Você sabe o que é uma lampreia? Lampreias são peixes muito curiosos que, apesar de sua aparência super esquisita são muito consumidos mundo afora.
Sendo um animal tão peculiar, não poderíamos deixar de falar sobre ele por aqui. Agora você está prestes a conhecer tudo sobre estes peixes estranhos e curiosos. E se gostar do que irá descobrir, quem sabe não decida também experimentar uma lampreia.
Espere até a ver a primeira imagem para entender do que estamos falando, não é brincadeira, esse animal existe e muita gente se alimenta dele.
Conhecendo as Lampreias
Lampreia é o nome popular dado a um grupo de peixe em formato de enguias. Sua característica mais marcante é a ausência de mandíbulas, o que coloca esses animais no grupo de agnatas.
No lugar onde deveria estar a mandíbula, esses pequenos possuem uma abertura com um diâmetro similar ao do corpo. A boca é contornada por um espécie de cartilagem e em seu interior uma língua-raspadora feita da mesma substância.
Para completar a esquisitice ela possui em sua cabeça um olho pineal translúcido e é o único animal vertebral vivo que possui apenas uma narina.
Você conseguiria imaginar uma criatura dessas se ainda não tivesse visto a imagem? As lampreias são animais bastante diferentes daqueles que estamos acostumados.
Mesmo com sua popularidade mundial, geralmente ignoramos o fato de serem seres tão peculiares.
Alimentação
Enquanto larvas, o corpo das lampreias não estão totalmente desenvolvidos, por isso iniciam a vida se alimentando de partículas orgânicas que são capturadas através de um muco produzido em sua faringe.
Alguns animais deste tipo tornam-se parasitas. Neste caso esses peixes criam fendas através de suas línguas-raspadoras e passam a sugar o sangue de seu hospedeiro. Algumas espécimes passam tanto tempo vivendo desta maneira que acabam sofrendo atrofia de seu sistema digestivo, passando a exercer apenas funções reprodutivas.
Esses peixes podem receber nutrição também através da ingestão de larvas de outros animais e ao se alimentarem de invertebrados.
Onde as Lampreias vivem?
As lampreias são bastante populares em águas temperadas tanto no hemisfério norte quanto no sul. Não é incomum que você as encontre descansando agarradas em pedras, sua ventosa bucal é um ótimo recurso para se segurar na vegetação aquática.
Mas a vida desses animais não se resume a águas salgadas.
Esses peixes são migradores anádromos, ou seja, sobem o rio para se reproduzir em água doce.
Geralmente durante a primavera esses animais iniciam a sua jornada rio acima. Alcançado o local desejado, depositam seus ovos em buracos em rochas. As lampreias podem chegar a colocar até 200 mil ovos de uma única vez.
Sim, você leu certo. São centenas de milhares de larvas em uma única desova.
Duas semanas depois os ovos estão prontos e as larvas aparecem, inicialmente são cegas e não possuem dentes.
A vida dos filhotes no rio pode durar de 2 a 6 anos. Ao atingirem a fase adulta migram para os oceanos.
O consumo de lampreias por humanos
Desde a época dos romanos se ouve falar em pessoas utilizando esses peixes como uma forma de alimento. Hoje em dia no sul da Europa, principalmente na Espanha, França e em Portugal elas são pratos bastante populares em restaurantes sofisticados.
Na maioria das vezes é servida em forma de guisado acompanhado de arroz, mas também podem ser apresentados os pratos com lamprias assadas.
Há quem pague caro por uma dessas iguarias! E você, encararia um animal tão inusitado?
Elas são tão populares que existe até um festival realizado só para receitas que tenham como elemento principal esses peixes. O Festival Gastronômico Sabores de Lampréia ocorre em Valença e reúne os principais pratos já desenvolvidos.
Ficou curioso pelo sabor ou intrigado com o fato de alguém comer uma espécie dessas? Dizem os europeus que é algo a ser experimentado, tem quem diga que é mais saboroso que o famoso bacalhau.
A queda da população de lampreias mundial
Você deve pensar logo de cara que o desaparecimento de lampreias têm a ver com o consumo humano. Em parte isso está correto. Porém, como vimos, as lampreias se reproduzem rapidamente e, por causa disso, ao longo de todos esses anos que esses peixes servem como alimento para o homem, sua população conseguiu se manter praticamente intacta.
Isso mudou com a poluição dos rios. Com as águas impuras esses animais não têm conseguido se reproduzir corretamente, muitos deles morrem durante a migração. Mesmo os ovos já depositados costumam não sobreviver.
Se não cuidarmos das água dos rios, é provável que em breve esses seres que já possuem mais de 280 milhões de história, enfim desapareçam para sempre.