Quanto custa os principais órgãos do seu corpo?

Parece absurdo, mas realmente existem milhares de pessoas comercializando órgãos humanos no mercado negro. Com toda a burocracia e a enorme fila de espera para a recepção de doações, muita gente acaba procurando por caminhos alternativos e ilegais.

Há quem esteja tão desesperado que compre, então há também quem venda. A precedência desses órgãos varia muito, existem casos de pessoas que vendem seus órgãos por livre e espontânea vontade. Porém, boa parte do que você encontra sendo comercializado é fruto de violência e muitas vezes de mortes.

Ao redor do mundo tem gente sequestrando e assassinando pessoas para venderem seus órgãos. Este é um mercado sujo, criminoso e difícil de se controlar.

Tudo está a venda, peles, olhos, rins e até corações. Os preços vão de poucas centenas e podem ultrapassar os 6 dígitos.

1 – Par de Olhos – 2.877 reais

Você compraria ou venderia um par de olhos? Tem quem faça isso mundo afora. O preço? Menos de 3.000 reais.

Não tenha dúvidas que alguém já morreu por causa deste valor.

2 – Escalpo – 1.145 reais

Escalpo é uma denominação para couro cabeludo. Alguns indivíduos, como os que sofrem acidentes com motores ou máquinas por exemplo, perdem por completo a sua cobertura craniana. Por esse motivo precisam receber o órgão de doadores.

O mercado negro também vende o produto, o preço você acabou de descobrir, 1.145 reais.

3 – Fígado – 296.277 reais

Dentre os órgãos, o fígado possui uma característica única, ele é capaz de se reconstituir. Por causa disso a doação não é necessariamente do órgão completo, mas apenas de uma porção dele que logo se reconstituirá.

O custo de uma pequena parcela do fígado pode chegar a custar 300.000 reais.

4 – Rim – 494.341 reais

A fila pela espera de um rim é gigantesca. Os setores de hemodiálise estão lotados e a cada dia inúmeros pacientes perdem suas vidas esperando. A espera é tanta e o medo tão grande que muita gente opta pelo mercado negro.

São meio milhão de reais por um única unidade.

5 – Artéria Coronária – 2.877 reais

Os problemas de coração são quase sempre muito graves, gerando um enorme temor. As artérias coronárias são as responsáveis por manter este órgão irrigado e em funcionamento. Esses vasos são oferecidos por 2.877 reais.

6 – Pele – 18 reais por polegada

Se você já visitou uma ala de queimados em algum hospital, tem noção do tamanho do sofrimento que essas pessoas vivem. Os queimados são só um exemplo de pacientes que passam pela espera por doações de pele.

São 18 reais por polegada, sua venda é ilegal.

7 – Coração – 224.529 reais

Você consegue imaginar como os vendedores de órgãos conseguem corações? Nem pense nisso, a situação é mesmo uma lástima. São 224.529 reais. Será este é o preço de uma vida?

8 – Litro de Sangue – 635 reais

As doações de sangue são sempre muito pedidas e estimuladas, mas ainda assim sempre há uma grande carência nos hospitais. Para resolver isso tem quem opte pelo mercado negro.

9 – Vesícula Biliar – 2.300 reais

Muitas pessoas sofrem com problemas na vesícula biliar e acabam tendo que retirar esses órgãos. A maioria delas vive bem sem ele, mas tem quem pague mais 2.000 reais e garanta a sua de forma ilegal.

10 – Intestino Delgado – 4.752 reais

Algumas doenças ficam tão graves que tornam os órgãos acometidos completamente inviáveis, é que aconteceu com quem está na fila por um intestino delgado. Convenhamos que a bolsa deve realmente ser desconfortável, mas apelar pelo mercado negro nunca será uma boa opção.

11 – Baço – 958 reais

Podemos viver muito bem sem o baço, mas esses órgãos possuem importante função na proteção do nosso corpo. Eles são facilmente encontrados por aí e custam menos de 1.000 reais a unidade.

12 – Ombros – 943 reais

Pois é, ombros também estão sendo comercializados, principalmente através da Dark Web. A fonte dos itens a venda é um grande mistério, mas como você pode imaginar, ninguém abdica voluntariamente de seus ombros por valor algum.

13 – Estômago – 958 reais

A doença mais comum a viabilizar esses órgãos é o câncer. As filas de espera são enormes, por isso o estímulo para nos tornamos doadores é tão grande, muita gente se cansa de esperar e acaba tomando uma atitude extrema.

Mais que conhecer o preço desses órgãos, que você seja conscientizado dos absurdos envolvidos neste mercado e que se sensibilize pelas pessoas que passam pela situação da fila de espera.

Infelizmente o maior estímulo para manutenção deste tipo de crime são as vendas efetivadas.

Contribua, seja doador. Não custa nada. Seus órgãos ou os de seus entes queridos desaparecerão completamente com o fim da vida, há quem precise deles, não os desperdice.

Além disso, seja doador de sangue, não te fará falta alguma alguns mililitros, mas eles com certeza podem salvar vidas.