Você faz ideia de quantos anos vive um gato? Os gatos são ótimos animais de estimação. Apesar de seu jeito mais independente, acabam se apegando muito a sua família e se tornando ótimos companheiros.
Criar laços é algo que leva tempo, mas depois que os vínculos foram formados, ter que rompê-los acaba sendo bem doloroso. Se você está pensando em ter um gato, prepare-se para um relacionamento a longo prazo.
Descubra porque você deveria adotar um gatinho, quantos anos vivem esses animais e como cuidar bem do seu pet para que ele viva muito e tenha qualidade de vida.
Por que você deveria ter um gatinho
Ter um animal de estimação é por si só uma grande vantagem. Os animais trazem mais alegria para a família, divertem as crianças e tratam a solidão dos idosos. E não é só isso, eles fazem a saúde emocional e até mesmo para o coração.
Conheça 3 motivos pelos quais você deveria adotar um gatinho.
1 – Eles são limpinhos
Dentre os animais domésticos, ele é o mais higiênico. Você nem precisa se preocupar em limpá-lo, ele mesmo se encarrega disso.
Os gatos estão se higienizando constantemente, eles se limpam após fazerem suas necessidades, quando chegam do jardim, depois de brincarem e até mesmo após o contato humano.
2 – Você terá um ótimo companheiro
Os gatos escolhem suas pessoas favoritas dentro da família. Por mais que sejam menos grudentos que os cães, eles possuem sua própria forma de demonstrar amor e carinho.
Não duvide da fidelidade de um felino, ele faz questão de estar próximo ao seu dono, de protegê-lo e até mesmo de trocar carícias com ele.
Gatos são verdadeiros companheiros e possuem sua própria forma de demonstrar isso.
3 – Os gatos são independentes
Desde que você o alimente e mantenha sua caixa de areia limpa, você não terá muito com o que se preocupar. Esses animais são completamente independentes.
Fique tranquilo caso precise passar o dia inteiro no trabalho, ou mesmo realizar uma viagem de fim de semana. Os gatos sabem se virar bem sozinhos.
Uma amizade a longo prazo
Você está pronto para descobrir quantos anos vive um gato? Acabamos de compartilhar alguns bons motivos para se adotar um felino, a questão da idade é ainda mais um.
Os gatos vivem aproximadamente 15 anos, a depender de seu estilo de vida. Crème Puff, o recordista histórico, chegou aos 38 anos,e em 2018, Rubble aos seus 30.
A idade máxima de um felino tem muito a ver com a maneira como ele foi criado, sendo que a raça não tem relação de influência em tal fator.
Gatos domésticos bem criados e saudáveis geralmente chegam aos 15 anos. Enquanto aqueles que vivem nas ruas, não costumam passar dos 10.
Adotar um gatinho é uma decisão séria, já que estamos falando de pelo menos 15 anos de responsabilidades com o pequeno animal. Por mais que eles sejam independentes, será necessário alimentá-los, cuidar da caixa de areia, ficar sempre atento a sua saúde, além de dispor a eles brincadeiras, é claro.
Manter a saúde de seu gatinho será sua responsabilidade. Em troca disso ele certamente te dará muito amor e carinho, fará de sua casa um verdadeiro lar, divertindo e alegrando ainda mais o ambiente.
Como cuidar bem do seu felino
Conforme vimos, o tempo de vida de seu amigo gato dependerá dos cuidados dispensados a ele durante toda a sua vida. Alguns pontos básicos desse cuidado serão descritos a seguir.
A primeira dica é ficar atento a alimentação do seu felino, procure por alimentos de qualidade. Se possível, forneça a ele ração úmida além da tradicional seca, pois essa atua prevenindo diversos tipos de problema.
Os gatos são animais bastante estressados e desconfiados. Portanto, fique atento ao ambiente ao seu redor. A espécie precisa de tranquilidade e enriquecimento ambiental para se desenvolver de maneira saudável.
Lembre-se das vacinas e da vermifugação. Não deixe de consultar o veterinário para saber qual protocolo de vacinação utilizar e mantenha os cuidados com seu gato sempre em dia.
Cuide dos objetos de seu amiguinho, limpe com frequência suas tigelinhas, troque sua água de tempos em tempos, lave seus brinquedos, camas e sua caixa de areia.
Para fechar, não deixe de dar muito carinho e amor a seu companheiro pet. Brinquem e se divirtam juntos. Essa amizade com certeza fará bem a ambos.