Pode comer frutos do mar após uma cirurgia?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados com a alimentação durante o período pós cirúrgico, os frutos do mar seriam um deles?

Geralmente, os alimentos que devem ser evitados são aqueles que de alguma forma podem acarretar problemas na cicatrização. Os que são capazes de intensificar o processo inflamatório ou mesmo os que prejudiquem a absorção de nutrientes.

As restrições podem variar de acordo com cada procedimento. Por isso, a melhor maneira de descobrir o que se pode ou não comer durante este período é procurando a orientação do médico responsável.

Porém, existem aqueles itens que são proibidos na maioria dos casos. Vamos descobrir se este é o caso dos frutos do mar?

O que são frutos do mar?

Você sabe exatamente o que são os frutos do mar? Para fim de esclarecimento, falaremos um pouco melhor a respeito dos alimentos designados por este nome.

Um fato bastante curioso é que na verdade os peixes não estão incluídos nesta classificação. Apesar, de muitos pensarem sim.

Frutos do mar pode ser considerado sinônimo para mariscos. Incluem animais que possuem carapaças, como é o caso dos crustáceos, dos mariscos e dos camarões.  São animais extraídos tanto da água doce quanto da salgada.

Esses alimentos são muito saudáveis e fazem bem à saúde. Os mariscos são ricos em proteínas, cálcio, sódio, iodo, vitaminas do complexo B, fonte de ômega 3, ferro, potássio, entre vários outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Frutos do Mar no período após uma cirurgia

Diante de tantos benefícios como os exemplificados acima, tendemos a imaginar que a resposta para nossa pergunta deveria ser positiva. Mas, na verdade não é bem assim.

Infelizmente esses alimentos devem ser excluídos temporariamente da alimentação. Isso serve não só para daqueles que em tempo recente passaram por algum tipo de procedimento invasivo, como também para indivíduos que estão prestes a serem operados.

Muitas pessoas acabam não tendo o conhecimento a respeito da importância da alimentação nos períodos pré e pós cirúrgicos. É comum que nos preocupamos com tantas coisas que acabamos negligenciando algo. Nesses casos é comum que quem fique de escanteio seja a dieta. Porém, fica aqui um alerta.

Não apenas frutos do mar, mas também:

  • gorduras saturadas
  • carboidratos
  • soja
  • café
  • pimenta
  • carne de porco
  • refrigerante
  • melancia
  • ovo

Entre vários outros alimentos comumente incluídos em nossa dieta podem afetar a recuperação cirúrgica.

Você deve está curioso para saber o motivo para uma lista tão vasta de restrições. Apesar de parecer que o pior já passou, já que a cirurgia foi realizada com sucesso, você com certeza não vai querer ter problemas com a cicatrização.

Em uma pesquisa realizada pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG foi comprovado que os frutos do mar tornam o fechamento do corte mais sensível. Os roedores alimentados com camarão após a cirurgia demonstravam uma cicatrização mais frágil e problemática.

Dentre todos os alimentos que podem prejudicar a reestruturação da pele durante o pós operatório, o camarão é considerado o maior vilão.

Como os alimentos interferem na cicatrização?

Agora você já sabe que, definitivamente, não deve comer frutos do mar no período pós cirúrgico. Conhece também quais são esses alimentos e já é capaz de discriminá-los quando necessário. Chegou a hora de entendermos o motivo para tudo isso.

Após qualquer tipo de corte é natural que nosso corpo inicie um processo inflamatório para reconstituição dos tecidos danificados. Algo bastante similar ocorre durante a recuperação da pele ou mesmo dos tecidos internos durante o período após cirurgias.

As inflamações são respostas controladas emitidas pelo nosso sistema imune. Este sistema é responsável pela proteção do nosso corpo, é ele também quem luta contra todo o tipo de infecções. Por causa de uma resposta má regulada dessas células podem surgir alguns problemas, como a reabertura do corte ou mesmo o surgimento de uma queloide.

No caso dos frutos do mar o problema geralmente envolve a hiper cicatrização. Por desencadearem uma resposta exacerbada esses alimentos acabam interferindo no controle da inflamação.

Consequentemente mais células de defesa são enviadas ao local da cirurgia. Diante disso, mais vasos sanguíneos são formados e mais colágeno é produzido. O colágeno é o grande responsável pela recuperação da pele, sendo ele um de seus principais componentes teciduais. Se essa substância for formada em grandes quantidades durante a cicatrização, há uma forte tendência à formação de queloides.

Você provavelmente prefere evitar este tipo de problema não é mesmo?

Sendo assim, evite os frutos do mar. Opte por alimentos que cooperem para remodelação da pele. Dentre eles, peixes, frutas cítricas, carnes magras, fígados, nozes, azeite, sementes, produtos lácticos, cenouras, folhas verdes, entre outros.