Como saber se você é intolerante ao glúten

A intolerância ao glúten é um problema crônico caracterizado pela dificuldade ou mesmo incapacidade da digestão desta proteína popularmente encontrada no trigo e na cevada.

Não há ainda cura para a doença, o tratamento constitui-se basicamente da dieta. Indivíduos que sofrem com este distúrbio precisam desenvolver um cardápio seletivo, evitando qualquer alimento que apresente o nutriente.

Ter o diagnóstico da doença é imprescindível, afinal, os seus sintomas são bastante incômodos e o quadro pode se agravar na ausência do tratamento correto.

Mas não se preocupe, aqui você obterá algumas dicas sobre como saber se você é intolerante ao glúten.

Você tem sofrido com problemas de digestão

Se você geralmente se sente mal depois das refeições deve começar a ficar atento. O fato do seu corpo não ser capaz de digerir o glúten faz com que ele acabe desenvolvendo alguns problemas digestivos.

Alguns dos sinais que podem se manifestar envolvem a constante formação de gases e o frequente aparecimento de inchaço na região abdominal. Além disso, algumas pessoas apresentam diarréia ou constipação.

Fique atento a quando esses sintomas aparecem. No caso dos intolerantes à glúten eles serão mais frequentes ou mesmo acentuados após refeições ricas nessa proteína.  

Você tem sentido mal-estar abdominal

Graças aos problemas de digestão descritos anteriormente, indivíduos que sofrem com dificuldades para digerir o glúten enquanto não tratados sofrem com um constante mal-estar abdominal.

Além dos sintomas já citados como gases, inchaço, diarreia ou constipação, as náuseas são bastante comuns.

Você tem tido dores de cabeça após as refeições

Mais um sinal que pode indicar intolerância ao glúten é o aparecimento regular de dores de cabeça em um período de 30 a 60 minutos após às refeições.

Enquanto se alimentam desta proteína, indivíduos intolerantes começam a desenvolver diversos quadros inflamatórios. Esses quadros podem acabar afetando o sistema nervoso e provocando uma consequente dor de cabeça.

Os níveis de algia podem variar de leves a fortes, sendo que alguns pacientes relatam sofrer com enxaquecas.

O aparecimento de alterações na pele

A reação costuma afetar a pele. Geralmente, pessoas que possuem problemas para digerir o glúten acabam apresentando um ressecamento na pele, isso, graças às inúmeras inflamações provocadas.

Como consequência surgem as coceiras, irritações, eczemas e erupções cutâneas.

Deve-se ficar atento para que esses sintomas não se confundam com as complicações de doenças como a psoríase e o lúpus. Cortar a ingestão de glúten é uma boa maneira para se fazer essa diferenciação.

Você tem se sentido fatigado sem motivos

Este é um sintoma menos conhecido, já que a fadiga não é reconhecida como um problema direto da doença. Entretanto, sabe-se que pessoas que sofrem com a intolerância ao glúten são prejudicadas em seu desempenho diário.

Há um forte gasto energético intestinal na tentativa de combater as inúmeras inflamações provocadas em busca de digerir a proteína. Além disso, as alterações na digestão provocam má absorção de nutrientes. Por isso, interferem na performance do nosso organismo de maneira geral.

Surgimento de alterações no humor

Diante de tudo o que vimos até aqui, é compreensível que um indivíduo que sofre com a intolerância ao glúten apresente alterações no humor.

Mas há uma característica a respeito disso que deve ser destacada. Esses sinais se manifestam especialmente após as refeições. Os sintomas expressos são de irritabilidade, ansiedade e tristeza.

Você possui intolerância à lactose

É muito comum que as duas doenças apareçam juntas. Portanto, se você tem um diagnóstico de intolerância à lactose, possui também mais chances de desenvolver o mesmo problema em relação ao glúten.

Exames

É claro que o diagnóstico de algo tão sério como este não se dá simplesmente a partir da avaliação dos sintomas. Além de avaliar todos os fatores descritos ao longo deste artigo, o médico possivelmente irá requerer alguns exames.

Dentre eles o principal seria o exame de sangue. Porém, podem ser realizados também testes genéticos e a biópsia do intestino.

O médico especialista é a pessoa mais indicada para realizar o diagnóstico e direcionar o tratamento. Diante disso, se você tem apresentado alguns desses sintomas, especialmente se os tem manifestado de forma conjunta, deve certamente agendar uma consulta.

Todos os problemas descritos aqui podem ser minimizados através do tratamento correto. Não negligencia sua saúde, nem mesmo seu bem-estar. A intolerância ao glúten não tem cura, mas sua terapêutica possui eficácia comprovada.
Dentre as possíveis complicações tem-se a fibromialgia, a infertilidade, a anemia ferropriva e a osteoporose. Além dos demais problemas causadas pela falta de nutrientes.