Quem inventou a internet e qual o propósito dessa invenção?

A invenção da internet transformou o mundo. Você já se perguntou como e por que essa rede surgiu?

Entre 1945, final das Segunda Guerra Mundial, à 1991, ano de extinção da União Soviética, o mundo estava polarizado. Uma disputa política, militar, ideológica e tecnológica ocorria entre os Estados Unidos da América e a na época União Soviética.

Era o período da Guerra Fria. Graças a esta disputa, o mundo passou por um enorme avanço tecnológico em um período de tempo consideravelmente pequeno.

É nesse período que ocorre então, a invenção da internet.

Invenção da internet em meio a Guerra Fria

A Invenção: Quem inventou a internet?

A rede de computadores, denominada ARPANET, foi inventada na década de 60 pelo Departamento de Segurança dos Estados Unidos. O projeto criado pela Arpa (Advanced Research and Projects Agency), foi financiado pelo Pentágono e pela Nasa.

Na época, a rede funcionava através de um sistema de chaveamento de pacotes, as informações eram arquivadas em pacotes, que além de parte dos dados, continham o endereço do destinatário e permitiam que chegando até ele, as informações fossem reconstituídas.

A invenção da internet ocorreu com objetivos militares, durante o período da Guerra Fria. Na década de 70, quando o conflito já havia decaído, a ARPANET foi liberada para algumas pesquisas no meio Universitário.

Invenção e desenvolvimento da internet

Com o crescimento ocorrido devido a sua inserção em diversas universidades, a ARPANET se tornou difícil de controlar.

Para resolver este problema, ela foi dividida em locais militares, chamados MILNET, e locais não militares, a nova ARPANET. Graças a esta divisão ela conseguiu se desenvolver e se tornar a internet que conhecemos hoje.

Diversas pessoas contribuíram para a invenção desta rede, dentre esses, professores universitários, estudantes, pesquisadores, empresas de tecnologia e políticos.

O propósito da invenção da internet

Em meio a Guerra Fria, os Estados Unidos se preocupava com um eventual ataque surpresa da União Soviética. Por se sentir desprotegido, receava que se atacado, informações sigilosas poderiam vir a tona tornando o país vulnerável.

Invenção da internet durante conflito EUA x URSS

Além disso, eles reconheciam a importância dos meio de comunicações em meio a Guerra e a enorme necessidade de descentralizar informações.

Quando houve a expansão da rede para dentro das universidades, o objetivo era que através de pesquisas houvesse um melhor desenvolvimento da nova ferramenta para aprimorar o seu uso militar.

Como vimos, as expectativas foram ultrapassadas, novas utilidades surgiram e com o passar dos anos a internet se tornou o meio de comunicação mais popular do mundo, passando a ser também uma ferramenta comercial.

Da ARPANET a Internet

Com o surgimento da nova ARPANET, o alcance da rede se tornou cada vez maior. Para tornar isso possível, fizeram parte desta história Vint Cerf e Bob Kahn.

Eles desenvolveram um protocolo, contendo especificações técnicas e regras, que tornava possível computadores de diferentes marcas conectarem entre si.

O TCP (Transmission Control Protocol) ainda é o transmissor de dados da internet.

Com o desenvolvimento e a publicação da primeira especificação do TCP, a antiga ARPANET, em dezembro 1974, passou a ser chamada internet.

A globalização da Internet

No final da década de 80, a internet nos Estados Unidos foi liberada para uso não comercial. Graças a isso, a década de 90 foi de um enorme crescimento no números de usuário da rede.

Invenção e propagação da Internet pelo mundo

Invenção do www (World Wide Web)

Criado por Tim Berners-Lee em 1992 transformou a internet ao criar hiperlinks que quando clicados direcionavam a um novo site.

Criação do Protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure)

Desenvolvido por uma empresa norte-americana chamada Netscape, possibilitou o envio de mensagens criptografadas, tornando possível transações comerciais via internet.

Globalizou

Com todo o seu desenvolvimento, e a praticidade que a internet trouxe para a vida das pessoas, ela foi se disseminando e alcançando hoje mais da metade da população mundial.

De acordo com os relatórios digitais emitidos pela We Are Social e Hootsuit, o Global Digital Report 2018, mais de 4 bilhões de pessoas ao redor do mundo estão conectadas à internet.

A nova invenção alcançou o Brasil

Evolução na propagação de informações, a invenção da internet

A internet chegou ao Brasil em 1988, e fazia ligação entre Instituições de Ensino brasileiras e Universidades dos Estados Unidos. Apenas em 1992 o uso da internet foi aberto ao público.

Em 1995 o governo permitiu o desenvolvimento de ferramentas comerciais, que foram desenvolvidos pela Embratel e pela RNP.

Com os anos a internet foi ganhando espaço e investimentos foram necessários para torná-la cada vez mais funcional. Segundo IBGE, atualmente, cerca de 64,7% dos brasileiros acima de 10 anos possuem acesso à rede.