Como funciona o processo de fabricação de um avião?

Você já parou para pensar em como funciona o processo de fabricação de um avião? Os aviões são o segundo meio de transporte mais seguro do mundo. Se pensarmos bem, não deve ser tão fácil fazer algo daquele tamanho voar, muito menos de uma maneira segura.

Sendo assim, que tal conhecermos melhor esse processo?

Falaremos sobre cada etapa da fabricação, desde a seleção de matérias primas e acabamento, a finalização, testes e entrega.

Chegou a hora de você conhecer o curioso processo de produção de aeronaves!  

Primeira Etapa

A primeira etapa da produção são as matérias primas. Os materiais utilizados na fabricação de aviões são todos escolhidas com bastante cautela, devendo conter propriedades mecânicas de desempenho adequado.

Dentre as matérias primas utilizadas estão as ligas de alumínio, o titânio e o aço inoxidável.

Com a matéria prima em estoque, é hora de dar início ao revestimento da fuselagem. Para isso, são usadas diversas chapas de alumínio, que aos poucos vão formando o molde do avião.

Neste processo diversos ajustes são necessários. As chapas vão sendo conformadas e redimensionadas para se adaptarem ao projeto, são feitos os cortes dos painéis e das janelas, aos poucos o esqueleto do avião vai aparecendo.

Com as chapas muito bem preparadas, chega a hora de realizar a montagem.

Montagem

Imagine um lego. É mais ou menos isso a fase em que estamos. Os aviões são formados por diversas peças pequenas e é na fase de montagem que elas começam a se ajuntar.

As peças são separadas em diversos galpões, cada um deles é responsável por um tipo de aeronave, pois cada uma delas requer o próprio manejo, diversificando no processo de fabricação.

Voltemos às nossas chapas de alumínio. Os painéis já modulados e cortados são revestidos por um filme anti corrosão e separados conforme o destino final.

Sendo assim, é chegado o momento de montar as peças. Os painéis são unidos as cavernas e reforçados com rebitagem. Após isso, se inicia o processo de selagem.

Esta é uma etapa importantíssima da fabricação, pois é a selagem a responsável por manter a pressurização da cabine do avião, o que é essencial para que esses se tornem funcionais.  Através da pressurização, o ambiente interno do avião é mantido em uma pressão segura a vida mesmo quando a pressão atmosférica do lado de fora é baixa.

O processo de selagem deve ser feito com muita cautela, evitando qualquer tipo de vazamentos.

Depois que todos os segmentos da fuselagem foram anexados, chega o momento das instalações internas. Nesta etapa, são instalados os cabos, dutos e tubos, válvulas e demais equipamentos.

Com o molde do avião completamente integrado e as instalações internas realizadas, entramos no processo de finalização.

Finalização e Acabamento

Durante a finalização, as asas, os motores, estabilizadores, os sistemas aviônico, hidráulico, de combustível e de comandos de voo são inseridos.

Ainda nessa etapa do processo de fabricação, também são anexados os acessórios internos da aeronave como assentos, copa e banheiros.

Por fim, é instalado o propulsor e os dispositivos aerodinâmicos na ponta das asas. A partir de então o avião passa para o acabamento.

Chegada a hora da pintura, a aeronave é colocada em um ambiente de pressão e temperatura controlada. A tintura é realizada com material especial, resistente aos raios UVA seguindo os padrões exigidos pelo cliente.

Testes e Entrega  

Com o processo de fabricação concluído, inicia-se a fase de testes. A primeira fase desse processo são os ensaios solo. Após isso, vem a parte realmente emocionante.

Os aviões sobrevoam áreas exclusivas para testes, realizando todo tipo de avaliação.

Essas viagens são acompanhadas por um piloto, um copiloto e um engenheiro de voo, que devem garantir que a aeronave esteja em ótimas condições, prontas para serem entregues.

O trajeto é bastante diversificado. Um dos procedimentos consiste em reduzir a velocidade e deixar o avião cair por diversos metros na posição horizontal. E não é só isso. Os testes incluem o desligamento dos motores em meio ao voo para que seja verificada a estabilidade e o poder de recuperação do avião.

Finalizada a parte mais emocionante dos testes, é hora de chegar o compartimento de bagagem, os banheiros, os espaços destinados aos comissários, além de todas as demais áreas da aeronave.

Aprovado nos testes e com a documentação adequada em mãos, o avião está pronto para ser entregue ao cliente.