você descobrirá os avanços que já tivemos neste busca e o quão perto estamos de construir a primeira máquina do tempo da história. Chocante não é mesmo?

Se você tem vontade de viajar no tempo, se adora um filme de ficção, se é apenas um curioso ou mesmo de dúvida que um dia chegaremos lá, não pode perder essas informações por nada no mundo.

Máquina do tempo

Este é um tema muito popular no cinema. Tudo começou em 1895 quando H.G. Wells a incluiu na sua história de ficção científica. De lá para cá inúmeras histórias, livros e filmes utilizaram da tecnologia para o desenvolvimento de grandes aventuras.

Você provavelmente já ouviu falar sobre os filmes “De volta para o futuro”, o clássico lançado em 1955 conquistou diversas gerações, tornando a ideia da viagem no tempo ainda mais popular.

Além de demonstrar as experiências incríveis que poderíamos viver com o uso da ferramenta, relatou também a respeito dos riscos de algo como este. No primeiro filme da saga o protagonista precisa garantir a sua existência, já que a havia colocado em risco por interferir em eventos passados.

Acredite, nós estamos nos aproximando de viver experiências como essas.

Uma máquina do tempo seria uma ferramenta capaz de lançar algo ou alguém em um determinado período da história. Seja no passado ou no futuro. Ou seja, através da tecnologia conseguiríamos nos mover no tempo de uma maneira não natural.

Marc R. Reinganum em seu artigo “Journal of Portfolio Management” afirma que, por mais que tentemos, essa é uma ideia impossível. Para ele nenhuma tecnologia no mundo seria capaz de nos levar a tal ponto.

Será mesmo?

Viajar no tempo é possível?

E ai? O que você acha? Será mesmo possível viajarmos no tempo?

De acordo com os cientistas estudiosos da área a resposta para esta pergunta é surpreendente sim. Porém, aparentemente, ao que tudo indica, isso só poderá ser feito para o futuro. Ou seja, voltar ao passado é algo impossível.

Um fator surpreendente a respeito dessas pesquisas é que ambas as teorias nas quais elas se baseiam são bastante antigas. A Teoria da Relatividade Especial ou Restrita e a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Ambas descritas ainda na primeira metade do século XX.

Para que seja possível o transporte pela via temporal dois fatores deveriam ser explorados. A velocidade da luz ou uma região onde a força da gravidade seja extrema. Além dessas, outras teorias estão sendo desenvolvidas e testadas.

Tudo isso envolve alguns conceitos pouco conhecidos por nós. Por exemplo, nossa ideia de que o tempo é absoluto é errônea, um segundo para nós não corresponde a uma segundo em todo o universo.

Esta foi mais uma das importantes descobertas feitas por Albert Einstein. Ele chegou a esta conclusão ao observar a velocidade da luz. Este é um valor constante que tem como única variante o tempo.

Por causa disso, se você viajasse um ano inteiro na velocidade da luz em uma região de baixa gravidade, você na verdade teria ficado em movimento por cerca de 70 anos.

Além disso, Einstein especulou que, em regiões de extrema gravidade, como em buraco negro, se for possível que alguém orbite nesta região, o tempo para esse indivíduo passaria consideravelmente mais devagar.

Quão próximos estamos de construir uma máquina do tempo?

Parece inacreditável! Mas depois de muitas pesquisadas ao que tudo indica estamos bem perto de desenvolvermos a primeira máquina do tempo do mundo.

Ao longo dos anos teorias foram nascendo e estudos foram sendo desenvolvidos. A probabilidade de que chegaremos à respostas concretas é muito grande.

Calma, é bem provável que não exista uma máquina do tempo construída e escondida pela comunidade científica internacional. Apesar de muitos acharem que famoso LHC, o acelerador de partículas, é capaz de nos levar por uma viagem no tempo, aparentemente nada disso ainda foi testado.

O maior projeto relacionado a isso conhecido atualmente está sendo feito pela Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha. A equipe está distribuída em universidades do Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Turquia. Os estudo envolvem a física, a filosofia e a natureza da realidade.

Existem indícios de que esses pesquisadores estão bem próximos das descobertas necessárias. Os próximos anos podem ser bem surpreendentes.

E ai? O que você acha? Será que na próxima década já poderemos viajar para o futuro? O que nos espera? Pode ficar entusiasmado, a máquina do tempo já é mais real do que parece.