Um bilionário resolveu usar seu dinheiro da melhore maneira possível: em prol do meio ambiente. A ideia do empreendedor norueguês Kjell Inge Røkke é bem diferente da maioria dos ricaços. O cara que aplicou um pouco da sua grana num gigantesco projeto para colaborar com a natureza. Em especial a natureza marinha. Ainda está no papel, mas logo logo sai para na prática, pois com tanto dinheiro assim não deve demorar muito.
Apesar da grande ideia do bilionário, se não fizermos nossa parte, todo esse investimento e trabalho terá sido em vão. A poluição dos mares vem crescendo a cada ano e não podemos ficar esperando que alguém limpe os oceanos por nós. Alias, nem deveria ser necessário limpar o mar, pois sujar o habitat de tantas espécies não é nem um pouco legal. Mas enquanto não nos conscientizamos, esse cara cheio da grana vai fazer um favor para nós.
O bilionário e a boa intenção
O bilionário norueguês Kjell Inge Røkke teve uma das melhores ideias ultimamente. O magnata resolveu montar o maior iate do mundo para poder limpar os oceanos. A ideia é maravilhosa e 100% válida.
Kjell irá construir um iate no valor de US$ 350 milhões (R$ 1,3 bilhão), sendo que a embarcação terá mais de 180 metros. Ele contará com uma equipe de 60 cientistas e 40 operantes, por isso a ideia é bem ambiciosa. O iate terá o nome Research Expedition Vessel, o REV (Embarcação Expedicionária de Pesquisa).
O iate poderá navegar por qualquer lugar do globo, inclusive no gelo polar. A função principal da embarcação será a limpeza dos mares; segundo o chefão do projeto, o iate recolherá, por dia, mais de 5 toneladas de lixo. O alvo principal dos pesquisadores e do navio coletor é o plástico… esse é um dos maiores vilões do meio ambiente.
Além do grande projeto de limpeza dos mares, o bilionário contará com estes 60 cientistas para poder explorar novas espécies que vivem nas profundezas. Como ele fará isso só com o iate? Bem, não é “só um iate”, a embarcação vem com alguns “adereços”. Por exemplo alguns submarinos e sondas superpotentes que poderão imergir nas profundezas dos oceanos.
As pontes laterais no navio suportarão até 20 toneladas, próprias para os submarinos, sondas e helicópteros do norueguês. Para realizar as pesquisas, não será necessário sair do iate, já que o mesmo contará com laboratórios supertecnológicos, tanto secos quanto molhados. Tudo de última geração.
Ideia sustentável
E para completar, o navio ainda será o mais ecológico do mundo. Segundo a empresa construtora do REV, o iate vai ser equipado com um mecanismo de recuperação de energia, emitindo pouquíssimo gás carbônico. Os motores contarão com um outro sistema de limpeza muito eficientes, inclusive. Coisa de rico.
O norueguês bilionário, Kjell é dono da frota marítima Aker ASA. Mas ele teve o inicio de carreira como pescador, sendo assim ele conhece muito bem os mares.