O Turú, também conhecido como Teredo ou Gusano, é mais uma das iguarias da culinária brasileira. Quem come o molusco diz que ele possui efeitos afrodisíacos, e pode ser apreciado de diversas maneiras. Existem várias receitas de Turú, sendo que hoje o Mundo Inverso vai ensinar como preparar o animal de gosto exótico. Além disso, onde encontrar o animal é bem específico, pois ele se esconde. Depois que achar um, você acha um monte deles. Então se liga e veja como comer e onde encontrar essa iguaria.
Turú
O TURU é um molusco que vive dentro de troncos de árvores apodrecidos caídos no mangue. Pode ser chamado também de busano ou cupim-do-mar, ele é da família dos teredinídeos.
O Turú possui um formato parecido com o de uma minhoca, é gelatinoso, possui uma cabeça bem dura com dentes na boca. São os chamados ‘valvas’, estas onde se encontram os sulcos com os dentes do animal.
Vivem principalmente em manguezais, eles se alimentam dos troncos ou ficam em árvores podres que caem na água. Por isso seus dentes, para comer a madeira por dentro e formarem suas colonias. Eles deixam os troncos cheios de furos, como se fosse uma broca.
Por ser oriundo do mangue, dificilmente o animal será encontrado em outras regiões do país.
É comestível
Desde que foi descoberto pelos índios, o Turú passou a ser parte da refeição de muitas pessoas do Pará e Amazônia. Ele é um alimento rico em cálcio, ferro e possui um sabor exótico, com efeitos afrodisíacos.
Quando visualizam um tronco boiado nos mangues, é certo que irão encontrar muitos moluscos. Cortar a madeira ao meio já demonstrará como os Turús são fortes e populosos. São minhocas da água que podem simplesmente arruinar embarcações. São como cupins.
Para prepará-lo para comer é simples, o mais fácil é na hora. Quando achar alguns desses moluscos, corte a cabeça fora, depois abra a barriga do animal de cima para baixo e o limpe. Depois leve ele na água salobra do próprio rio, ou alguma preparada, após tempere com sal e limão. Está pronto, pode comê-lo assim mesmo.
Mas o mais comum mesmo é servir o Turú de outra maneira.
Caldo de Turú
Ingredientes:
- 500 gramas de turu inteiro e com o próprio caldo
- ½ colher de sopa de manteiga de búfala
- 1 dente de alho picado
- ½ xícara de chá de cebola picada
- ½ xícara de chá de pimentão picado
- 2 pimentas-de-cheiro-verdes picadas
- 2 xícaras de chá de chicória fatiada em tiras bem finas
- ½ xícara de chá de coentro picado
- 1 xícara de chá de tomate picado sem pele e sem sementes
- ½ xícara de chá de suco de limão
- 750 ml de água
- Sal a gosto
- Fatias de torrada de sua preferência
Modo de preparo
- Limpe o Turú, tirando suas tripas escuras. Após, deixe-os repousando numa tigela com seu próprio liquido;
- Em uma panela, derreta a manteiga de búfala e refogue o alho, cebola, o pimentão, pimenta, chicória e o coentro;
- Pegue mais ou menos 100 gramas do Turú, pique em pedacinhos pequenos e junte ao refogado;
- Coloque o tomate, os Turús restantes, o seu líquido, o suco de limão e a água;
- Acerte o sal (a gosto) e deixe ferver por 5 minutos (não pode passar desse tempo, pois pode acontecer de ficar borrachudo;
- Sirva com as torradas ou qualquer outro acompanhamento. Outra boa dica é servi-los com farofa.
Assim como amendoim, o Turú é considerado um “viagra natural”, por possui efeitos afrodisíacos.
Eu não sei vocês, mas me deu uma vontade de comer esse bicho 😋