Com certeza você já ouviu falar sobre muitos animais em extinção. Além de todas as espécies que já se encontram nesse estado, muitas outras estão prestes a desaparecer.
Preservar os animais é extremamente importante para o bom funcionamento do planeta. Poucas pessoas quando se fala em extinção, notam que o valor de evitá-la não está simplesmente em deixar os animais vivos ou conservar a biodiversidade.
A preservação dos animais mantém o ecossistema regulado. Cada espécie em seu habitat, através de sua alimentação, coopera para que a natureza se desenvolva como deve.
Conheça agora 10 espécies que estão prestes a entrar na lista de animais extintos.
1 – Arara Vermelha
Arara vermelha está prestes a desaparecer graças a devastação das florestas e ao comércio ilegal de animais.
Esta é uma ave linda de cor predominante vermelha, monogâmica que vivi até 60 anos. Uma das suas características mais peculiares são seus gritos estridentes que parecem soar como a palavra arara.
Mesmo com seus hábitos alimentares variados, incluindo frutas, sementes e até barro, esta espécie não está conseguindo sobreviver a destruição humana.
2 – Onça Pintada
Um símbolo da fauna brasileira está prestes a entrar na lista de animais em extinção. Apenas 300 onças pintadas ainda se encontram em habitat natural.
Além da caça comumente realizada por fazendeiros, a espécie está correndo risco por ter tido o seu ambiente destruído. Apenas 7% da Mata Atlântica, bioma desses animais, se encontra em estado de conservação.
Movimentos em prol da preservação desta espécie já estão surgindo, mas ainda não se sabe qual será a estratégia ideal.
3 – Mico leão dourado
Infelizmente estes macaquinhos fofinhos são mais um dos que correm sério risco a se tornarem animais em extinção.
Famoso como símbolo da nota de 20 reais, o pequeno bichinho dourado continua prestes a desaparecer mesmo com todo o esforço das agências protetoras. As medidas tomadas até aqui foram essenciais para retardar sua extinção, mas a segurança da espécie ainda não foi garantida.
4 – Lobo Guará
Este animal de pernas longas, cor laranja-avermelhado e orelhas grandes é típico de áreas abertas como os grandes campos e o Cerrado.
O maior canídeo nativo da América do Sul habita principalmente o Brasil. Infelizmente o lobo guará encontra-se em um estado de preservação vulnerável.
Dentre as principais causas, está a invasão de seu ambiente para criação de gado e inúmeros atropelamento, já que esses animais acabam buscando por estradas por já não terem onde viver.
5 – Tamanduá Bandeira
O tamanduá-bandeira, Myrmecophaga tridactyla é bastante comum na América do sul, mas também está passando por uma fase difícil.
Sua alimentação consiste primariamente em formigas e cupins, o que lhe rendeu o nome de papa formigas em algumas regiões. É fácil ver que toda sua anatomia é feita primariamente para capturar suas presas. Com uma língua comprida e um preênsil para explorar os interiores de formigueiros e cupinzeiros, ele é um caçador nato.
Todo esse talento não tem sido suficiente para mantê-lo longe da lista de animais em extinção.
6 – Tatu Bola
Esse animalzinho é 100% brasileiro. Só é encontrado aqui. Mesmo assim, o Tolypeutes tricinctus, é a espécie menos conhecida do Brasil. Provavelmente por só ocorrer no cerrado e na caatinga.
O tatu bola tem em média mede 50 cm e pesa apenas 1,2 kg. Entre suas principais características está sua habilidade de de fechar com uma bola quando se sente ameaçado. Algo que lhe rendeu o nome.
Considerado ameaçado de extinção, o tatu bola também deu as caras na copa de 2014 como nosso mascote, Fuleco.
Além da perda de habitat, a caça humana é uma das coisas que mais prejudica a espécie.
7 – Boto cor-de-rosa
Esta coisa fofa está prestes a fazer parte do grupo de animais em extinção. É de doer o coração não é mesmo?
De acordo com pesquisas realizadas na região amazônica se tudo continuar como está a população desses animais será reduzida pela metade a cada 10 anos.
A principal causa do desaparecimento desta espécie de boto é a pesca. Os pescadores da região utilizam sua carne e seus ossos para fisgar o piracatinga, um peixe de muito valor no mercado.
8 – Ariranha
Aqui vem uma boa notícia sobre animais em extinção, a Ararinha que havia praticamente desaparecido dos rios da Amazônia tem voltado a eles.
Calma, isso não quer dizer que a espécie está salva. Este continua sendo um dos animais prestes a desaparecer, mas graças as agências de preservação, a destruição da ariranha foi contida.
O trabalho de proteção as ariranhas iniciou em 1940, quando o processo de extinção foi iniciado graças a pesca comercial muito popular no local.
9 – Coala
Do outro lado do mundo também existem espécies prestes a entrarem na lista de animais em extinção.
Este animal comum da Austrália tem perdido o seu habitat natural com o crescimento das cidades. Para piorar sua situação ainda mais, uma DST, a clamídia, tem se espalhado rapidamente nesta espécie. Nos colas esta doença é quase sempre fatal.
Comprimidos nas pequenas áreas verdes que os restaram a transmissão da doença é cada vez mais acelerada.
10 – Ursos Polares
É bem provável que por esta você já esperasse, os ursos polares estão prestes a se tornarem animais em extinção.
Com as mudanças climáticas estes animais têm sido destituídos dos únicos locais onde poderiam viver. Graças a essas grande mudanças, muitos dos ursos polares estão morrendo de fome.
A área de caça dos ursos polares chega a ser reduzida em 13% a cada ano.
Infelizmente, se não tomarmos providências, muitos desses animais simplesmente desapareceram para sempre.