Dragões realmente existiram? Mito ou verdade

Você certamente já ouviu falar sobre os dragões. Os dragões são seres enormes que se assemelham com répteis, eles aparentam lagartos ou cobras gigantescas e assustadoras. Além disso, possuem poderes sobrenaturais, como por exemplo a capacidade de lançar fogo pela boca.

De acordo com o que dizem por aí, são animais assustadores e muito perigosos. Essas criaturas possuem um grande significado cultural, especialmente entre os chineses e os europeus.

Muito se discute sobre a veracidade das histórias a respeito dos dragões. Estamos falando de répteis gigantes e voadores que soltam fogo pela boca, vamos ser sinceros, nunca vimos algo parecido.

Será mesmo que os dragões existiram? Chegou a hora de você descobrir.

Os dragões são reais?

Esta é a pergunta que não quer calar. Muitas pessoas acreditam piamente que essas criaturas bizarras realmente são reais e que, assim como os dinossauros foram extintas há milhões de anos.

Aqueles que defendem esta teoria apontam como causa da morte dessas espécies extraordinárias as gigantescas mudanças climáticas que ocorreram na Terra durante toda a sua história.

Entretanto, ao contrátio dos dinossauros, que também são seres diferentes de tudo o que vimos hoje em dia, não há nenhuma comprovação científica a respeito da existência de dragões em nosso planeta.

Na verdade, ao que tudo aponta, os dragões até existiram, e alguns ainda existem, porém eles não são exatamente como descrevem as famosas histórias mitológicas.

Uma das provas mais significativas, e a que convenceu boa parte da sociedade científica internacional da inexistência desses répteis voadores que soltam fogo pela boca, foram os estudos arqueológicos das espécies.

Em toda a história da vida na Terra, nunca um vertebrado desenvolveu braços e asas. Todas as espécies do planeta, durante a evolução acabaram optando entre um e outro.

Além disso, para uma criatura tão grande quanto um dragão levantar voo, exigiria-se uma série de adaptações específicas nunca encontradas em nenhum possível descendente, ou mesmo em nenhum fóssil já estudado.

A origem dos mitos

Há quem diga que os dragões nasceram do medo que o homem sempre sentiu das serpentes. Essa história é muito mais antiga do que se pode imaginar.

As primeiras representações mitológicas dos dragões são datadas de aproximadamente 40.000 a. C. Desde aquele tempo eles eram conhecidos como deuses poderosos, criadores do mundo, invencíveis.

Há quem acredite que tudo isso começou quando esses povos encontraram as primeiras ossadas de dinossauros.

Com o aparecimento de restos de animais gigantes e nunca antes vistos, diversas teorias começaram a surgir. A partir delas e dos temores que esses povos sentiam pelo desconhecido, começaram a nascer as primeiras histórias.

Os mitos envolvendo os dragões são os mais antigos do mundo, acredita-se serem as primeiras histórias do gênero.

O que surpreende é o quão viva elas são ainda hoje em diversas culturas.

Fóssil de dragão no deserto da Ásia

Você ouviu falar sobre isso? Navegando pelo Google Maps, especialistas localizaram uma gigantesca carcaça em um deserto africano. O restos animais se encaixavam perfeitamente as descrições mitológicas de dragões.

E ai? Será que enfim temos motivos para acreditar?

Pessoas de todos os lugares do mundo apareceram para conhecer os restos do possível dragão, dentre esses curiosos e também estudiosos da área.

A ossada se assemelhava a uma serpente gigante de 18 metros de comprimento. Além disso, o animal possuía grandes chifres e um aspecto assustador.

Tudo aconteceu em 2018 quando a galera do UFOmania, um famoso canal do YouTube visualizou a carcaça através do satélite do Google. Um tema tão curioso não demorou nada para ganhar popularidade na internet.

Apesar de todo o burburinho ninguém pode comprovar a veracidade do fóssil. Alguns indícios apontam para o fato dele ter sido possivelmente plantado no local para gerar repercussão.

Os dragões da vida real

Mesmo que os dragões não tenham existido, algo bem similar a eles não só existiu como existe até hoje.

Vamos conhecer alguns dragões da vida real?

Dragão de Komodo

Este é o animal que mais chega perto daquilo que conhecemos como dragões. O dragão de Komodo é o maior lagarto do mundo, podendo chegar a medir até 3 metros de comprimento.

Além disso, para deixá-los ainda mais assustadores, eles possuem uma mordida incrivelmente fatal.

Cobra-dragão

O que coloca essa espécie nesta lista não é o seu tamanho, que não ultrapassa os 60 centímetros, ou mesmo a existência de uma mordida poderosa ou de um veneno super tóxico.

A cobra-dragão tem o corpo completamente revestido por escamas, algo que se encaixa perfeitamente com a pele das serpentes dragões descritas na mitologia.

Lacraia-dragão rosa-choque

Ao invés de fogo, esta espécie de lacraia libera cianureto de hidrogênio, um odor altamente tóxico que lembra o cheiro de amêndoas.

Apesar de serem os menores dragões reais descritos, elas não ficam para trás em potência letal.

Dragão-voador

Que tal esse bizarro réptil voador? Graças a uma estrutura especializada denominada patágio, o dragão voador é capaz de aplainar até 8 metros entre uma ave e outra.