Barragem da VALE se rompe em Brumadinho

Repete-se a história. O Brasil parece não aprender com os erros e quem paga é sempre o povo.
Em 2015 a barragem da Vale, em Mariana/MG, desta vez quem pagou o preço pela incompetência, ganancia e irresponsabilidade foi a cidade de Brumadinho, também em Minas Gerais.

A barragem, também da Vale, rompeu-se da manhã dessa sexta (25) em Brumadinho, na Mina Córrego do Feijão. Essa é uma Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Até o momento (Sábado 26/01) são 9 mortos e 300/350 desaparecidos, segundo os bombeiros. Mais de 189 foram resgatados com vida e 100 ficaram ilhados. O governo federal montou um gabinete de crise e o Presidente Jair Bolsonaro sobrevoará o local do desastre hoje.

Mais detalhes

Os bombeiros de Minas Gerais estão fazendo o possível nas buscas por sobreviventes no desastre da barragem de Brumadinho. Onde um mar de lama destruiu o que viu pela frente; uma barragem rompeu fazendo a outra transbordar. Ainda segundo os bombeiros, é possível encontrar pessoas vivas sob a densa lama.

A Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento), nesta sexta-feira suspendeu as atividades da Vale em Brumadinho e já ordenou a abertura de um canal para o escoamento da lama e sedimentos.

Entre os mais de 350 desaparecidos, de 100 a 150 pertencem a área administrativa, ou seja, eram funcionários da Vale; 30 ficavam região do Vale Ferteco; cerca de 35 na Pousada Nova Estância; e de 100 a 140 no Parque das Cachoeiras.

Segundo a Vale, a maioria das vítimas do rompimento da barragem são funcionários. No momento do desastre cerca de 427 empregados estavam no local, sendo que até o momento 279 foram resgatados com vida e mais de 150 estão desaparecidos.

Autoridades na região

Junto do Presidente da República, Jair Bolsonaro e a primeira Dama, Michele, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema também comparecerá no local. Outras autoridades como o ministro Defesa, Fernando Azevedo e Silva também estarão em Brumadinho.

O desastre de Brumadinho acontece 3 anos após o rompimento da barragem, também da Vale, em Mariana/MG. Em Mariana morreram 19 pessoas e milhares ficaram desabrigadas.

A Vale é uma das controladoras da Samarco; ela teve ainda nesta sexta, 1 bilhão de reais bloqueado pela justiça. A decisão foi do governo do estado de Minas Gerais, para que a empresa ajude às vítimas e na redução de danos.

Fontes: Globo (G1) e Uol.

Estamos aqui firmes, como brasileiros que somos, esperando que a justiça seja feita e que apareçam os verdadeiros culpados. Pois não aguentamos mais tanta impunidade. O Brasil está com Brumadinho!