Quem inventou o microfone e qual o motivo dessa invenção

Você é um daqueles curiosos que adora saber quem inventou tudo? Que tal então conhecer a história por trás da invenção do microfone?

Muitas vezes esquece-se que o microfone não é só aquele aparelho usado em palestras e em shows. Na verdade, este dispositivo é bem mais popular do que se imagina logo de cara. Ele é usado na TV, no rádio e no cinema. Além disso, está nos computadores e nos celulares.

As comunicações a longa distância não seriam possíveis sem ele. Mas quem inventou o microfone?

Quem inventou

Como funciona o Microfone

O microfone converte ondas sonoras audíveis em energia mecânica, para então, essas ondas serem transformadas em um sinal elétrico.

Na grande maioria dos casos essa energia é em seguida jogado em um amplificados, causando assim o efeito que conhecemos bem. O microfone dá uma maior potência ao som emitido mesmo com baixo esforço.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como ele funciona, está na hora de descobrir quem inventou este dispositivo genial.

Quem inventou?

Acredite, mas o dono dessa ideia revolucionária não foi o primeiro a criar um microfone realmente utilizável. Mas fique tranquilo, os méritos dele não são perdidos, afinal, sua patente foi a base para tudo.

Quem inventou o microfone foi Emil Berliner. Você já ouviu falar sobre este inventor?

Emil Berliner foi um alemão naturalizado nos Estados Unidos. Seu nome está por trás de grandes invenções, como o motor radioativo para uso em aeronaves e helicópteros, o gramofone, a gravação fonográfica, e o nosso querido microfone.

No dia 4 de março de 1877 Berliner criou o primeiro microfone da história.

Quem inventou

Você esperava que esta fosse uma invenção do século XIX? Pois é, muitas das grandes ideias que se tornaram reais durante todo o século XX acabaram precisando usufruir do aparelho desenvolvido pelo alemão ainda no século anterior.

Mas espera, não tinha mais alguém nesta história? Quem foi que criou o primeiro microfone utilizável?

Alexander Graham Bell é o nome do homem que comprou por 50 mil dólares a patente de Emil Berliner. Bell na época era dono de uma empresa telefônica e ficou fascinado pela invenção do alemão.

Alexander foi por muitos anos considerado o inventor do telefone, porém, em 2002, Antonio Meucci foi oficializado como quem inventou o telefone. Na verdade, esta foi mais uma patente adquirida por Bell durante os anos de 1870.

Foi no laboratório da companhia do empresário do ramo telefônico onde maior parte do desenho do microfone foi feito. A empresa recebe o nome de ATeT e hoje é uma das subsidiárias da Nokia.

Em 1916 um dos funcionários de Bell desenvolveu o microfone condensador. A invenção trouxe ainda mais avanços para a ideia original de Emil Berlinier. O objetivo do trabalho no laboratória da empresa telefônica visada apenas a telecomunicação, porém acabou sendo um grande avanço para a indústria de microfones.

Quem inventou

Evolução ao longo dos anos

É claro que quem inventou o microfone, não criou de cara o mesmo dispositivo que usamos hoje, mais de um século depois. Os aparelhos foram sendo modificados e recebendo melhorias ao longo do tempo.

Além dos trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios Bell, que foram essenciais para a evolução do microfone, outros avanços foram importantes neste caminho até aqui.

A ideia original era apenas amplificar o som. Mas como vimos, a criação de Berliner ganhou um espaço maior do que ele mesmo poderia prever.

Enquanto as companhias telefônicas aprimoraram o dispositivo para uso nesta área, se desenvolvia também os microfones de radiodifusão, para as rádios, os microfones clip-on, criados especificamente para stúdios, KMS 105, para apresentações ao vivo.

Com o tempo esses aparelhos se ramificaram, se tornaram específicos e cada vez mais funcionais.

Um fato curioso é que a captação do som inicialmente era lateralizada, porém com o tempo a recepção das ondas sonoras se tornou unidirecional. Este fato cooperou não só para uma melhor captação, como também para uma maior precisão.

Como você pode imaginar, quem inventou o microfone provavelmente não sabia que agora, mais de 100 anos depois, o aparelho teria se tornado tão popular, útil e se desenvolvido de formas tão variadas.

Quem inventou

A ideia de Emil Berliner foi o estímulo para uma “bola de neve”. Foi ele quem estimulou a criação dos mais diferentes tipos deste aparelho. Ainda no século XIX muitas variações do microfone foram surgindo, tal fato foi essencial para o início da história das indústrias telefônicas, bem como vimos na história de Bell.

Curiosidades também é conhecimento e compreensão do mundo. Quem sabe até inspiração?

Emil Berliner cultivava e se arriscava diante de suas ideias. Não é que deu certo?

.