Por que Ursos possuem cores diferentes?

Você faz ideia do motivo pelo qual os ursos possuem cores diferentes? Ursos polares, ursos pardos, ursos negros, ursos pandas, não deve ser a toa que existem tantas diferenças entre eles.

E ai? Será que existe mesmo um motivo especial para existirem espécies tão variadas desses animais?

Venha, vamos falar sobre cores de ursos.

Conhecendo os Ursos

Ursos

Os ursos são animais mamíferos de grande porte que se alimentam de carne. Dentre suas principais características, além de seu porte substancialmente volumoso, estão seus pêlos densos, suas grandes garras, seu rabo curto, seu olfato bem desenvolvido e seu temperamento muitas vezes complicado.

Essas criaturas estão distribuídas em todos os continentes exceto na África. Geralmente a maior parte deles são encontrados no hemisfério norte do planeta.

Você faz ideia de quão variadas são as cores desses animais?

Urso Polar

Ursos

Os Ursos Polares são uma das espécies mais conhecidas de ursos. Apesar de aparentarem possuir pelagem branca, seus pêlos são completamente desprovidos de melanina.

Esses animais vivem no círculo polar ártico, podem ser encontrados também em regiões adjacentes.

Urso Negro

Ursos

Enquanto os Ursos Polares possuem um tom esbranquiçado como a neve, os Ursos Negros geralmente apresentam uma coloração bastante escura. Os animais dessa espécie são ótimos escaladores, sejam em árvores ou em montanhas. Seu habitat natural são as florestas.

Urso do Sol

Ursos

Como você pode ver, não só a coloração, mas a distribuição dos pêlos dos Ursos do Sol são diferenciadas. Eles são os menores ursos do planeta e habitam principalmente as florestas tropicais do sudeste asiático, são animais predominantemente malaios.

Outra característica particular desses animais é o fato de conseguirem alongar a língua em até 20 centímetros para se alimentar de mel e insetos.

Urso Pardo

Ursos

Os ursos pardos são bastante famosos, seus densos pêlos castanhos são a sua característica mais marcante. Esta espécie de mamíferos agrupa alguns dos maiores animais terrestres. Além disso, ela abriga a maior parte dos ursos do planeta.

Urso Panda

Ursos

Os pandas conquistam corações com sua fofurice. Diferente de seus companheiros em sua família, eles costumam ser animais dóceis e tímidos, o que os torna queridinhos pela humanidade.

Esses ursos habitam regiões isoladas de montanhas chinesas.

Viu só como são animais são diversificados? Mas por que será que suas cores são tão diferentes? A resposta está nas particularidades apresentadas até aqui.

Consegue adivinhar qual é?

Por que ursos possuem cores diferentes?

Se você pensou no habitat natural, acertou em cheio. Na verdade a coloração da pelagem não é algo simplesmente estético, ela possui uma função importante para a sobrevivência de cada um desses animais.

Como assim?

Nos ursos polares por exemplo existem inúmeras teorias sobre a importância de seu pêlo transparente no controle de sua temperatura. Esses animais vivem em um ambiente extremamente frio e por isso, precisam de recursos para manutenção do calor.

Tem quem acredite que o fato dos pêlos não refletirem a luz permite que os raios ultravioletas alcancem diretamente a sua pele preta e com isso, aumente a temperatura corpórea do animal.

Outros cientistas acreditam que o calor é absorvido pelo próprio pêlo, e, desta forma, os animais são aquecidos.

Nos animais com pelagens escuras como os ursos negros a função também é proteção, mas a questão agora é o atrito. Essa espécie vive em florestas e por serem muito grandes estão constantemente esbarrando em árvores e troncos, por isso seus pêlos precisam ser resistentes a abrasão.

Ursos

Os ursos do sol, possuem uma cobertura mais curta e em tons mais claros. Por que será?

É só relembrar onde esses animais vivem. Seu habitat são as florestas tropicais asiáticas, eles não possuem problemas com as baixas temperatura e sim com o excesso de calor.

Da mesma forma os ursos-pardos, seus pêlos castanhos claros reduzem o estresse térmico tornando possível a sobrevivência desses animais mesmo em regiões mais quentes.

Mas, e os pandas? Existe uma explicação para sua aparência tão peculiar?

Acredite, esta descoberta deu um grande trabalho aos cientistas. Inicialmente se achava que as cores preto e branca tinham funções de regulação da temperatura. Durante muitos anos foi se estudado para descobrir de que forma a variação de cores desses animais era importante neste quesito.

Na verdade a aparência dos pandas é uma forma de camuflagem. Por causa de seus tons de preto e branco esses animais podem se esconder tanto atrás de árvores quanto na neve.

Ursos

E ai? Você sabia que existia tanta informação por trás das cores dos ursos? O desenvolvimento das espécies é lindo não é mesmo? Cada um se adaptou ao ambiente em que estava e desta forma seus corpos desenvolveram os recursos necessários para a sobrevivência.