Algumas raças de cachorro são mais agressivas que outras, por causa disso algumas delas acabaram chegando a ser banidas de alguns países ao redor do mundo.
Através de uma série de cruzamentos obtivemos como resultados cães completamente diversificados tanto física como comportamentalmente. Dentre essas misturas tivemos resultados super fofos, como é o caso dos pugs por exemplo, mas também geramos animais mega agressivos como os pit bulls.
Nesta lista você conhecerá 8 raças de cachorro que são proibidas ou que para tê-las será necessário seguir alguns critérios bem rígidos.
1 – Bandog
A raça Bandog é banida em diversos países, não é a toa que esses cães são conhecidos como cães proibidos. Na verdade Bandog não é bem uma raça definida como vemos por aí. Trata-se de um grupo de animais mestiços produzidos com fim de atuarem como cães de guarda.
Não existem padrões morfológico para a raça, suas grandes características são seu porte rústico e sua aptidão para caça.
O grande risco desses animais é o seu comportamento altamente agressivo. Resultado dele ser gerado pelo cruzamento de cães de presa com outras raças de cachorro de guarda.
2 – Wolfdog
Wolfdog é legitimamente uma raça de cães lobos. Esses animais resultam do cruzamento de um cão doméstico com um lobo. Diante disso, nem é preciso explicar os motivos pelos quais eles são comumente proibidos.
Além do grande porte, apresentam presas mais desenvolvidas e um comportamento predominante selvagem. Graças a isso é necessário que recebam um tratamento diferenciado de seus donos.
Por mais que tenham sido criados em um ambiente familiar desde filhotes, é normal que os animais dessa raça se portem de forma inesperada.
3 – Dogo Argentino
Essa é uma raça de cachorros desenvolvida especificamente para caça, em especial de animais grandes como javalis e pumas. O resultado foram animais agressivos e muitas vezes violentos.
Os dogo argentinos são cães de grande porte e apresentam uma postura bastante musculosa. Tais características condizem super bem com seu desempenho físico privilegiado.
4 – Tosa Inu Japonês
De cruzamentos entre raças ocidentais e o Shikoku inu, nasceu o Tosa Inu Japonês, uma raça que como o próprio nome diz tem origem asiática, onde são conhecidos como animais lutadores.
Os cachorros dessa raça geralmente apresentam um porte grande, chegando a medir 60 centímetros de altura. Além disso, possuem o corpo bastante robusto e musculoso.
O tosa inu japonês é fruto do cruzamento entre os antigos bulldogs, os mastiffs, os pointers alemães e os dogues alemães.
5 – Dogue Canário
O dogue canário é uma raça oriunda das Ilhas Canários na Espanha. Apesar de serem reconhecidos como ótimos cães de guardas, esses animais foram proibidos em alguns países e, nos que ainda são permitidos, isso é feito com ressalvas.
Apesar de parecem animais bastante dóceis com seus donos, vez ou outra apresentam comportamentos agressivos inesperados, especialmente com pessoas desconhecidas.
Isso se torna mais sério devido ao enorme tamanho do animal, que pode chegar a medir 70 centímetros de altura e a pesar até 60 quilogramas. Uma mordida de um deles pode causar um estrago significativo.
6 – Staffordshire Terrier Americano
Essa é uma raça de cachorros de porte médio, porém de animais compactos e bastante robustos. Originária dos Estados Unidos é uma raça um tanto quanto nova, porém já muito criticada mundo afora.
Na verdade a grande questão aqui não é simplesmente o comportamento desses cães. Mas também o tratamento que recebem de seus donos, geralmente tendo seu lado agressivo fortemente estimulado.
Apesar de não ser completamente banida no Brasil ainda, acredita-se que com o tempo ela não simplesmente será proibida, como desaparecerá por completo, assim como outras raças irmãs.
7 – American Bully
Não se sabe exatamente a partir de quais raças de cachorro os American Bully foram desenvolvidos. Entretanto, frente às suas características é inegável a participação de raças como American Staffordshire Terrier e Bulldog.
Diante disso, nem é preciso dizer que eles possuem uma tendência a agressividade não é mesmo?
A situação da raça no país ainda não é completamente esclarecida. Porém, exige-se cautela no que se trata da criação desses animais.
8 – Buldogue Americano
A raça Buldogue Americano também é conhecido por ser formada por cães com boas características para a guarda. São animais fortes e pesados, podendo chegar a medir aproximadamente 70 centímetros de altura.
Suas tendências comportamentais são bastante preocupantes já que esses cachorros costumam não só tentar dominar seus donos, como geralmente se mostram agressivos com outros cães.
É complicado saber exatamente qual a situação de cada uma dessas raças no país. Mas, devido ao alto índice de banição sobre cada uma delas, a dica é ficar sempre atento, checar com as autoridades a respeito das autorizações e fazer de tudo para criá-los da maneira mais dócil possível desde filhotes.