Vez ou outra ouvimos falar de confusões envolvendo alguma torcida organizada. Em alguns casos a rivalidade é tamanha que se perde a noção do limite.
Nessa lista separamos dentre torcidas nacionais e internacionais as mais perigosas do mundo. O que essas pessoas são capazes de fazer em nome de seu time é inacreditável e inaceitável.
Para essas pessoas o esporte não é mais uma simples competição, logo você entenderá melhor do que estamos falando.
1 – Millwall
O Millwall é um time londrino, conhecido como um dos grupos mais radicais entre os torcedores ingleses. Seu time pouco conhecido, carrega o rótulo de um torcida organizada violência e radical.
O seu principal lema é “Ninguém gosta de nós, e a gente não se importa”, nem é preciso dizer muito mais além disso não é mesmo?
A disputa entre os rivais, Millwall e West Ham é marcada por brutalidade e o clássico acaba sempre terminando em tragédia.
2 – La 12
Diversos times argentinos carregam a fama de uma torcida violenta, nesta lista um deles recebe destaque. A La Doce. A torcida organizada ligada ao Boca Juniors é conhecida por seu comportamento fora dos limites.
A disputa é tão fervorosa para o grupo que não é incomum jogos terminarem em prisões, feridos e até mesmo mortes. A verdade é que La Doce é mais que uma torcida organizada, é quase uma organização mafiosa.
3 – Galatasaray
O clube mais popular da Turquia carrega também o peso de ter uma das torcidas mais perigosas do mundo. UltrAslan é o nome do grupo de torcedores que levam sua paixão além de todos os limites.
Quem visita o estádio é recebido com o lema “Bem-vindo ao inferno”, lema que é posto em prática com a fumaceira vermelha espalhada em meio às arquibancadas antes dos jogos. A violência é tanta, que existem históricos de jogos que terminaram em assassinato.
4 – Lazio
O que dizer de uma torcida que já foi vinculada a Benito Mussolini? Nem é preciso explicar porque o grupo está entre as torcidas organizadas mais intolerantes da Europa não é mesmo?
Em meio ao apoio ao time querido, cantos racistas, ataques e agressões são comuns. Falando nisso, não poderíamos deixar de comentar a respeito das suásticas, que vez ou outra são levantadas pelo grupo.
Mesmo com as diversas punições, nada parece mudar.
5 – Partizan
O amor pelo Partizan é o que une os Grobari, uma torcida organizada sérvia. O nome do grupo significa literalmente “Os coveiros”, e acredite, dita muito bem quem eles são.
O Partizan é o maior campeão da história do futebol sérvio, mas sua principal fama não vem dos títulos, e sim da agressividade de sua torcida.
Não é a toa que os Grobari estão inclusos nessa lista, inúmeras vidas já foram perdidas em meio a forte rivalidade.
6 – Al Masry
O Al Masry é um time do Egito, e apesar de ser um clube pequeno, ganhou fama internacional graças a uma grande tragédia envolvendo sua torcida organizada em 2012.
Após uma vitória contra o rival Al-Ahly, torcedores invadiram o campo na tentativa de agredir os jogadores adversários. A confusão terminou em 74 mortos e 248 feridos.
7 – Atlético Nacional
Lembra-se de Pablo Escobar? Pois é, o Atlético Nacional acabou envolvido em meio a seus negócios. A torcida atleticana esteve a frente de diversas confusões ao longo de sua história.
Um dos casos mais conhecidos, foi uma confusão instigada pela própria torcida em um jogo contra o Independiente de Medellín. O caso terminou em 9 feridos e mais de 310 pessoas foram presas.
8 – Liverpool
A torcida do Liverpool sem dúvidas é uma das mais violentas da Europa. O caso mais conhecido aconteceu na final da Liga dos Campeões de 1985 em um jogo contra a Juventus. Foram 38 mortos e inúmeros feridos.
O histórico de agressividade permeia toda a história do time e as tragédias envolvendo a torcida acabam ficando conhecidas em todo o mundo.
9 – Newell’s Old Boys
Caso você não se lembre, o Newell’s Old Boys é o time que revelou o craque Lionel Messi. Entretanto, além da fama de casa de um dos melhores jogadores do mundo, o time argentino é conhecido por ter uma das torcidas organizadas mais violentas do mundo.
No ano de 2010 por exemplo, dois casos marcaram essa história. Em um intervalo de um mês, um garoto de 14 anos de idade e o líder da torcida Roberto Caminos foram executados pelo grupo.
10 – Palmeiras
Temos um brasileiro entre as torcidas organizadas mais violentas. Os atos agressivos assustam não apenas torcedores, como os próprios ídolos, que inclusive já chegaram a ser agredidos.
Em 2009 o atacante Vágner Love demonstrou desejar largar o time por se sentir receoso diante da falta de limites da torcida.