10 traficantes mais famosos do Brasil

Você provavelmente já ouviu falar sobre os traficantes descritos nesta lista. Infelizmente o narcotráfico ainda é um crime muito popular no Brasil. Mesmo com as tentativas de combate, o crescimento do ramo supera a fiscalização.

Uma das grande dificuldades de se conter o tráfico de drogas no Brasil é a sua grande extensão e sua fronteira que se encontra com 10 países diferentes, alguns deles grandes produtores de cocaína.

Aqui você conhecerá um pouco da história dos 10 maiores e mais famosos traficantes brasileiros. Alguns já estão encarcerados ou mortos, outros ainda permanecem na mira da polícia.

1 – Fernandinho Beira-Mar

Dentre os traficantes brasileiros, o nome de Fernandinho Beira-Mar é, sem dúvidas, o mais conhecido. Ele é considerado um dos maiores traficantes de armas e drogas da América Latina.

Líder do Comando Vermelho, provavelmente a maior organização criminosa do país, foi preso pela primeira vez aos 20 anos depois de furtar e revender uma arma do Exército Brasileiro.

Dois anos depois, após cumprir sua pena, voltou para a Favela e rapidamente tornou-se um grande líder na região.

2 – Bem-te-Vi

Bem-te-Vi é na verdade cearense, mas atuou principalmente no RIo de Janeiro. Erismar Rodrigues Pereira é o seu nome de batismo. Tornou-se líder da rocinha após a morte de Lulu da Rocinha em 2004.

Não demorou para que se tornasse um dos traficantes mais procurados no país. Bem-te-vi fazia questão de se gabar do seu poder, dando grandes festas, organizando bailes funks e andando pela favela com grandes armas banhadas a ouro.

3 – Dudu da Rocinha

Dudu da Rocinha comandou vários pontos de drogas da favela durante a década de 90. Sua fama tornou-se grande devido a sua crueldade, e por organizar uma invasão para tomada da rocinha do poder de Luciano Barbosa, o Lulu da Rocinha.

A invasão, que se deu a partir do Vidigal terminou em desespero e mortes, inclusive com a de Lulu, que foi vítima do BOPE, a organização acabou matando o traficante na tentativa de conter a situação.

Dudu acabou fugindo e sendo preso logo depois. Após quase 10 anos na cadeia, ele foi encontrado morto em sua cela.

4 – Lulu da Rocinha

Se não tinha ouvido falar de Lulu antes, o que é quase impossível, já que o seu nome foi bastante popular no telejornalismo, agora você já sabe que ele foi líder da rocinha e que foi assassinado pelo BOPE.

Lulu permaneceu no comando da favela por quase 10 anos. Era famoso pelo assistencialismo, sendo mais prestigiado pelos moradores do que seu sucessor Dudu.

A principal causa de sua morte, foi a traição do Comando Vermelho, que autorizou a invasão realizada em 2004.

5 – Cabeça Branca

Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, foi preso pela Polícia Federal em 2017. Neste ano em que foi considerado nacionalmente e internacionalmente o maior entre os traficantes do país.

A operação organizada para captura do criminoso recebeu o nome de “Operação sem Saída”, foi considerada o maior trabalho de desarticulação realizado pela Instituição.

6 – Marcelinho Niterói

Mais um dos traficantes que chegou a ocupar a liderança do Comando Vermelho, Marcelinho foi chefe do Complexo do Alemão.

A emboscada que o capturou em 2011 contou com a participação do BOPE e da Polícia Federal. Foram usados helicópteros silenciosos e câmeras de alta resolução. A operação acabou com a morte do criminoso ao ser alvejado pelos agentes de segurança pública.

7 – Rogério Lemgruber

Rogério Lemgruber foi o criador da organização criminosa Falange Vermelha, atualmente conhecida como Comando Vermelho Rogério Lemgruber.

Apesar de ser um dos fundadores da maior facção do país, ele passou a maior parte da sua vida na cadeia, onde cooperou para as bases da fundação que associou traficantes com políticos criminosos.

Ele acabou morrendo de diabetes no Hospital Miguel Couto.

8 – Marcelo PQD

Um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro, Marcelo Cavalcanti não poderia ficar de fora desta lista. A sua história é bastante curiosa, já que antes de entrar para o mundo do narcotráfico, o carioca era membro da Brigada de Infantaria Paraquedistas do Exército Brasileiro.

Marcelo PQD era um dos chefes do Terceiro Comando, um dos grandes inimigos do famoso Comando Vermelho.

Apesar de ter sido preso em 2007, acabou escapando e se encontra foragido desde então.  

9 – Elias Maluco

Preso desde 2002, Elias comandava o tráfico de drogas em mais de 30 favelas cariocas. Além disso, é acusado de mais de 60 assassinatos, incluindo o sequestro e a morte do jornalista Tim Lopes.

O crime contra Tim foi tão brutal que chamou a atenção do mundo inteiro. A imprensa começou então a pressionar ainda mais o governo em relação ao combate das organizações criminosas no Rio de Janeiro.

A “Operação Sufoco” durou três meses e terminou com a captura e prisão do traficante.

10 – Orlando Jogador

Orlando Jogador foi um dos companheiros de Rogério Lengruber, o fundador do Comando Vermelho. Antes de morrer em 1994 chegou a comandar a organização por algum tempo.

Durante sua carreira no crime planejou e executou a invasão de várias favelas em busca de tomar posse dos pontos de drogas de seu principal rival, o Terceiro Comando. Tudo isso acabou provando o seu assassinato. Orlando foi morto por Uê, na época líder da máfia inimiga.