Por que os carros custam tão caro no Brasil?

Sonho de muitos brasileiros é comprar um carro zero. Entretanto esse é um desafio e tanto para o trabalhador comum que acorda cedo e vai trabalhar.
Grande parte dos brasileiros usa o transporte público e em cidades grandes essa parte do dia é a pior, a mais estressante. Com veículos super-lotados, a demora para chegar ao trabalho e a falta de educação corroboram para o desastre.
Sabemos que o Brasil não coopera com os preços e exagera em impostos, mas não é só isso que aumenta o valor dos veículos brasileiros. Os altos impostos são apenas detalhes perto do que realmente se passa no setor automobilístico nacional. Veja e fique por dentro da alta nos preços dos carros.

1 – Produzir no Brasil é muito caro

Com todos os recursos naturais possíveis aqui no país, ainda conseguimos dificultar muito e gerar burocracia onde não deveria ter.
Segundo a ANFAVEAassociação que reúne as montadoras no território nacional – fabricar um carro no Brasil é 60% mais caro que em outros países emergentes.

As empresas que atuam no país enfrentam diversos problemas como a burocracia, problemas com a logística e a impossibilidade de importar peças.

2 – Margem de lucro

As empresas estão sempre aumentando sua margem de lucro, esse é um dos principais motivos. Pra se ter uma ideia, o mesmo carro produzido no Brasil, é vendido no México e Argentina, lá é vendido pela metade do preço.
As empresas nunca vão admitir isso, mas elas aumentam o preço e o povo brasileiro não reclama e simplesmente compra os carros.

3 – Impostos

Além da margem de lucro, as empresas também aumentam o valor dos veículos devido aos altos impostos do governo. No Brasil se lucra muito com produção de carros e o setor virou uma bagunça e prato cheio para montadoras lucrarem em cima do povo.

As taxas médias de impostos variam entre 42% e 54% do preço total do veículo. Na Itália o imposto sobre os carros é de 7,5% e nos Estados Unidos é de 5%.

Aqui no Brasil você paga por dois carros quando se compra um. Se financia então… melhor nem dizer.

4 – Olho maior que a barriga

O sonho de uma grande parcela da população é ter um carro. Porém às vezes nos pegamos pensando se é realmente necessário ter um automóvel na garagem.
Haja vista que seria um gasto a mais e com a alta nos combustíveis, preços de peças, pedágios, multas e seguros não seria tão vantajoso assim hoje em dia.

Entretanto o orgulho nos faz querer ter um, pois o carro zero é status (alguns realmente necessitam, não estamos falando desses), quando na verdade um aplicativo de carona ou transporte público seria mais vantajoso.
Seguindo essa linha de raciocínio e desespero pelo bem, as montadoras aproveitam e elevam o valor dos carros a preços astronômicos e nós pagamos.

Que um dia, não muito distante, o governo e as montadoras acordem e ajudem o povo brasileiro.