Você com certeza conhece a história do Titanic, mas faz ideia de quem foi a empresa responsável por esta grande e infelizmente fracassada obra? O estaleiro britânico por trás deste projeto possui atualmente 158 anos de idade e, para surpresa de muitos, ainda está em pleno funcionamento.
Ouvimos tanto falar sobre a tragédia que envolveu o maior navio de seu tempo. Conhecemos os detalhes de sua história, assistimos a filmes e peças que relembram seu fim, mas não fazemos ideia de como o famoso Titanic nasceu.
Que tal conhecer melhor a empresa que construiu a embarcação mais famosa de todos os tempos?
Que empresa construiu o Titanic?
Harland and Wolff Heavy Industries é o nome da empresa responsável pela construção do navio Titanic. No vídeo demonstrado acima você encontra imagens atualizadas do estaleiro em funcionamento.
Curioso não? Vamos conhecer melhor a história da Harland and Wolff.
História
Como dito, a empresa possui 158 anos de idade, foi fundada ainda no século XIX, no ano de 1861.
A indústria britânica fica localizada na Irlanda do Norte em Belfast, no Condado de Antrim. Tudo começou quando Edward James Harland e Gustav Wilhelm Wolff compraram um pequeno estaleiro na Ilha da Rainha. O empreendimento pertencia ao empregador de Harland, que já possuía alguma experiência na área.
Wolff que antes de ser promovido a sócio era assistente Edwards tinha um parente em Hamburgo interessado na Bibby Line, uma empresa de navegação. Desta ligação nasceram os três primeiros projetos da Harland and Wolff.
Desde seu nascimento a proposta do novo estaleiro era ser inovador. Seus projetos substituem a madeira por placas de ferro nos decks, entre outras novidades que aumentaram significativamente a capacidade de seus navios.
Harland faleceu alguns anos após a fundação, por este motivo em 1985 a empresa foi assumida por William Pirrie. Pirrie também permaneceu no cargo até sua morte.
Foi sobre a chefia de Alexander Carlisle que chegaram as encomendas da White Star Lines para construção dos navios Olympic, Titanic e Britannic.
A Construção do Titanic
A Harland and Wolff trabalhou a partir do projeto de Thomas Andrews. A carreira de Andrews teve início ali mesmo naquele estaleiro. Ele começou a estudar e aprender a respeito da construção naval ainda jovem e acabou subindo de cargo até chegar a diretor executivo da empresa.
Thomas Andrews projetou os três navios da White Star Lines. Ele chegou tendo chegado a participar da primeira viagem do Olympic como forma de avaliar e averiguar se algo deveria ser aprimorado na construção no navio seguinte, o Titanic.
O plano final para o início da construção do grande navio ocorreu em 1908. Os irmãos Olympic e Titanic seriam entãos construídos lado a lado, tendo o primeiro, o casco completamente branco enquanto o segundo, receberia a coloração preta.
Foi necessária a construção de um novo pórtico que media 256 metros de comprimento. Isso pois nenhuma estrutura construída até então seria capaz de alojar a embarcação.
A Grande Obra
O titanic começou a ser construído 4 meses depois, em 1909 e teve sua obra base foi finalizada no ano de 1911. Eram mais de placas 2 mil placas de aço medindo cerca de 3 metros de comprimento cada uma delas.
O navio foi lançado para o público em 31 de maio de 1911, apesar de contar apenas com o gigante casco, o evento foi um tremendo sucesso.
A partir desta data começaram então a serem implantadas as tecnologias e mobílias. Ou seja, tudo aquilo que seria necessário para o interior de um navio luxuoso. O Titanic contava com todo tipo de inovação naval daquele tempo, sendo um dos navios mais esplendorosos de seu tempo.
Não é a toa que o novo projeto atraiu tantos interesses, era mesmo algo único e especial.
Imprevisto
Com a batida do Olympic em uma outra embarcação, os procedimentos finais da construção do Titanic acabaram sendo atrasados, já que ele precisou ser retirado de sua doca seca. Por este motivo a White Star Line acabou tendo que adiar a sua viagem inaugural.
Mas bastou alguns meses para que tudo se acertasse e a construção voltasse a acontecer a todo vapor. O Titanic foi completamente concluído em março de 1912.
Características do Titanic
A embarcação mais famosa da história possuía 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 53 metros de altura.
O total de pessoas embarcadas, sendo somadas a tripulação e os passageiros passava de 3 mil indivíduos. O navio pesava cerca de 46 mil toneladas.
Sendo a maior embarcação de seu tempo, ele possuía 10 conveses. Os inúmeros alojamentos foram desenvolvidos com base na hierarquia, de forma que o capitão possuía o quarto mais confortável.
O projeto concretizado pela Harland and Wolff foi algo genial, gigantesco, esplendoroso e tinha a promessa de ser absolutamente seguro para todos que por ela navegassem.
A destruição do Titanic
O fim desta grande obra você conhece bem. O Titanic acabou colidindo com um grande iceberg em 14 de abril de 1912, apenas dois dias depois do início de sua primeira viagem.
A tragédia terminou em milhares de mortes, inclusive com a de Thomas Andrews o seu projetista. De acordo com relatos ele perdeu a vida enquanto tentava salvar os demais passageiros.