Dizem por aí que as moscas possuem o menor ciclo de vida do mundo. Muitas pessoas acreditam que sua vida não passa de 24 horas.
Mas, será mesmo que existe um animal com um período de vida tão curto quanto um único dia?
A verdade é que hoje em dia é muito difícil saber o que é mito ou verdade. Mas você chegou ao lugar certo. Desvendaremos esse mistério de uma forma divertida e curiosa para você.
Vamos conhecer melhor as famosas moscas e descobrir quanto tempo elas são capazes de viver.
As irritantes moscas domésticas
Você provavelmente as conhece muito bem. A mosca doméstica é aquela que fica sobrevoando a mesa de café. Sim, aquele inseto que adora irritar as donas de casa.
Elas estão entre os insetos mais comuns do planeta, sobrevivendo em qualquer clima ou região da Terra.
Os adultos medem cerca de 6 milímetros de comprimento e possuem uma coloração acinzentada na região do tórax e quatro linhas no dorso. Seu corpo é coberto por pelinhos relativamente longos, o que dificilmente você verá, já que além de muitas pequenas, elas são rápidas.
Os olhos são provavelmente uma de suas características mais marcantes. A mosca possui olhos grandes e avermelhados na região da face que se diferenciam do macho para a fêmea. No caso na fêmea os olhos são um tanto quanto mais espaçados em relação ao macho.
Esses insetos não possuem nem veneno nem ferrões, portanto não picam pessoas. Mas isso não quer dizer que não representam uma ameaça. Por pousarem em muitos lugares, acabam sendo grandes transmissores de doenças, já que contaminam alimentos e objetos através dos quais podemos acabar sendo infectados.
Um eficiente processo reprodutivo
Uma única fêmea é capaz de colocar até 900 ovos de uma só vez. Geralmente escolhem fazer isso em meio ao lixo, em especial em restos orgânicos, onde as pequenas larvas conseguem encontrar alimento após a eclosão.
As larvinhas apresentação uma coloração esbranquiçada e medem cerca de 5 milímetros. Possuem um formato fusiforme e uma boca terminal.
Mais tarde se tornam pupas, experimentando um crescimento em comprimento e uma alteração em sua coloração, que passa ser vermelho acastanhada.
Finalizada a metamorfose, a mosca rompe a pupa através de um corte circular e parte em busca do acasalamento.
É isso mesmo, não há tempo a perder. Você entenderá o motivo a seguir.
Hora da verdade
Enfim, é verdade que uma mosca só vive 24 horas?
A resposta é não. Elas realmente possuem um ciclo de vida bastante curto, porém estamos falando em alguns dias.
Terminado o processo de metamorfose uma mosca tem uma expectativa de vida de 15 a 30 dias.
Esse tempo varia muito conforme o ambiente em que o inseto vive. Em meio a natureza por exemplo, eles estão expostos a todo tipo de predadores, o que acaba reduzindo a longevidade.
Entretanto, mesmo em ambiente domiciliares, onde a maioria dos animais da espécie vivem, existem desafios. Elas são constantemente mortas ao chocarem-se em automóveis e vidraças, além de sofrerem com inseticidas e outros problemas similares.
É bem provável que muitas moscas acabem mortas acidentalmente durante suas primeiras horas de vida, mas de maneira geral, a expectativa é que vivam quase um mês.
Devido a esse curto período de vida, assim que abandonam a pupa, os insetos partem em busca de um parceiro para se reproduzirem. O curioso é que uma fêmea só acasala uma única vez ao longo de toda a vida.
A mosca é capaz de armazenar os espermatozóides e assim realizar mais de um desova a partir de uma única relação.
Conforme vimos, elas colocam um altíssimo número de ovos a cada postagem, cerca de 900. Ao longo de sua vida geralmente realização duas desovas, ou seja, uma única mosca, em seus apenas 15-30 dias de vida é capaz de deixar mais de 1800 filhotes.
Até por isso, mesmo que morram depressa, estão sempre por aí. Esses animais possuem um ciclo de vida curto, mas uma reprodução eficiente.
Sabe aquela mosca que te atormentou no café da manhã? Provavelmente ela não é a mesma do mês passado. E pior, ela tem a capacidade de gerar 1800 filhotinhos.
Brincadeiras a parte, agora está esclarecido.
Uma mosca não vive só 24 horas, mas ainda assim tem um dos ciclos de vida mais curtos do planeta.