O microfone é um dos objetos mais usados hoje, quem inventou ele tinha como objetivo amplificar a voz humana. Já que na época era dificil a comunicação em lugares com grande público. A invenção mudou a história, ajudando na criação de telefones, televisões e até próprio rádio.
Nas guerras o aparelho também foi muito útil, com o propósito de passar e enviar mensagens. Hoje é um aparelho comum, mas quando foi lançado era algo fenomenal. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do microfone.
Quem inventou?
Na tarde do dia 4 de março de 1877, o inventor alemão naturalizado americano, Emile Berninder decidiu que era hora de parar de gritar em púbico.
Ele via palestras e comícios onde as pessoas precisavam esgoelar para se comunicar onde havia grande quantidade de pessoas. Diante disso ele resolveu colocar a mão na massa depois de ter a brilhante ideia de criar um aparelho que amplificasse a voz da pessoa. Ele conseguiu… Emile fez o primeiro microfone da história.
Porém, o aparelho dele não era lá aquelas coisas, não funcionava nada bem.
Ocorre que, simultaneamente, outras duas pessoas tiveram a mesma ideia do alemão e, partindo de onde ele parou, melhoraram o microfone e, aí sim, nasceu pra valeu.
Alexander Graham Bell e Elisha Gray ficaram impressionados com o aparelho e compraram a patente de Berliner por 50 mil dólares. A Bell Telephone Company aperfeiçoou o aparelho e ele se tornou o tão famoso microfone.
Como funciona?
Ao mesmo tempo que o microfone é simples, ele não é.
O microfone funciona como um alto-falante, só que ao contrário. O microfone recebe as ondas vocais (sons) e os converte em energia elétrica, enviando-as para os amplificadores, gravadores ou algo do tipo.
Dentro do microfone existem membranas para a receptação das vibrações, essas membranas são fixadas em bobinas. As boninas estão próximas a um imã e, assim que ele recebe as vibrações, forma um fluxo magnético. Esse fluxo irá gerar uma corrente elétrica que transformará a energia em som, seguindo os padrões da sua voz.
O microfone é sem dúvida um dos maiores inventos de todos os tempos, por isso devemos ser eternamente gratos a quem inventou.