Conheça o Dragão Azul, um animal bonito mas perigoso

É como dizem: quanto mais colorido o animal, mais perigo ele é. Esse é exatamente o caso do dragão azul; animal encontrado naquele país onde só aparecem esses tipos de animais diferentes, sabe que estou falando da Austrália, né?

O pequeno molusco de 4 centímetros é muito bonito e raro, mas quando encontrado é melhor manter distância. O bicho possui um mecanismo de defesa bem eficiente e doloroso. Para os humanos a dor é grande, já para os animais menores o veneno é mortal. Apesar do seu tamanho, o dragão azul se alimenta de animais bem maiores que ele. Então olha só, se liga nesse artigo do Mundo Inverso, fique por dentro, pois você vai querer saber o que fazer caso encontre este animal. Bora lá!

O dragão azul

Diferente de qualquer outra lesma que vemos por aí, esse animal foi encontrado nas prais de Queensland, na Austrália. E sim, esse bicho é uma lesma-do-mar, conhecida cientificamente como Glaucus atlanticus.

Eles pertencem ao grupo dos moluscos nudibrânquios, como sendo os únicos conhecidos do gênero Glaucus. Geralmente esses cara aí medem entre 3 a 4 centímetros, mas em casos extraordinários alcançam os 6 centímetros. Sua forte coloração azul-metálica com prateado na dorsal o faz ser inconfundível. As patas do bicho chamam a atenção pois são como uma árvore, começam a ramificar e distribuir como galhos.

E o mais incrível disso tudo é que nem essa coloração nem as formas do corpo no animal são por acaso, a natureza tem uma explicação para tudo. A forte cor azul não é só por beleza, ela ajuda o dragão azul a se camuflar na água, principalmente quando vai à superfície.

A cor azul o camufla dos predadores aéreos e para os famintos que vem do fundo, a cor do abdômen também se altera, confundindo todo mundo que chega perto. Ele ainda fica de cabeça para baixo a vida toda, quando está boiando, claro. Isso facilita para ele ver as presas.

Lindo, minusculo e impõe respeito

Apesar de ter sido encontrado na Austrália, os biólogos dizem que esse animal vivem em águas tropicais e pode ser achado com certeza facilidade no leste e no sul da costa da África do Sul e no Havaí. Algumas partes da Europa com águas mais temperadas também não escapam do dragão azul.

Como esse belo animal está em vários lugares, é bom ficar atendo a algumas coisas sobre ele. A principal de todas é que ele não é indefeso. O dragão azul possui uma espécie de reservatório com sacos de gás, o que faz ele prender sua vítimas nas ventosas das suas patas.

Esse mesmo gás é usado para envenenar as suas presas. Depois de aplicar o veneno em algum animal, o dragão azul espera ele fazer efeito e começa a comer a vítima ainda viva. Este animal possui fortes mandíbulas, podendo arrancar grandes pedaços. Além disso, se o dragão não encontrar nenhuma presa, ele começa a comer membros da mesma espécie… isso mesmo, canibalismo.

Para nós, humanos, é sempre bom estarmos atentos, pois apesar do veneno dele não ser mortal, ele pode causar queimaduras de terceiro gral. O que é bem dolorido, por sinal.

Outra curiosidade desse fantástico bicho, é que ele é uma espécie hermafrodita, apresentando tando órgãos sexuais masculinos como os femininos.

E você, conhece algum outro animal pequeno e perigoso também? O Pinscher não vale.