10 religiões mais famosas do mundo

Será que você conhece as 10 religiões mais famosas do mundo? Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças que estabelecem a relação entre as pessoas e a espiritualidade. Cada uma com seu valor e seus adeptos merece, mesmo diante as diferenças, ser respeitada.

Ao longo de toda a história da humanidade nasceram várias religiões, cada uma tendo desenvolvido o próprio fundamento.

Que tal conhecermos melhor as 10 mais famosas?

1 – Cristianismo

O cristianismo é a religião mais popular no mundo inteiro. Esta é uma religião abraâmica monoteísta baseada no ensinamento e na vida de Jesus Cristo de Nazaré. Tudo se baseia na crença de que Jesus é o filho de Deus enviado para salvar o mundo de seus pecados.

Existem três vertentes básicas, o Catolicismo Romano, a Ortodoxa Oriental e o Protestantismo.

Diante de todo o seu tempo de existência, o cristianismo representa um papel histórico, tendo se destacado na formação da civilização ocidental.

2 – Islamismo

Toda a base do Islamismo se dá a partir do Alcorão, tido como palavra literal de Alá e pelos manuscritos de Maomé, o último profeta de Deus. Os muçulmanos, nome pelos quais os adeptos são conhecidos, também fazem parte das religiões abraâmicas e monoteístas.

Para este povo, o motivo central de sua existência é adorar a um Deus único e incomparável, Alá. As principais ramificações desta religião são os xiitas e os sunitas.

3 – Hinduísmo

Esta tradição religiosa teve início na Índia, no continente asiático. Suas bases envolvem o bramanismo, filosofia religiosa indiana que deu base para sua civilização, e a crença na “Alma Universal”. Na verdade, se diz que estes dois ramos são o antigo hinduísmo.

Os escritos que estabelecem as leis hindus são divididos em “shruti” que quer dizer revelado, e “smriti” que significa lembrado. Os direcionamentos vão desde a teologia e filosofia até a maneira correta pela qual se deve viver.

4 – Budismo

Diferente das demais religiões vistas aqui até então, o Budismo é uma religião não teísta, ou seja, eles não possuem um deus. Todos os ensinamentos são baseados no Dharma de  Siddhartha Gautama, o Buda.

São mais de meio milhão de seguidores, a maioria dessas pessoas vivem no oriente. O principal ensinamento passado para os adeptos é sobre o desapego pelas coisas transitórias e sobre a importância do desenvolvimento de uma auto-suficiência espiritual.

5 – Religiões Folclóricas

Este é um conjunto de religiões bastante popular no mundo, trata-se daqueles costumes e culturas religiosos que se relacionam a uma determinada etnia ou mesmo região.

Um bom exemplo disso são aquelas disseminadas no nordeste brasileiro, em especial na Bahia. Na verdade a maioria delas se baseia em crenças africanas como é o caso dos devotos de Iemanjá por exemplo.

6 – Taoísmo

Taoísmo ou Daoísmo é uma religião asiática muito forte entre os chineses que prega uma vida em harmonia com o “Tao”. O significado de “Tao” vem de caminho.

A literatura básica deste povo é o “Tao Te Ching” atribuído a Lao Zi. São esses textos que formam todo o argumento filosófico e religioso do Taoísmo. Com o tempo surgiram diversas ramificações, mas de maneira geral eles tratam sobre serenidade, moderação, simplicidade e contemplação.

7 – Xintoísmo

Quando se fala em espiritualidade no Japão, geralmente refere-se ao Xintoísmo. Esta tradição filosófica se baseia em diversos costumes e crenças pré-históricos das diversas regiões do país. Porém, só veio ser considerada uma religião com o advento de outros ramos religiosos como o Budismo.

As principais características do Xintoísmo são o culto a natureza, a reverência aos antepassados e o politeísmo.

8 – Sikhismo

No final do século XV Guru Nanak fundava o Sikhismo em uma região dividida pelo Paquistão e pela Índia. Muitos acreditam que esta religião seja uma mistura entre o Hinduísmo, o Islamismo e o Sufismo.

Para os povos do Sikhismo Deus é um ser único e indescritível, o responsável pela criação de todas as coisas. Portanto, deve ser alvo de devoção e de amor.

9 – Espiritismo

O espiritismo também é uma das religiões mais famosas no mundo. Os espíritas são povos mediunistas, ou seja acreditam na existência e na conexão entre espíritos. Mesmo estando presente no mundo inteiro, apenas no Brasil é conhecida como uma religião autônoma.

Todos os preceitos básicos foram instituídos pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail conhecido internacionalmente como Allan Kardec. Toda a doutrina se baseia em apenas 5 obras denominadas de “Codificação Espírita”.

10 – Judaísmo

O judaísmo é a última das três religiões consideradas abraâmicas. Eles são monoteístas e seus ensinamos são completamente baseados na Torá. Este livro consta os mandamentos básicos de Deus que tratam a respeito da maneira correta de viver. Seriam revelações feitas pelo próprio Deus a Moisés.

Por ser uma das religiões mais antigas do mundo, o judaísmo acabou influenciando as que vieram a seguir como é o caso do Cristianismo e do Islamismo.