Quem inventou a furadeira elétrica?

Algumas invenções são tão geniais que nos deixam curiosos para saber quem inventou. A furadeira elétrica é uma delas. Se você pensar bem, há três ou quatro gerações, fazer buracos em paredes ou madeira era um grande desafio, esta era uma tarefa cansativa e complicada. Com a nova tecnologia você gasta menos de um minuto para colocar um quadro na parede.

Não é a toa que as furadeiras foram sucesso quase que instantâneo quando foram criadas no final do século XIX. Rapidamente os métodos antigos foram substituídos pela nova, prática e inovadora ferramenta.

Se você ainda não refletiu, pare e pense em como seria usar um trago para instalar um box em seu banheiro. É bem provável que, independente de sua disposição, você não chegue ao fim. Apesar de nem sempre notarmos, algumas invenções transformaram nossas vidas de forma definitiva.

Que tal descobrirmos quem inventou a furadeira elétrica? Vamos conhecer melhor essa história toda?

Quem inventou a furadeira elétrica?

A invenção da furadeira elétrica é atribuída a Arthur James Arnot, um engenheiro elétrico australiano. O australiano Arnote registrou sua patente em agosto de 1889.

Na verdade, a ideia de algo parecido se tornou bastante popular no final do século XIX. Como você pode prever, já estava na hora de se desenvolver uma maneira de tornar as perfurações trabalhos mais fáceis.

Apenas 6 anos depois do registro da primeira furadeira elétrica inventada, os irmãos Wilhelm Emil Fein e Carl Fein patentearam a sua primeira versão portátil em Stuttgart, na Alemanha.

Tão logo os aperfeiçoamentos da mais nova invenção começaram a ser feitos.

Em 1917 a furadeira elétrica além de portátil possuía um interruptor de gatilho e um motor universal. Ela ia se tornando cada vez mais parecida com o que conhecemos hoje em dia. Toda essa tecnologia foi desenvolvida em Baltimore nos Estados Unidos por Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker.

Henry Ford, que precisava da ferramenta para melhorar a performance de sua linha de produção. Por isso, era um dos maiores incentivadores do desenvolvimento e aprimoramento da mais nova tecnologia.

Como funciona uma furadeira elétrica?

Que tal entendermos melhor o raciocínio de quem inventou essa ferramenta tão útil? A furadeira elétrica veio como uma grande inovação, mudando as rotinas das grandes linhas de produção e facilitando o trabalho de muitas pessoas. Mas você faz ideia de como ela funciona?

Assim como é o caso do interruptor de luz, quando puxamos o gatilho da furadeira um circuito elétrico de fecha. Desta forma, um metal localizado no interior da ferramenta conduz a eletricidade a partir da fonte de energia até o motor, o qual é colocado em funcionamento.

A partir disso a broca começa a girar. Ao empurramos a furadeira contra a superfície desejada é produzida uma fricção que corta o local direcionado.

Bem simples não é mesmo? Agora tente perfurar madeira maciça utilizando outro tipo de ferramenta. Você certamente perceberá que apesar de ser uma tarefa fácil com a nova tecnologia, antes dessa invenção era um trabalho árduo.

A evolução da nova tecnologia

Como vimos, a partir da ideia de quem inventou a furadeira elétrica, o australiano Arthur James Arnot, muitas pessoas começaram a estudar o projeto. Diante disso, aos poucos a mais nova ferramenta foi sendo aperfeiçoada.

Furadeiras Antigas

Inicialmente o que se tinha era uma ferramenta bruta. Objetos como as brocas eram utilizados desde os povos Egípcios e Harappianos. Através deles era possível perfurar diversos materiais, mas isso ainda exigia muito esforço.

Furadeiras Modernas

No início do século XX a Milwaukee iniciou seus trabalhos com a oficina de reparo. Graças ao novo empreendimento as novas invenções puderam ser testadas e aperfeiçoadas. A furadeira elétrica recém desenvolvida foi uma das grande beneficiadas.

Em 1923 a Black & Decker desenvolveu a primeira furadeira com braço de sustentação total. Dando mais um passo na modernização da ferramenta que, na época, era vendida a preço popular.

Já alguns anos depois, no ano de 1930 nascia a primeira versão desenvolvida pela Bosch. Também acabou sendo um sucesso.

A modernização seguia rapidamente e a cada inovação milhares de pessoas eram beneficiadas. Com certeza quem inventou a furadeira elétrica devia estar bastante orgulhoso de sua obra.

Conforme o tempo ia passando, a ferramenta se tornava ainda mais útil. No ano de 1964 a Black & Decker desenvolveu a primeira furadeira elétrica sem fio durante sua participação no projeto Gemini.

Você sabia que uma furadeira foi utilizada na lua?

Pois é, furadeira Black & Decker fez parte do Projeto Apolo.

As inovações não pararam desde sua criação e aparentemente não terminarão tão cedo. Os fabricantes, agora já bem diversificados, estão sempre aprimorando a ferramenta em busca de torná-la mais prática e confortável para seus usuários.