Você já viu peixes dormindo? Será mesmo que todos os animais dormem? Os peixes são criaturas incríveis e bem diversificadas, tem-se de todos os tamanhos, cores e até temperamentos.
Neste artigo falaremos sobre uma curiosidade bem específica e da qual você provavelmente nunca ouviu falar. Mesmo que você crie um peixinho em um aquário, é bem provável que jamais tenha surpreendido o seu amiguinho no meio de um cochilo, ou pelo menos, não que tenha percebido tal coisa.
Mas o fato de nunca termos visto um peixe dormir, não quer dizer que eles simplesmente não o fazem. Vamos falar sobre isso?
Os peixes também descansam
Bem como nós, os peixes precisam de algumas horinhas de descanso diariamente. Por isso, sim, os peixes também dormem.
Esses animais consomem muita energia para se estabilizarem na água. Passam o tempo todo usando as nadadeiras para se deslocarem de um lado a outro e tiram cochilos para repor seu estoque energético.
Mas não espere que eles façam como os demais animais, busquem por um cantinho confortável, fechem os olhos e descansem. O sono dos peixes é um estado de imobilidade aparente, onde seus movimentos estão consideravelmente reduzidos e assim ele consegue descansar.
Muitas espécies preferem repousar durante a noite, que é quando a temperatura da água está mais baixa. Entretanto, isso não é regra. Alguns animais simplesmente decidem parar quando estão cansados e o fazem a qualquer hora do dia.
Além disso, cada tipo de peixe tem um hábito próprio. Alguns preferem descansar apoiados sobre pedras, outros gostam de descansar bem próximos à superfície. Os peixes procuram sempre por ambientes que os fazem sentir seguros, geralmente áreas mais sossegadas e tranquilas.
Eles alternam com frequência o estado de repouso e de vigília, Seu sono é bastante discreto e muitas vezes passa despercebido por nós.
Como os peixes dormem?
Se você tem um peixinho há algum tempo e ficou chocado ao descobrir que ele dorme. Deve estar curioso para saber como é o sono de seu bichinho, afinal, nunca percebeu nada.
Eles são realmente muito discretos. Além de permanecerem realizando movimentos leves de equilíbrio, esses animais não fecham os olhos para dormir.
Nós humanos temos pálpebras e por isso somos capazes de fechar e abrir os olhos sempre que desejarmos. O mesmo não acontece com os peixes. Parece bizarro, mas mesmo quando estão tirando um cochilo, eles permanecem com os olhos completamente abertos.
Cada animal dorme de acordo com o seu nível de atividade. Quanto mais ele se exercitou durante o dia, mais tempo ele tenderá a permanecer descansando.
Outros fatores também podem influenciar, como a temperatura da água e a iluminação. Os extremos da temperatura acabam reduzindo a probabilidade desses animais relaxarem, apesar de algumas espécies simplesmente não se importarem.
No que diz respeito a iluminação, se estamos nos referindo a aquários, devemos sempre conter os exageros.
Os peixes, diferentes de nós, não dormem por longas horas ininterruptas. Eles alternam com frequência estados de sono e vigília, nunca se desligando completamente. Além disso, se movimentam levemente mesmo dormindo, mantendo sua respiração inalterada.
Outro fator que explica o fato de você provavelmente nunca ter visto um desses animais dormindo é seu estado de alerta que é mantido mesmo durante o sono. Eles conseguem perceber tudo o que está ao redor e são facilmente despertados por qualquer sinal de perigo.
Sendo assim, se um dia você se aproximar de seu amiguinho e ele permanecer imóvel, pode se preocupar. Mesmo um peixe dormindo notaria a aproximação. Ele pode estar doente e precisando de cuidados.
Todo peixe dorme?
Tudo bem, agora você já sabe que os peixes dormem e entende como eles fazem isso. Mas será mesmo que todos as espécies de peixe dormem?
A resposta é sim.
Conforme vimos, eles consomem muita energia ao movimentar constantemente suas nadadeiras e carecem de períodos de descansos.
Eles dormem quando estão em aquários, escolhem cantos em meio a rios, e pegam no sono mesmo no fundo dos mares. Não importa o tamanho ou o habitat, invariavelmente todos os peixes dormem. Alguns mais, outros menos, alguns na vegetação, outros em buracos, outros na superfície.
A verdade é que todos os animais alternam entre estados de sono e vigília em alguns momentos, mesmo os seres mais simples unicelulares, precisam tirar momentos para repor as energias.