Conheça a história do garoto que brinca com onças-pintadas

A onça-pintada é o maior felino das Américas e impõe muito respeito aos que cruzam seu caminho. Você com certeza deve ter visto a foto que viralizou no Brasil inteiro, e já te falo logo que não é fake. Esse garoto “brinca” com as onças realmente.

Na verdade, seus pais são fundadores de uma reserva que cuida de onças-pintadas e ele cresceu no meio delas. Os felinos são parte da vida do garoto, que cuida dos bichanos desde sua infância. Acompanhe essa história incrível e entenda o que se passa por trás da fotografia que girou o país.

 

Como tudo começou

Tiago nasceu em meio a natureza por assim dizer; filho de dois biólogos e já com o Instituto Onça-Pintada (IOP) funcionando, o garoto ajudava o casal a cuidar dos felinos quando criança. Tiago não esperou crescer para se aproximar dos “gatinhos”, ele dava mamadeira, pegava no colo e dava todo o carinho que os animais mereciam. Já da pra imaginar porque os bichinhos cresceram apegados, né?!

Tiago cresceu cuidando de três onças, mas sempre ouvindo os ensinamentos dos pais, que diziam para ele ter medo e respeitá-los. Pois o medo e o respeito são formas inteligentes de impor limites na relação com os felinos.

A foto

O pai de Tiago, Leandro, um biólogo apaixonado de 49 anos, publicou a foto no Facebook e já ultrapassa as 50 mil reações e mais de 3 mil compartilhamentos. Isso sem contar outras páginas por aí.

A foto mostra o menino numa lagoa com duas onças-pintadas e um dog. Ele está acariciando uma enquanto a outra está com uma pata no seu ombro.
Para Tiago a repercussão surpreende, porque para ele é normal essa convivência com as onças-pintadas, sendo comum no seu cotidiano. Diz ainda que muitas pessoas chegaram a ele dizendo que a foto era montagem.

A mãe do garoto também é bióloga, Anah Tereza, 49 anos, junto do marido, coordena o Instituto Onça-Pintada, que ajuda na preservação do felino.
Anah diz que o garoto se da muito bem com os animais desde que era bem pequenino, e que não vê problemas nisso, desde que ele saiba dos limites.

Criação do Instituto

O amor de Leandro pelos felinos o levou a criação do Instituto Onça-Pintada, em 2002. O biólogo assistiu a um documentário, quando definiu que queria um lugar onde pudesse cuidar da espécie e ajudar a preservá-la.
Hoje o instituto ocupa grande parte de uma propriedade rural e cuida não só da onça-pintada, como também veados, macacos, lobos-guará e segundo Leandro todos vivem em harmonia.

O lugar fica em Mineiros, interior de Goiás, e não é aberto ao público, mas só de saber que os animais estão sendo bem cuidados já nos conforta, não?!

O Brasil detêm quase 50% das onças que habitam na América do sul e o animal está ameaçado de extinção principalmente por produtores rurais, que abatem o animal ao vê-lo nas propriedades. Anah disse que faz parte do trabalho conscientizar o homem do campo na preservação da espécie.

Miau!

Mas fala aí, teria coragem de tirar uma selfie com essas onças-pintadas?