10 tipos de queijo mais bizarros do mundo

O queixo nasceu a mais de 4 mil atrás e hoje se apresenta a nós através de uma incrível variedade. A técnica de produção que inicialmente tinha como único objetivo a preservação do leite, atualmente é utilizada na fabricação de queijos, que são em sua diversidade, uma paixão internacional.

Este processo de produção é o que, além da origem do leite, diferencia o queijo tanto em textura quanto em sabores. E são essas diferenças que fizeram com que alguns queijos entrassem para esta lista.

Seja pela maneira como são fabricados ou mesmo pelos componentes utilizados em suas receitas, esses são os tipos de queijo mais bizarros do mundo.

1 – Casu Marzu

Popular entre os italianos, esse queijo proibido é comercializado e degustado com larvas vivas em seu interior. Há quem diga que não existe no mundo sabor igual.

As larvas se alimentam da gordura do queijo, fazendo com que o que resta seja apenas uma massa saborosa e macia.

Neste caso, o produto só pode ser consumido enquanto os pequenos animais estiverem vivos, pois quando mortos eles se tornam tóxicos à saúde humana.

2 – Milbenkase

Alguns produtores da cidade de Wuerchwitz na Alemanha são donos de uma das receitas de queijo mais bizarras do planeta. O produto leva cerca de 3 meses para ficar pronto para consumo. Você não vai acreditar no que acontece durante esse período!

Depois de preparados e temperados com sal e cominho eles são “abandonados” por meses dentro de uma caixa de madeira, onde devem ser contaminados por ácaros.

São esses pequenos microorganismos os responsáveis pelo amadurecimento do queijo, que tem sua cor escurecida e é consumido ainda contaminado.

3 – Char Coal Cheese

Basta olhar para imagem para entender o motivo pelo qual esse é considerado um dos tipos de queijo mais bizarros do planeta. O Char Coal Cheese é produzido pelos ingleses e é um grande sucesso no país.

O ingrediente secreto por trás de sua coloração surpreendente é o carvão, que segundo eles, quando misturado com cheddar, dá um sabor extremamente especial ao produto.

4 – Human Milk Cheese

Traduzindo, este é um queijo produzido com leite humano. É isso mesmo que você entendeu, dessa vez estamos falando de um produto que tem origem na nossa própria espécie.

A ideia dos produtores era demonstrar nosso parentesco próximo com os demais animais. Segundo alguns consumidores, o resultado é um queijo ainda mais saboroso quando comparado aos demais.

5 – Queijo Roquefort

A grande maioria dos queijos que consumimos tem como base o leite de vaca. O Roquefort é um queijo de origem francesa produzido a partir do leite de ovelhas.

Graças aos fungos  Penicillium que são inseridos durante a fabricação e permanecem agindo sobre o produto durante três meses, o Roquefort tem uma aparência verde-azulada e um sabor mega especial.

6 – Queijo Pule

O queijo Pule é conhecido como o mais caro do planeta. Um quilo do produto chega a custar 7 mil reais.

É sua fabricação que o faz digno desta lista. O Pule é produzido 60% a partir de leite de burras dos Balcãs e 40% advém do leite de ovelhas.

O altíssimo preço é consequência da raridade da raça de burras utilizadas em sua produção.

7 – Queijo Cabrales

Este é um queijo marcante seu sabor forte e apimentado. Em sua produção é utilizada uma mistura entre leite de vacas, cabras e ovelhas que vivem em uma  pequena zona de produção nas Astúrias.

O curioso sobre eles está em sua produção. Para chegar ao resultado final, eles devem ser deixado por alguns meses em cavernas naturais das montanhas da região. Nesses locais, graças às presentes condições, moldes de penicilio se desenvolvem, maturando o queijo e deixando-o pronto para consumo.

8 – Mussarela Italiana

Você já deve ter ouvido falar que a mussarela é um queijo tipicamente italiano. Entretanto, existe uma grande diferença entre a mussarela que consumimos atualmente e aquela original italiana.

A mussarela italiana é produzida com leite de búfalo mediterrâneo italiano, o que dá a ela um sabor único e especial.

9 – Queijo Manchego

O queijo manchego tem origem espanhola e é um dos prediletos em seu país. Produzido por leite não pasteurizado de ovelhas possui uma aspecto e sabor diferenciados.

Uma das suas marcas mais tradicionais é a presença de algumas ervas em sua composição. O que também contribui para o seu sabor marcante.

10 – Queijo Abondance

A produção desse tipo de queijo é restrita a uma região francesa. Em sua composição há um ingrediente extremamente específico. Ele é fabricado com base em leite não pasteurizado dos gados da raça Abondance.

O que o coloca nessa lista é o seu sabor surpreendente. Esses queijos possuem um gosto amanteigado e sabor que lembra avelã,  o resultado é um sabor intenso e frutado.