10 truques para acabar com a dor de dente

A dor de dente é uma dor na região do maxilar que tem como origem algum fator envolvendo a arcada dentária. A dor pode ser causada por compressão de nervos, por cáries, inflamações, excesso de sensibilidade ou ser uma consequência de algum procedimento odontológico realizado, como por exemplo a retirada de um dente.

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nos seis meses anteriores ao estudo, a prevalência da dor de dente foi de 34,8% em indivíduos adultos. Como podemos ver dor de dente não é algo tão incomum. 

O incômodo gerado por essa dor costuma ser grande. Em muitos casos, pode acabar interferindo no desenvolvimento das atividades diárias da pessoa afetada, provocando um estado de maior irritabilidade.

Dor de dente

Como lidar com esse mal?

DOR DE DENTE: COMO ALIVIAR

Você já sofreu ou tem sofrido desse mal? Então vamos aos nossos 10 truques!  

1 – Passar Fio Dental e Escovar os Dentes

Alivio para dor de dente: escovar dentes

A limpeza dos dentes pode ajudar no alívio das dores. Caso o problema seja cárie, a higienização dos dentes pode contribuir para a melhora dessas áreas danificadas, reduzindo dessa forma a dor.

Uma outra maneira pela qual a limpeza dos dentes pode contribuir para amenizar e até curar a dor, é através da retirada de algum elemento que esteja comprimindo o nervo, e portanto, causando o incômodo.

2 – Utilizar uma compressa de gelo ou Ingerir Alimentos Frios

Alivio para dor de dente: gelo

A aplicação de gelo na região da face próxima a dor pode causar alívio da dor de dente. Outro caminho é ingerir alimentos frios, que também acabam entrando em contato com a região afetada.

O alívio da dor pelo contato com um elemento em temperatura mais baixa ocorre devido a leve anestesia causada pela troca de calor.

É necessário o cuidado de não encostar o gelo diretamente na pele ou na gengiva para evitar o risco de queimaduras.

3 – Aplicação de Óleo de Cravos

Alivio para dor de dente: óleo de cravos

Antes do desenvolvimento dos analgésicos, os odontologistas usavam essas substâncias para o alívio da dor de dente.

Apesar de não ser saboroso, o óleo de cravo possui ações analgésicas e contribui no combate contra infecções bactericidas.

Se usado em grandes quantidades, pode causar danos ao sistema hepático e respiratório, por isso sua utilização deve ser controlada.

4 – Bochechar água com sal

O movimento da água com sal no interior da boca durante o bochecho contribui para a retirada de elementos que possam estar causando a dor. Assim como na dica número 1, aqui temos uma possível liberação de um nervo comprimido através da limpeza.

A água salgada deve ser bochechada e cuspida logo a seguir.

5 – Bochechar Chá de Macela e Própolis

Alivio para dor de dente: chá

Este chá além de possuir substâncias anestésicas, possui um potencial antisséptico, ou seja, combate micro-organismos que possam estar presentes e assim prejudicando a arcada dentária.

A medida é aproximadamente 5 gotas de própolis para cada xícara de chá de macela.

6 – Utilizar compressa quente

A superfície quente da compressa, ao encostar sobre uma região da pele, causa a dilatação dos vasos sanguíneos ali presentes. Com isso, o combate ao micro-organismo ou a determinada alteração, ocorrerá de forma mais rápida e eficaz através do sistema imune.

É importante tomar cuidado com o tempo de contato entre a pele e a compressa, para que queimaduras sejam evitadas.

7 – Esfregar alho no dente dolorido

Alivio para dor de dente: alho

Esfregar um dente de alho por alguns minutos no dente que está doendo e/ou mastigar parte do alho, pode aliviar a dor.

O alívio da dor de dente através do alho, assim como nas outras substâncias citadas, tem origem no seu potencial de combater a inflamação e a infecção.

8 – Ingira pequenas quantidades de bebidas alcoólicas

O álcool contido em bebidas como uísque e rum pode contribuir no combate contra microrganismos e ajudar a deter as infecções virais, controlando de forma rápida e segura a proliferação do que quer que seja que esteja causando o incômodo.

9 – Remédios

Alivio para dor de dente: remédio

Alguns remédios possuem efeitos semelhantes aos provocados pelos elementos citados aqui. O Paracetamol e o Ibuprofeno por exemplo possuem efeitos analgesicos e anti inflamatórios que são eficazes contra a dor de dente.

A administração de medicamentos exige muito cuidado, em especial em casos de automedicação e na medicação infantil.

10 – Procurar um Dentista

Alivio para dor de dente: consultar dentista

Todos os cuidados relatados acima podem contribuir para o alívio da dor dente, muitos deles exigem cuidados e podem gerar efeitos colaterais ou algum tipo de dano.

O melhor caminho no combate a esse tipo de dor é buscar por um profissional qualificado, em especial se as dores forem persistentes ou se o problema se agravar.

O tratamento da dor causa uma sensação de bem estar, porém, tratar a causa do problema é essencial, para que isso seja feito de forma adequada é necessário consultar o dentista.