Você alguma vez já deve ter se perguntado como é possível que um avião voe. As aeronaves são pesadas, algumas delas chegam a carregar mais de 200 passageiros, como é possível que ela se mantenha no ar?
E não é só isso, além de voarem, os aviões são capazes de mudar de trajetória e pousar em segurança. Apesar de ser algo bastante comum para nós hoje, se pensarmos bem, parece ser uma tecnologia inexplicável.
Que tal entendermos melhor como ela funciona? Quais são as barreiras que as aeronaves ultrapassam para voar e como elas fazem isso? Vamos entender melhor como um avião torna-se capaz de vencer a força da gravidade.
Os princípios físicos aplicados ao voo

Para que um avião saia do chão é preciso que algumas forças anulem ou pelo menos vençam o seu peso. São 4 fatores básicos envolvidos nesse processo.
Vamos entender melhor cada um deles e matar nossa curiosidade. Não se preocupe, não entraremos a fundo em teorias físicas nem em cálculos absurdos, vamos direto à prática, que é o que nos interessa aqui.
Força de Sustentação

A primeira força da qual falaremos é a sustentação, uma força diretamente relacionada ao peso. Neste caso estamos falando de um vetor que é oposto a gravidade. Para entendermos isso melhor precisaremos falar sobre as asas do avião.
As asas são todas muito bem construídas e apesar de não baterem como as de um pássaro, elas são sim responsáveis pelo voo.
A porção superior e inferior dos aerófilos possuem comprimentos diferentes, tal fato contribui para que, com a passagem do ar, haja um consequente aumento da pressão dinâmica naquela região. Por causa disso, ocorre a formação de uma força.
Qual força seria esta?
A Força de Sustentação, aquela que atua no sentido oposto ao da gravidade. Graças a esta força a asa avião é puxada para cima.
Força de Arrasto

O arrasto tem relação com a capacidade de resistência do ar. Essa força depende do formato e da rugosidade do corpo em movimento. No caso do avião também deve ser levada em consideração a força formada pelas diferenças entre a porção superior e inferior das asas.
Por causa desta força é que o avião deve possuir uma superfície lisa e arredondada, evitando superfícies perpendiculares que possam dificultar o seu deslocamento.
Força de Tração

É através da força de tração que a aeronave é impulsionada para frente. Geralmente isso se dá a partir de motores turbo-jato ou turbo-fan.
A ideia básica é bem similar ao funcionamento dos automóveis. Um motor de quatro tempos que produz energia a partir do combustível para movimento de uma hélice, sendo esta a responsável pela locomoção.
Força da Gravidade

Quando se fala na interferência da força da gravidade durante o voo de um avião, refere-se ao seu peso. É impossível controlar esta força, por isso, o melhor jeito é buscar formas de vencê-la.
O peso do avião é extremamente importante quando se fala em decolagem e pouso. Aeronaves mais pesadas precisam de pistas maiores para realizar ambos os procedimentos, por isso aviões grandes não podem utilizar determinados aeroportos.
Como chegamos até aqui

Apesar de hoje em dia viajar de avião ser algo tão comum e de muitos de nós nem paramos para pensar como algo tão grande e pesado é capaz de voar, a ciência por trás do voo é interessantíssima. Não pense que chegamos até o que você acabou de aprender de um dia para o outro.
Mesmo o primeiro avião a sair do chão, o projeto do brasileiro Santos Dumont, foi um passeio de apenas 220 metros. Nada se comparado a travessia de oceanos que estamos acostumados a fazer atualmente.
Antes disso, apesar de todas as engenhosidades que chegaram a ser desenvolvidas, nenhum cientista jamais tinha conseguido fazer com que algo tão pesado voasse.
Porém, como você pode imaginar de lá para cá muito se avançou em pesquisas e tecnologias. Hoje em dia temos peças mais leves, motores mais desenvolvidos e conhecimentos mais apurados. De forma nenhuma podemos desprezar aqueles passos iniciais, mas já estamos mais adiante do que naquela época se poderia imaginar.
Voar de avião é seguro

Você tem medo de andar de avião? Muitas pessoas se sentem mal só de imaginarem em uma aeronave, quanto mais se ela estiver nas alturas. Este é um temor normal, já que não somos naturalmente adaptados a voar. Mas existe algo que você precisa saber.
O avião é o meio de transporte mais rápido do mundo e o segundo mais seguro, perdendo apenas para o elevador. A chance de você morrer em um acidente aéreo é aproximadamente uma em 8 milhões.
Ou seja, só mesmo se for o seu destino. Por que passar na frente de 8 milhões não é para qualquer um. Tem mais chances de você ser vítima fatal de um tubarão em um mergulho no mar.