A neve é uma das coisas mais maravilhosas do mundo. Essa ocorrência meteorológica ocorre durante o inverno, quando as temperaturas estão bem baixas. Em países como Estados Unidos, Canadá, Islândia, Finlândia, Russia e outros países mais altos a neve não é novidade. Mas para nós, brasileiro, com o clima “tropical”, fica mais dificil.
Em Estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina há maior probabilidade de ver os flocos caindo, mas mesmo assim não é tão fácil. Segundo meteorologistas existem vários tipos de neve, sendo que somente alguns são como nós realmente conhecemos. Mas como será que ela é formada, e por que no Brasil é tão dificil nevar? Vamos saber disso agora mesmo!
Como se forma?
A neve é um fenômeno meteorológico que ocorre quando as nuvens com temperatura inferior a 0°C se encontram. O vapor da água condensa formando cristais de gelo. Esses cristais podem formar infinitas formas, sendo que cada floco de neve possui uma “identidade”.
Tipos
Como visto acima, nem todo floco possui uma forma, como aqueles clássico que vemos em filmes. Cada um possui uma jeito, um formato. São cristais de diversos tamanhos, pois são partículas de gelos que precipitam das nuvens.
Segundo a Sociedade Norte-Americana de Meteorologia, existem sete tipos. São eles:
- Flocos de neve: que consistem em uma forma mais tradicional. Que é aquele cristal de gelo em forma de floco, hexagonal, parecendo uma estrela;
- Grãos de neve: nesse caso as partículas são muito pequenas e opacas, parecidas com um chuvisco. São achatados e alongados, geralmente medem 1 milímetro;
- Graupel: são partículas mais pesadas, mais conhecidas como “pelotas de neve”. As pessoas confundem graupel com granizo miúdo;
- Granizo: neste caso o granizo são pedras sólidas de gelo. Para diferencias granizo de graupel, é só medir: o granizo mede de 5 mm até uma laranja;
- Chuva congelada: ela desce liquida, mas após o impacto com o solo congela e quica;
- Aguaneve: água com neve, é isso. Geralmente é uma gota de água congelada, transparente, não branca;
- Sincelo: ocorre em temperaturas entre -2°C a -8°C, quando se forma um nevoeiro. As gotas de água do nevoeiro que estão suspensas congelam quando entram em contato com a superfície.
Artificial?
Existe a neve natural, mas também existe a artificial. Sim, existe e você pode ter. Trata-se de um grande “ventilador” que sopra ventos em temperaturas muito frias. Com o congelamento do ar que sai, ele acaba soprando um spray de água que vira gelo ao entrar em contato com o ar. Virando neve instantaneamente. Interessante, não é?
Além de todas as coisas boas que a neve nos proporciona, hoje é usada pra muitas coisas. Desde sempre, aliás.
Um exemplo são os esportes que foram criados como o próprio Jogos Olímpicos de Inverno. A cada 4 anos um país gelado é escolhido para sediá-los. Em 2022 os jogos acontecerão em Pequim, na China.
Deu vontade de viajar e conhecer a neve, ou você é um felizardo que mora num lugar frio?