Infelizmente ao longo de toda a história da humanidade muitos desastres naturais aconteceram. Provavelmente muitos ainda virão, e podem se tornar cada vez piores devido às mudanças climáticas desencadeadas pela destruição da natureza pelo homem.
Aqui você irá relembrar algumas das catástrofes mais marcantes dos últimos séculos. É bem provável que você se lembre da comoção mundial desencadeada por boa parte delas.
1 – Tsunami no Oceano Índico

Em 26 de dezembro de 2004 na região da Indonésia um terremoto ocorre e uma série de tsunamis são desencadeados no Oceano Índico. Você provavelmente deve lembrar o que se sucedeu a partir daí.
O terceiro maior tsunami já registrado levou destruição a regiões de 6 países. Dentre eles a Indonésia, a Tailândia, a Índia, a Malásia, O Bangladesh, as Ilhas Maldivas e a região de Sri Lanka.
A situação foi tão grave que 1,5 milhão de pessoas ficaram desalojadas e quase 200 mil perderam a vida.
2 – Erupção do Lago Nyos

Este é um dos lagos mais diferentes do planeta e é também o local onde ocorreu um dos maiores desastres naturais da história.
Foi em agosto de 1985 quando um fenômeno um tanto quanto raro aconteceu em um lago africano, mais precisamente em Camarões. Graças a uma Erupção Sísmica as águas contaminadas do lago foram jogadas para os ares.
Até hoje não se sabe o que causou o incidente. Durante algum tempo as concentrações de oxigênio das regiões próximas chegaram a zero e tudo o que tinha vida na região morreu, incluindo 2 mil pessoas e 3 mil cabeças de gado.
3 – Erupção do Tambora

Apesar de ser um evento bastante antigo, ocorrido no século XIX, a Erupção do Tambora permanece um dos desastres naturais que mais marcaram o mundo.
O Monte Tambora entrou em atividade e liberou sua larva quente. Acabou batendo o recorde mundial e tornando-se a maior erupção já registrada na Terra, foram 180 quilômetros cúbicos.
Os efeitos foram drásticos que afetaram todo o mundo. Uma das consequências mais impactantes foi a ausência do verão no hemisfério norte naquele ano.
4 – Sismo no Chile

Desse você deve se lembrar. Em 2010 um tremor com 8,8 de magnitude ocorreu na região do chile. O impacto do evento passou pela Argentina, chegou ao Peru e pôde ser sentido em algumas regiões do Estado de São Paulo.
Acredita-se que o sismo tenha sido tão forte que foi capaz de reduzir a duração do dia cerca de 1,26 segundos.
A ameaça de tsunamis atravessou o mundo e acabou deixando meio milhão de pessoas desabrigadas no Japão.
5 – Terremoto no Haiti

Ano dos desastres naturais? O terremoto no Haiti também ocorreu em 2010. O mundo inteiro se comoveu e se prontificou a oferecer ajuda humanitária às regiões afetadas.
A sede das Nações Unidas foi um dos imóveis destruídos e vários funcionários acabaram desaparecidos. Além deste, outros danos estruturais graves foram provocados. Dentre eles, o Palácio Presidencial e o Parlamento foram destruídos, a principal prisão do país veio ao chão e todos os hospitais do país foram gravemente danificados.
6 – Tsunami no Japão

Depois de tudo que aconteceu no mundo em 2010 os desastres naturais não deram folga. Em 2011 ocorre o tsunami de Sendai no Japão.
O tsunami foi tão grande que colocou 21 países em estado de alerta. Muitos deles foram realmente afetados pelas ondas que chegavam a medir 10 metros de altura.
Os danos no Japão foram além da destruição causada pela água que percorreu 10 quilômetros em terra. Surgiram incêndios, houve uma explosão em uma usina, ocorreu o rompimento de uma barragem, além de tudo isso, vários reatores nucleares foram danificados.
7 – Ciclone Bhola

Você provavelmente não viveu este tempo, mas já deve ter ouvido falar sobre o Ciclone Bhola de 1970.
O ciclone atingiu regiões do atual Bangladesh e da Índia e foi um dos maiores desastres naturais da modernidade.
A metade da população da cidade de Thane veio a óbito. Somando todas as mortes causadas tem-se quase 500 mil pessoas.
8 – Vulcão do Nevado Del Ruiz

Em uma noite comum do ano de 1985, para desagradável surpresa de todos o Vulcão do Nevado Del Ruiz na Colômbia entrou em erupção. Ao amanhecer do dia a cidade de Armero já estava completamente coberta por 10 metros de lama.
A larva quente derreteu o gelo da montanha se juntou a alguns rios e riachos da região. A avalanche formada chegou a 90 milhões de metros cúbicos.
9 – Furacão Katrina

Os ventos ultrapassaram 280 quilômetros por hora e quase 2 mil mortes foram registradas. Graças aos danos estruturais e a paralisação das indústrias de petróleo e gás americanas o prejuízo econômico foi de dois bilhões de dólares.
A ajuda chegou e veio de mais de 70 países diferentes. Quer prova melhor que este foi um dos desastres naturais que marcaram o mundo?