Como um streamer ganha dinheiro?

Um streamer que decide dedicar-se aos games deve saber que não é um mercado fácil, tanto pela concorrência quanto pela remuneração oferecida inicialmente. Além disso, crescer dentro de qualquer plataforma não é fácil, requer tempo e muita criatividade.

Se você pretende entrar para esse ramo, prepare-se pois o que mais tem são pessoas consolidadas e que você terá que disputar view a view. O Mundo Inverso resolveu dar uma fuçada no mundo das lives, que é moda no mundo todo, para trazer algumas informações úteis. Se liga!

Quer ser um streamer?

Primeiramente, se você caiu de paraquedas aqui, deve saber o que significa e como um “streamer” trabalha.

O termo “stream” é inglês e significa “rio, córrego”, onde as transmissões “fluirão” naturalmente e de forma suave ou rápida, como os usuários gostariam.

Streaming é a função usada através da internet, que possibilita que conteúdos sejam transmitidos sem comprometer a conexão com a internet ou sem ter que esperar fazer o download de qualquer conteúdo.

O que acontece, em resumo, é que o usuário poderá usar aplicativos e fazer downloads desses conteúdos (se quiser) acessando tudo muito mais rápido.

Netflix e Spotify são exemplos de serviços de stream que fazem sucesso no mundo todo. Pode ser usado para assistir vídeos e/ou ouvir músicas instantaneamente.

Live Streaming

Já a live streaming é o que os gamers/streamers fazem. Eles abrem uma sessão online e o telespectador pode assistir enquanto tudo acontece ao vivo. Por isso, quem foca em lives, deve saber que, se quiser viver disso, deverá dedicar-se muito no projeto. As pessoas querem conteúdos longos, como na televisão, onde possam se entreter durante horas.

Então imagine que deverá ficar bastante tempo na frente do computador, 8 horas por dia, mais ou menos.

Antigamente o sonho de muitos era se tornar médico, advogado ou uma dessas profissões que estamos carecas de saber que dá sim muita grana. Mas fazer streaming de games é algo que vêm crescendo muito e mudado a opinião de muitos jovens. Até mesmo adultos entram na onda dos games.

Começar a fazer lives de jogos é muito fácil, basta fazer um cadastro e começar e jogar algo. Porém, alguns passos devem ser seguidos para que possa alçar grandes voos no mundo dos jogos online. Veja a seguir alguns.

Escolha uma plataforma

Antes de mais nada, o futuro streamer precisa saber que existem diversas plataformas como. Twitch, CubeTv, NimoTv, Streamcraft, HitBox, Afreeca são algumas.

A mais popular é a Twitch, onde grandes gamers e amadores entusiastas estão. Lá, eles ficam horas fazendo lives, seja de jogos ou de qualquer coisa aleatória. Pesquise sobre valores antes de entrar numa plataforma, tentar saber ao máximo sobre como funciona a monetização para streamers.

As plataformas oferecerão um valor x para o streamer, baseado no tanto de visualizações que ele terá por hora. Por exemplo, a cada 1 hora se o streamer manter os 100 views ele ganhará 100 dólares. Contudo, o dinheiro ainda será fracionado em o seu agenciador.

Exatamente, as plataformas só pagarão o streamer se ele conseguir o contato de um agenciador. Os agenciadores são responsáveis por recrutar jogadores para trabalharem para a plataforma. Eles oferecerão um salário baseado nas visualizações e ficaram com uma porcentagem desse valor.

Probleminhas

Quem já entra com um contrato através de agenciadores enfrenta o problema do teto salarial. Diferentemente do Youtube, onde ele paga independente do valor, as plataformas de live stream definem um teto que será pago.

É o que acontece na maioria das vezes, as exceções são os casos de streamers famosos que conseguiram grandes contratos. Como o Sheviii2k na Cubetv ou Yoda e o Alanzoka, ambos na Twitch.

Esses caras atraem muito público para a plataforma, fazendo com que elas dependam mais deles e seus conteúdos.

Pois é, entrar de forma independente numa plataforma de live stream é o modo mais comum e fácil, em contrapartida suas lives não serão monetizadas. A partir do momento que o streamer começar a fazer sucesso e aparecer, a plataforma o procurará e oferecerá um contrato.

Escolha um jogo

Se for fazer streaming de games, o que está mais em alta hoje em dia, também é bom que faça uma pesquisa minuciosa sobre os jogos que estão na moda. Atualmente Fotnite, Pubg, League of Legends e Apex Legends têm rendido muitos views para os produtores de conteúdo nas plataformas.

O problema de escolher jogos que estão em alta, é que os streamers que a galera acompanha já estão dominando o “mercado de views”.

Como ganhar dinheiro?

Views

Como já disse acima, o trabalho será baseado nas visualizações das lives. Em cima disso, a plataforma irá definir um valor máximo que o streamer irá receber.

Donates

Além da monetização sobre views, as plataformas possuem um esquema de donates (doações) onde os espectadores podem doar qualquer quantia para o seu gamer favorito. Entre os donates de grana, existem doações de adesivos que a pessoa compra o pacote e doa ao streamer. Vai depender de cada plataforma.

Patrocinadores

Outro modo que os streamers ganham, esse o que mais paga, são com publicidades. Entre uma live e outra e no seu decorrer, o gamer faz o merchandising de algum produto, anunciando a empresa patrocinadora.

Em resumo, independente do que for jogar, tente ser original, afinal os caras mais famosos das lives também começaram do zero. Não deixe de pesquisar e tentar entrar com contato, nem que seja via e-mail, inbox do instagram ou Facebook, com as plataformas.

Tente, também, achar contatos de agenciadores, eles sabem o melhor caminho e conhecem bem o meio gamer. Existem grupos em redes sociais, basta pesquisar.

Se não receber o suporte de nenhum dos dois (agenciadores e a plataforma em si) o que é muito comum, basta começar. Uma hora suas lives chamaram a atenção deles e lhe oferecerão algo por seu trabalho.

O segredo é não desistir e entrar ciente de que é um mercado que está abarrotado, contudo, faltam conteúdos de qualidade. Entre e dê o seu melhor, será impossível dar errado.

Boa sorte e nos vemos por aí, nas streams gamers da vida.

Algumas coisas bizarras aconteceram durantes as lives dos streamers. Veja aqui o que ocorreu.