Como evitar qualquer tipo de gripe?

A gripe é uma doença muito comum. Grande parte dos casos são causados pelo vírus influenza e pelo rinovírus. É uma patologia altamente contagiosa e de difícil controle, já que sofre constantes mutações. Graças a essas mudanças, nossa imunidade tem dificuldades em combater o vírus e, por isso, ano a após ano muitos de nós acabam contaminados.

Diante de um quadro como este, faz-se necessário o uso das mais diversas formas de profilaxia. Segundo o Ministério da Saúde, todo ano mais de 2 mil pessoas acabam morrendo vítimas da gripe sazonal.

Você sabe de que maneira é possível prevenir o contágio por esta doença? Estamos falando de uma patologia viral, portanto, sua transmissão é bastante facilitada. Vamos entender um pouco melhor de que forma a gripe é transmitida e como podemos evitá-la.

Transmissão dos vírus da gripe

É bem provável que você já tenha ouvido falar a respeito de como a gripe é transmitida. Você muito possivelmente já deve ter sido infectado por algum desses vírus algumas vezes. O potencial de contágio desta doença tem tudo a ver com sua transmissão e com o motivo pelo qual mesmo já tendo sido contaminado, você continua correndo o risco de se infectar novamente.

A gripe pode ser transmitida através da inalação de partículas infectadas dispersas no ar, geralmente advindas de espirros ou tosses de doentes. Consequentemente, essas partículas se alojam na superfície da via respiratória de indivíduos saudáveis e acabam os contaminando.

Alguns dos principais meios de transmissão serão descritos abaixo:

  • Contato com secreções de indivíduos contaminados, como saliva, vômito e fezes
  • Tocando em objetos infectatos
  • Permanecendo em ambientes fechados na presença de pessoas doentes
  • Através de um aperto de mão, caso o indivíduo tenha a utilizado para conter um espirro por exemplo
  • Compartilhando copos e talheres

Como você pode ver, os comportamentos que propiciam a propagação desses vírus são bastante comuns entre nós. Por isso, durante a temporada da gripe tantas pessoas se contaminam.

Para complicar ainda mais essa situação, ambos os vírus causadores da doença passam por constantes modificações. Isso quer dizer que o vírus que pegou você ano passado, já se encontra diferente agora.

O que isso significa?

Geralmente, após sermos contaminados por algum agente infeccioso, criamos através de nosso sistema imune alguns anticorpos para combatê-lo. Diante disso, da próxima vez que tivermos contato com aquele mesmo microorganismo, imediatamente o combateremos através das nossas células protetoras.

Porém, no que se trata da gripe, o agente raramente será o mesmo. Consequentemente, se não formos precavidos, acabaremos contaminados ano após ano.

Mas, não se preocupe, você está prestes a descobrir o que fazer para se prevenir contra todos os tipos dessa doença.

Prevenção contra a gripe

Ao entender um pouco mais a respeito da transmissão, você com certeza já consegue imaginar algumas maneiras para se prevenir deste tipo de problema. Vamos entender isso melhor?

A ideia é utilizarmos a prevenção primária. Ou seja, o ideal é evitarmos sermos contaminados. A partir do momento que você inalou o vírus, você se torna um potencial transmissor da doença, cooperando para a disseminação viral. Por isso, vamos trabalhar para que a infecção não ocorra.

Como isso seria possível?

Evite a permanência em ambiente aglomerados

Diante do que vimos a respeito da transmissão, você consegue imaginar o potencial infeccioso de uma ambiente com muitas pessoas? Um único espirro seria suficiente para lançar partículas no ar e dar início a disseminação viral.

Lave sempre as mãos

Nós estamos constantemente tocando em algo. Maçanetas, corrimãos, entre outros vários objetos que estão por todo lado e que, sem dúvidas, podem estar contaminado. Por isso, lave sempre as mãos e evite levá-las a boca.

Consuma vitamina C

Ter uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do corpo. A vitamina C é uma grande fortalecedora do sistema imune. Sendo assim, invista em alimentos ricos nesses nutrientes, especialmente nos períodos frios do ano.

Fique atento aos alimentos ricos em zinco

O zinco é mais um nutriente que pode te ajudar a se proteger contra a gripe. Este mineral atua não apenas na formação das nossa células protetoras, como também participam de sua atividade, fortalecendo desta forma o sistema imunológico.

Beba muita água

Como sabemos, a água é importantíssima para o organismo humano. Além de todos os seus populares benefícios, elas hidratam as mucosas. Uma boa hidratação pode prevenir infecções.

Respire sempre pelo nariz

Acredite, muitas pessoas respiram frequentemente pela boca. Entretanto, a cavidade oral, diferente da nasal, não é capaz de umidificar, aquecer e nem filtrar o ar, o que torna esses indivíduos mais propícios à infecções.

Tome a vacina antigripal

A última dica é optar pela vacina. Geralmente os grupos prioritários são as crianças e os idosos, mas você pode facilmente tomá-la em uma farmácia. A vacina deve ser tomada anualmente e tem um forte potencial na prevenção contra a gripe.

Pronto, agora você está preparado para se proteger contra esses vírus. Se todos realizássemos a prevenção primária, é bem possível que a transmissão da doença ficasse enfraquecida e que, portanto, o número de casos decaísse. Que tal fazermos diferente esse ano?