Você consegue imaginar quão significativa foi a invenção do submarino em sua época? Apesar de hoje não parecer tão surpreendente o fato de um embarcação poder se locomover completamente submersa, até o nascimento do submarino nada sequer parecido tinha sido visto.
É de se pensar que quem inventou o submarino mereça ser honrado com o mérito se uma invenção incrível.
Durante muitos anos os homens estudaram a possibilidade de se locomover através da água. Falaremos um pouco a respeito deste histórico também, para que você saiba exatamente em quais teorias baseou-se o inventor do submarino.
Mas, primeiro, que tal descobrirmos quem foi a pessoa por trás desta ideia sensacional?
Quem inventou o submarino?

Cornelius Jacobszoon Drebbel é o responsável pela criação do primeiro submarino navegável do mundo.
O holandês vivia em Londres na época da construção de sua grande obra. Nascido em Alkmaar na Holanda, Drebbel foi um inventor, gravador e vidraceiro que atuou como empregado da corte durante o reinado do Rei Jaime I na Inglaterra.
Desde sempre foi um homem acima de sua época. Enquanto os demais cientistas baseavam-se apenas em conhecimentos advindos da experiência, Drebbel era estudioso da química e dos diversos campos da filosofia natural.
Graças a toda a sua bagagem, seu nome passou a ser conhecido. Além de ser o inventor do submarino, ele também está por trás da criação do primeiro termostato para controle da temperatura de fornos.
Não bastasse suas criações, o holandês recebia também grande destaque devido aos trabalhos realizados para corte, como melhoramentos de microscópios e telescópios.
A ideia da nova invenção nasceu de um desejo de agradar e surpreender o Rei Jaime I. O primeiro submarino foi desenvolvido como um presente a vossa majestade.
O histórico que antecedeu a criação do primeiro submarino

As ideias que tornaram possível o nascimento do submarino começaram a surgir bem antes do nascimento de seu inventor.
Arquimedes, um famoso engenheiro grego, séculos antes apresentou ao mundo a ideia de empuxo. Um princípio através do qual era possível que um objeto se locomovesse não só sobre a água mas também sob ela.
Mas calma, a ideia só foi ser experimentada na prática quando Alexandre O Grande desenvolveu os primeiros sinos de mergulhos com o objetivo de observar a vida marinha.
Mais tarde, Leonardo da Vinci também resolveu inovar desenvolvendo a primeira ideia de nave submarina. Isso aconteceu durante o século XV.
Porém, foi William Bourne o primeiro a desenvolver protótipos de embarcações submersas.
Nenhum desses chegou tão longe ou foi tão eficiente como Drebbel, não é à toa que é dele o mérito pela criação do primeiro submarino.
O primeiro submarino do mundo

Conforme vimos anteriormente, o primeiro submarino surgiu em 1960 pelas mãos do holandês Cornelius Jacobszoon Drebbel como um presente para o, na época, rei da Inglaterra.
A ideia era simples, e o conceito, apesar de funcional, era bastante rudimentar.
Drebbel envolveu por completo um barco a remos com couro à prova de água. Além disso, adaptou tubos de ar flutuantes a embarcação. A ideia era que o ar entrasse no submarino através desses tubos que mantinham contato direto com a superfície.
Na época, ainda não existiam motores, portanto o submarino era movido a remo. Um conjunto de remos foi envolvido em luvas de couros e inseridos a embarcação.
E foi assim que nasceu o primeiro submarino do planeta. A partir de ideias já bem conhecidas, Drebbel usou o que tinha em mãos para produzir algo completamente novo para o seu tempo.
A estreia do submarino ocorreu no rio Tâmisa em Londres. Com auxílio de 12 remadores a embarcação passou logo de cara três horas completamente submersa.
A evolução

Com o passar do tempo inúmeras inovações foram surgindo.
A primeira mudança significativa aconteceu em 1890 com a criação do motor a combustão. A partir de então o crescimentos das tecnologias que envolviam o submarino foi exponencial.
Uma das modificações mais significativas de toda a história desta invenção ocorreu no ano de 1955. Até então era necessário voltar constantemente a superfície.
Neste ano nasceram os primeiros submarinos nucleares. A partir disso tornou-se possível que as embarcações permanecem submersas por tempo indeterminado, transformando a realidade da viagem subaquática.
O submarino esteve em momentos importantíssimos da história, acabou se tornando uma importante ferramenta militar. Atualmente tem se popularizado também entre os civis. Prova disto é o surgimento do Lover’s Deep Luxury Submarine, o hotel mais caro do planeta.