O que já se sabe sobre vida fora da Terra?

Você acredita em vida extraterrestre? Será que estamos mesmo sozinhos neste mundo gigantesco? A verdade é que apesar de parecer enorme aos nossos olhos, a Via Láctea é apenas uma ínfima parte no universo.

Partindo do fato de que não conhecemos nem mesmo a nossa galáxia por completo, imagine só quantas coisas surpreendentes ainda podemos descobrir a respeito deste universo.

Desde do século V a.C que a humanidade discute a possibilidade de que se exista vida fora da Terra. Entretanto, os estudos científicos a respeito disso são bem recentes, afinal, naquela época não tínhamos a tecnologia necessária.

A comunidade científica discute este assunto no mundo todo, resultados de pesquisas não param de surgir e a cada ano novos estudos vão sendo iniciados. Apesar de ainda haver muito a ser explorado, nunca conhecemos tão bem o universo como hoje em dia.

Mas, o quanto sabemos sobre a existência de vida fora da Terra?

Os cientistas e a vida extraterrestre

Apesar da falta de confirmações, com base nos mais variados indícios, para a comunidade científica internacional, é fato que existe vida em outros planetas.

É isso mesmo, os profissionais da área afirmam veementemente que isso não é mais uma suposição, e sim uma realidade.

De maneira nenhuma essa afirmação se dá sem nenhum tipo de argumentação. Alguns sinais importantes foram encontrados a respeito disso.

Para começar, a descoberta de que nossa galáxia é apenas um pedacinho em uma imensidão mexeu com a base das pesquisa. Afinal, se existem inúmeros sistemas solares, como podemos pressupor que apenas o nosso dispõe vida?

Calma, ninguém está falando que existem marcianos ou mesmo aqueles aliens característicos da cinematografia. A maioria deles também não acredita em discos voadores.

Trata-se de uma forma de vida desconhecida, não há especulações sobre seres verdes e antenados mega desenvolvidos capazes de abduzir humanos.

Um outro fator que leva os cientistas a crença de que existe sim vida fora da Terra é a grande diversidade de estrelas. Ao olhar para um céu tão variado, afirmar que nenhum tipo de vida pode ter se desenvolvido por aí parece absurdo.

Indícios de vida fora da terra

Conforme citamos anteriormente, os cientistas se embasam em alguns indícios em suas argumentações. Existem alguns sinais que são forte indicadores de vida. É sobre eles que falaremos agora.

O que você acha que um planeta precisa para ter vida?

Baseado no que sabemos até então, provavelmente a primeira coisa que veio a sua mente foi a água.

Verdadeiramente a água é um forte indício de vida. Além de Marte, foi encontrada água na lua Europa e na lua Encéfalo de Saturno.

Os pesquisadores acreditam que dentro de uma década formas de vidas específicas serão encontradas nessas regiões.

Além da água, um forte indicativo que alimenta a crença de que existe vida extraterrestre é a presença de moléculas de aminoácidos e açúcares similares às encontradas em todas as formas de vida terrestres em discos de gás formadores de sistemas solares.

Isso quer dizer que a mesma matéria que chegou a Terra, foi também para outros lugares do universo.

Diante disso, é importante destacarmos outro detalhe. Um dos critérios para o desenvolvimento de vida como conhecemos hoje é um solo rochoso atingido por radiações ultravioletas. Graças a essas características reações químicas que aconteceram em nosso planeta foram formadas a partir de moléculas simples, substâncias complexas que foram reagindo até dar origem a primeira célula vida.

A quantidade de energia absorvida do sol por um planeta é de suma importância para a formação dessas moléculas fundamentais.

Um terceiro indício muito significativo é o aparecimento de determinados gases na atmosfera desses planetas.

A presença de oxigênio na atmosfera por exemplo, pode ser sinal de seres fotossintetizantes. Além desses, outros gases são produzidos através de formas de vida.

Quando vamos obter respostas?

Estamos muito perto de chegar a respostas concretas. Ao que tudo indica os próximos anos podem ser muito reveladores. A cada ano novas iniciativas vão surgindo e novas tecnologias vão se desenvolvendo.

Os cientistas compreendem melhor o universo hoje e se tudo prosseguir conforme o esperado, vamos nos aproximar cada vez mais dos céus.

O  projeto do “SETI Laser” é uma das iniciativas que têm servido para alimentar essa esperança. A ideia é lançar 96 câmeras em 12 lugares ao redor da Terra, com o objetivo de que através delas possamos identificar qualquer flash de luz que surja sobre a área demarcada.

As expectativas são grandes, tanto sobre esse como sobre os demais milhares de projetos relacionados.

O que nos resta é esperar para descobrir que tipo de vida será esta, porque que ela está lá, está.