Quanto custa pra ter um avião próprio?

Hoje em dia o avião deixou de se tornar um artigo de luxo e passou a necessidade. Será mesmo? Alguns dizem que antigamente os aviões eram usados mais como a real necessidade e que hoje sim, eles são comprados para satisfazer seus gostos.

Enfim, fora essa discussão, é clara a vontade e o com ela o aumento na compra do transporte. Teve um aumento de mais de 35% na aquisição de aviões particulares nos últimos anos. Isso mostra que o até brasileiro de classe média-alta está conseguindo comprar o tão sonhado transporte.

Mas você tem noção de quanto custa um particular? E uma empresa, quanto paga para as montadoras fazer um? Vamos matar essa charada AGORA. Confira conosco!

Empresarial

Sabemos que o mercado da aviação não é nada barato, mas suas arrecadações condizem com seus gastos. Mas vamos lá, uma empresa, se quiser dar inicio aos trabalhos deverá comprar uma frota novinha em folha.

Para isso ela deverá desembolsar alguns bilhões: um avião comum, do tipo Airbus, ultrapassa facilmente os 100 milhões de dólares, batendo 327 milhões de reais.

A empresa interessada deve investir (pelo menos) 73,6 milhões no modelo mais barato, um ATR 42-600, suficiente para apenas 48 pessoas. Agora se a empresa quer se tornar uma gigante do mercado, ela terá que comprar um Airbus com capacidade para 853 pessoas, pagando nada mais nada menos que 1,4 bilhão em cada.

Esses são só alguns valores. Mas aqui vai a lista dos mais caros do mercado.

Boeing:

  • 737-700 – R$ 263,9 milhões;
  • 737 MAX7 – R$ 295,4 milhões;
  • 737-800 – R$ 314,4 milhões;
  • 737-900ER – R$ 333,7 milhões;
  • 737 MAX8 – R$ 360,2 milhões;
  • 737 MAX200 – R$ 369,7 milhões;
  • 767-300ER – R$ 645,5 milhões;
  • 787-8 – R$ 735,5 milhões;
  • 787-10 – R$ 1 bilhão;
  • 777-8 – R$ 1,2 bilhão;
  • 777-9 – R$ 1,3 bilhão.

Airbus:

  • A350-800 – R$ 892,1 milhões;
  • A330-900neo – R$ 942,2 milhões;
  • A350-900 – R$ 1 bilhão;
  • A350-1000 – R$ 1,1 bilhão;
  • A380-800 – R$ 1,4 bilhão.

Os jatinhos executivos cresceram mundialmente nos últimos anos, o Brasil não ficou para trás, muito pelo contrário. Os Estados Unidos lideram o ranking com maior frota do mundo, com 4 mil jatos. Logo atrás vem o Brasil, com cerca de 300.

Pois é, há um abismo entre o primeiro e o segundo colocado da lista. Mas isso não importa. Vamos falar sobre valores e quanto custa ter um aqui no Brasil, nem que seja um pequeno avião.

Para começar, você terá que arrumar uma “garagem” para a aeronave. Segundo donos de jatos, eles pagam cerca de 40 mil reais, só para estacionar e transitar no aeroporto.

Entre outras despesas, os gastos chegam até quase 4 milhões de reais anuais.

Aqui estão os jatos mais vendidos:

  • Bombardier Challenger 350 – R$ 87,8 milhões;
  • Embraer Phenom 300 – R$ 29,2 milhões;
  • Cessna Citation Latitude – R$ 52,7 milhões
  • Bombardier Global 6000 – R$ 203,2 milhões;
  • HondaJet – R$ 15,9 milhões.

Agora se seu negócio é uma coisa mais simples, como os monomotores, é possível encontrar aeronaves a partir de R$ 200 mil reais até R$ 800 mil. Depende muito da fabricação e do tempo de voo dela.

Já os bimotores podem ser encontrados de R$ 360 mil até R$ 1,8 milhão.

E aí, vai encarar algum desses aí? Quem sabe um dia eu consiga um!