A visita do homem a lua em 1969 com a missão Apollo 11 foi um grande sucesso. Por isso, acabou se tornando um marco significativo para a humanidade. Apesar de muitas pessoas acharem que esta história do homem ter pisado na lua não é verídica, muitos estudos a respeito vêm sendo realizados.
A frase “é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade” é a grande marca daquele dia, onde pela primeira vez o homem foi capaz de tocar a lua.
Agora, ao que tudo indica, daremos mais um desses enormes passos. A NASA tem um plano ainda mais surpreendente. Aparentemente em 2028 uma tripulação sairá da Terra tendo como destino a lua.
Tudo sobre este projeto você encontrará aqui. Muitos detalhes ainda não foram divulgados, a NASA tem revelado de pouco a pouco o que será e como será essa nova missão.
Uma tripulação será enviada a lua em 2028
O projeto deve iniciar seu andamento ainda no ano de 2019. Em abril de 2018 foi anunciada a construção da nave espacial Lunar Orbital Platform-Gateway a qual servirá de estação para os tripulantes da grande viagem.
Diante da abertura para participação de empresas parceiras, é bem provável que muito em breve o projeto começará a sair do papel.
Acredita-se que esta primeira fase, aquela que se iniciará com a construção da nave, dure até o ano 2022 e que, em 2025 a grande estação já seja capaz de orbitar regularmente nosso satélite natural, a lua.
Os especialistas envolvidos relatam que há uma enorme diferença entre a arquitetura da missão de 2028 e a Apollo 11 desenvolvida com sucesso em 1969.
Jim Bridenstin administrador da NASA afirma com orgulho e esperança que “”dessa vez, quando vamos à lua, vamos ficar”. Segundo ele o projeto não é para que deixemos pequenas marcas e voltemos, de forma a não ter acesso ao satélite por mais de 5 décadas. Desta vez tudo será preparado para que o homem permaneça por algum tempo sob a lua.
Da mesma maneira que ocorre com os astronautas que atuam na Estação Espacial Internacional, pretende-se realizar com os tripulantes que serão levados a lua em 2028. A ideia é que eles habitem a estação por alguns meses enquanto estudam tanto a lua quanto o espaço ao seu redor.
Sendo assim, eles terão acesso a regiões inexploradas e que serão capazes de conseguir novas informações, a fim de evoluirmos ainda mais a respeito de nossos conhecimentos sobre o espaço.
As missões que antecedem a tripulação
Um projeto como este requer muita cautela, como vimos, é algo nunca antes realizado. Por isso, algumas pequenas missões serão feitas, para que se averigue todos os riscos e se desenvolva as tecnologias adequadas.
Em 2019 será lançado a cápsula Orion em uma missão denominada Exploration Mission 1. A viagem não tripulada tem por objetivo testar os limites da cápsula. Os dados obtidos serão usados nos estudos bases para a missão de 2028.
Para 2024 mais uma missão está prevista. Segundo os pesquisadores neste ano será enviado um módulo de descida sem o Portal para a superfície da lua. O plano é que dois anos depois, em 2026 já ocorra a primeira demonstração da funcionalidade da plataforma.
Durante o teste um veículo de transferência será utilizado para transportar a espaçonave até uma zona a cerca de 100 km da superfície lunar.
A ideia é que as mesmas estruturas dos experimentos sejam utilizadas em 2028, quando a tripulação finalmente chegará a lua.
O projeto que enviará pessoas a lua
Serão cerca de 4 tripulantes, os quais serão lançados até a órbita da lua, onde permanecerão cerca de 30 dias. Os astronautas não habitarão na superfície da lua diretamente, mas passarão suas jornadas residindo na Lunar Orbital Platform-Gateway.
A ideia é que as equipes sejam enviadas, que permaneçam em suas pesquisas por um tempo e que, após isso, voltem a Terra com novas informações.
Um dos grandes desafios da missão tem a ver com o suprimento de combustível. Levá-lo da Terra é uma opção, mas uma opção complicada. O melhor caminho seria que o combustível fosse produzido lá mesmo, utilizando o solo e água da lua.
Se isso é possível, estamos caminhando para descobrir.
Um grande avanço tecnológico que tem cooperado com o planejamento desta missão é o desenvolvimento das impressoras em 3D. Esses equipamentos farão parte da cápsula Orion, assim como das naves construídas para as viagens à Marte.
A NASA tem se associado a indústrias em busca de novas ideias e de pesquisas bem desenvolvidas para que todas as questões envolvendo este incrível projeto sejam resolvidas.
Será mesmo que a humanidade está prestes a retornar a lua? Torcemos para que dê tudo certo e aguentemos a curiosidade por conhecer todos os fatos incríveis que estão prestes a ser desvendados.