Os dragões poderiam voltar a vida nos dias de hoje?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em muitas histórias de dragões. Eles estão em mitos, lendas, na literatura, no cinema e até mesmo em obras de arte. Mas será mesmo que essas criaturas existiam? Se sim, existe alguma chance deles voltarem a vida?

Sempre que se falar em dragões o que vem a nossa mente são animais enormes e poderosos que soltam fogo pela boca e consegue voar. São quase sempre monstros perigosíssimos.

Você consegue imaginar o que seria de nós se eles voltassem a vida em nossos dias? Certamente não estamos preparados para lidar com uma situação como essa.

Os dragões realmente existiram?

Os animais que conhecemos atualmente são a evolução de espécies de milhões de anos atrás. Suponhamos que os dragões tenham existido e que sejam exatamente como são descritos pela ficção. Qual das espécies atualmente conhecidas teria derivado desses animais?

As descrições de um dragão são uma mistura entre diversas especies. Eles possuem escamas como cobras, asas como aves e dentes e garras de felinos. Conseguiu pensar em alguma espécie?

De acordo com as descrições mitológicas que prevaleceram ao longo de toda a história da humanidade, esses animais pertenciam a classe do répteis. Tal informação nos leva a acreditar que eles tenham vivido durante a Era Mesozóica, onde predominaram esses animais. Este é o período conhecido como Era dos Dinossauros.

Agora a coisa começa a fazer sentido, se estamos falando de algo similar aos dinossauros, dos quais temos aprofundados estudos fósseis que comprovam sua existência, talvez os dragões realmente possam ter existido.

Não é a toa que muitos estudos arqueológicos acabaram por considerar algumas ossadas de dinossauro como pertencentes a dragões. Erro que acabou sendo corrigido mais tarde.

Sabe-se bem que esses monstros sopradores de fogo possuem inúmeras semelhanças com os nossos queridos dinossauros, entretanto, uma análise anatômica apurada determina a diferenciação desses em dois grupos diferentes.

A verdade é que sim, pode-se dizer que os dragões existiram, desde que se saiba que a realidade não é exatamente como se espera.

Existiam cobras gigantescas e assustadoras, algumas delas tinham até mesmo patas compridas e andavam sobre elas. E não é só isso, existem comprovações científicas da existência de lagartos enormes que viviam no subterrâneo que também possuem características similares aos dragões.

Entretanto, um réptil gigante capaz de voar e que solta fogo pela boca, esse provavelmente nunca existiu.

Seria possível trazermos eles de volta à vida?

É bastante raro um animal extinto a tanto tempo voltar a vida, especialmente uma criatura do porte dos dragões. Eles viveram em uma Era completamente diferente da nossa, em um mundo diferente, o tempo e o clima eram completamente outros.

Apesar de todas essas dificuldades, os cientistas não descartam por completo a possibilidade de que, em um futuro distante, seres como esses voltem a aparecer.

Os principais fatores que apontam para isso são as graves alterações climáticas vivenciadas por nosso planeta, além é claro, da constante expansão de nosso universo.

Quem pode nos dizer como serão os animais daqui a alguns anos? Por mais que sejamos cientificamente avançados, não podemos afirmar com 100% de precisão como seguirá a evolução das espécies.

Bem como não sabemos se daqui 200 anos o ser humano continuará desenvolvendo o dente siso, não temos como afirmar com toda certeza que as cobras desenvolverão pernas ou se poderá vir a surgir ou não um grande réptil voador.

Não, não há nenhuma chance de você dar um dragão de estimação para o seu neto treinar daqui 40 anos. Mas talvez daqui a 500 nós conheçamos novos dragões da vida real.

Conheça o dragão de komodo: o dragão dos dias atuais

Agora que sabemos que os dragões da vida real não correspondem exatamente aquilo que a ficção nos diz, que tal conhecermos melhor um deles? Pois é, nós temos uma espécie de dragão que vive ainda nos dias de hoje.

O dragão de komodo é provavelmente um dos descendentes daquilo que há milhões de anos atrás foram os dragões.

Esses animais são os maiores lagartos do planeta e são conhecidos por sua agilidade. São seres extremamente inteligentes e também muito perigosos.

Espertos,  se escondem e dão o bote pegando suas presas completamente despreparadas. E não é só isso, graças ao seu veneno poderosíssimo, são capazes de matar com uma única mordida.

Seu comprimento é de aproximadamente 3 metros e meio durante a vida adulta e ele pode pesar mais de 100 quilos.

Acredite, o dragão de komodo faz jus a sua fama de dragão.