Você conhece a Atelofobia? Saiba o que é e se você tem essa fobia

Você já ouviu falar sobre atelofobia? Será que você possui este tipo de distúrbio? Aqui você descobrirá tudo a respeito e dela, o que é, como se desenvolve e se você é uma das pessoas que sofrem com este problema.

Este é um medo muito comum, mas seu nome oficial não é tão conhecido. Por isso, você e várias pessoas ao seu redor podem ter desenvolvido a atelofobia e ainda não saberem disso.

Mas do que estamos falando? Saiba mais.

O que é a Atelofobia?

Atelofobia

Atelofobia é um medo grande de não ser suficientemente bom em alguma área, ou mesmo como pessoa. As vítimas desta fobia apresentam horror a imperfeição.

Geralmente as pessoas que possuem este tipo de fobia sentem uma tensão fora do comum ao realizar algumas tarefas simples. Todas as circunstâncias apontam para os possíveis erros que podem ser cometidos.

É comum que coisas ruins realmente aconteçam, que algumas situações saiam do controle, e que alguns pequenos erros sejam cometidos, mas tudo isso é inaceitável para os indivíduos que sofrem com Atelofobia.

Como você pode imaginar, é quase impossível viver com um medo assim. Por causa disso, na grande maioria dos casos esta fobia acaba provocando alguma doença psíquica mais séria.

Como é desenvolvida?

Atelofobia

Diante de uma situação complicada, muitas vezes, nem tanto quanto parece para a pessoas com atelofobia, o indivíduo começa a palpitar e a suar, todo o seu corpo ativa o sistema de luta ou fuga. O estresse é nítido.

Mas como isso tudo começa?

Os sintomas citados anteriormente são bem comuns dentre as fobias, assim como as causas.

Muitas vezes uma situação de estresse extremo ou um grande trauma causa o desenvolvido desse tipo de sentimentos. É possível que logo de cara a pessoa desenvolva a fobia, mas na maioria das vezes, os sentimentos vão se acumulando, e o medo vai crescendo gradualmente, até ultrapassar o limite da normalidade.

Consequências de uma vida com Atelofobia

Atelofobia

Você consegue imaginar como é levar a vida com este tipo de medo? Não é a toa que a depressão é uma das consequências mais comuns.

As pessoas que sofrem com a Atelofobia vão se tornando cada vez mais passivas perante a vida. Sentem medo de encarar os pequenos desafios diários e tem pavor só de pensar nas infinitas possibilidades das coisas darem errado.

Não existe uma boa chance, para quem sofre com este medo, o pessimismo é o sentimento predominante. A possibilidade de ser imperfeito os inibe tanto que deixam de viver.

Claro que existem casos e casos, e geralmente, a fobia não surge logo de cara. A medida que o medo vai se desenvolvendo e crescendo as consequências vão se tornando mais aparentes e significativas.

Quais são os sintomas?

Atelofobia

Os sintomas físicos foram exemplificados nem um dos itens anteriores, mas os sinais mais relevantes a respeito deste distúrbios são os mentais e emocionais.

Dentre os sintomas mentais tem-se, pessimismo constante, dificuldades em tirar o foco do problema, insegurança e baixa auto-estima.

Os emocionais mais comuns são, medo fora do normal, sentimento de culpa constante, raiva e tristeza.

Descubra se você tem Atelofobia com estas 7 perguntas:

Atelofobia

Agora você já sabe bem do que se trata este termo, já conhece os principais sintomas desta fobia e está pronto para fazer o seu próprio diagnóstico.

1 – Você se sente constantemente com medo de tudo dar errado?

2 – No seu dia a dia você costuma deixar de fazer coisas simples por medo?

3 – Como se sente diante de um desafio?

4 – Você anda sempre frustrado consigo mesmo?

5 – Sua visão e atitude é predominantemente pessimista?

6 – Quando é o responsável por uma grande tarefa, como se sente ao encará-la?

7 – Você consegue manter boas expectativas a seu respeito e a respeito se sua vida?

Com seus conhecimentos sobre a atelofobia e diante de suas respostas você é capaz de concluir se é ou não uma das pessoas que portam este tipo de fobia.

Como tratar a Atelofobia

Atelofobia

A primeira dica é procurar ajuda. Ter uma mão para segurar facilita as coisas. Reconhecer o problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

Assim como em outras fobias, a ajuda de um especialista é bastante recomendada. Com certeza o tratamento será mais rápido e eficaz com alguém que entende do assunto.

Mas se você gostaria de dar sozinho o primeiro passo contra a Atelofobia, existe sim algumas sugestões.

Não aceite mais que o medo o domine, procure leituras e pessoas que te façam sentir mais leve e despreocupado. Controle os pensamentos negativos, eles querem te manter onde você está.

Mantenha por perto tudo o que o motiva e dá esperança. Vale a pena viver apesar dos riscos e das imperfeições.

A Atelofobia pode ser tratada, combatida e vencida.