Quantos anos vive um pássaro?

Poucos animais ultrapassam os humanos em anos de vida. Alguns pássaros fazem parte desta lista seletiva. Quantos anos será que esses animais podem viver?

Os pássaros são uma classe de aves onde se inclui mais de 6 mil espécies diferentes. Por causa disso, ao utilizarmos este termo nos referidos a animais bastante diversificados tanto morfologicamente quanto ecológica e comportamentalmente.

Um fato bastante curioso sobre esta classe é sua especialização na dispersão de sementes. Cada espécie possui um bico diferenciado e adaptado para capturar determinado tipo de frutas e sementes. Desta forma, eles são agentes importantes, atuando no equilíbrio do ecossistema.

No mais, quando se fala em pássaros logo pensamos em aves absurdamente belas, cada uma com o seu próprio canto encantador.

Você provavelmente poderia compartilhar uma lista de espécies pertencentes a esta classe, mas faz alguma ideia de quantos anos esses animais podem viver?

É sobre isso que trataremos aqui.

Quanto anos vivem

A princípio, se faz necessário reiterar que estamos falando de uma classe, e não de uma espécie específica. Por causa disso, temos variações bastante significativas a respeito do tempo de vida máximo desses animais.

Para resolver essa questão, a seguir você conhecerá através de uma breve lista, a idade máxima de algumas espécies de pássaros.

Arara

A arara é uma espécie fantástica de pássaros. Possuem penas encantadoras, além de serem capazes de articular algumas palavras. Infelizmente estão ameaçadas de extinção.

Esses animais podem ultrapassar os 50 anos de vida.

Papagaio

Os papagaios representam uma das espécies mais inteligentes do mundo. Por possuírem uma incrível capacidade de aprendizagem, em especial da fala, é uma espécie que atrai inúmeros admiradores.

Esta ave exótica é capaz de alcançar os 80 anos de idade, entretanto, sua média de vida costuma ser cerca de 15 anos.

Canário

Os canários são pássaros também bastante conhecidos. Esses animais originários das ilhas das Canários possuem atualmente uma grande dispersão. O canário-da-terra por exemplo é uma subespécie nativa do Brasil.

Um animal desta espécie vive aproximadamente 10 anos.

Pardal

Essa é uma das aves mais comuns do planeta. São aves nativas do Velho Mundo que acabaram se espalhando em todos os continentes ao longo da história. Você certamente já viu uma dessas por aí.

O pardal geralmente morre aos 3 anos de idade.

Pisco-de-peito-ruivo

Um pisco-de-peito-ruivo é capaz de encantar qualquer um. Duas de suas características chamam bastante a atenção. Primeiramente o seu peito roxo, uma peculiaridade da espécie. Além disso, ele possui um canto melodioso gostoso de se ouvir.

Talvez sejam uma das aves com o menor tempo de vida, eles vivem por volta de 13 meses.

Mandarim

Veja que fofura são os pássaros desta espécie. Apesar de bem dispersos atualmente, eles são nativos da Austrália.

Uma ave da espécie Mandarim viver entre 2 a 5 anos.

Cacatua

As cacatuas são animais bastante curiosos. Sua aparência lembra a de um papagaio, porém suas plumas geralmente apresentam cores simples. São animais restritos a oceania.

O tempo de vida dessas aves pode variar bastante, elas podem viver de 20 a 60 anos.

Diante de tudo isso, se tivermos que responder diretamente a pergunta sobre quantos anos vive um pássaro, talvez a melhor resposta fosse entre 13 meses e 80 anos.

A variação é tamanha que chega a ser bizarro dar uma resposta como esta. Mas agora você já está super bem informado, conhecendo a idade máxima alcançada por variadas espécies desta classe.

O pássaro mais velho conhecido

Essa história toda começou em 10 de dezembro de 1956. Nesta data, há mais de 60 anos atrás, o biólogo Chandler Robbins resolveu colocar um rastreador em um albatroz-de-laysan. A escolha do animal não foi nada especial, ele simplesmente pegou  uma ave qualquer.

Pelo menos era o que parecia até então.  

Wisdom, a albatroz escolhida só foi ser visto novamente 46 anos depois, quando em 2002 pôde ser estudada por Robbins mais uma vez.

Sua história é impressionante. Ele não apenas foi capaz de evitar os maiores problemas enfrentados por sua espécie, como por exemplo a ingestão de plásticos ou mesmo a captura, como venceu inúmeros outros desafios.

De acordo com os estudos, Wisdom viajou longuíssimas distâncias, um número estimado em mais 3 milhões de quilômetros. Tudo isso enquanto formava famílias e tinha filhotes.

É impossível prever detalhes sobre tudo que o pequeno pássaro tenha enfrentado ao longo de sua vida até então, mas certamente muitas barreiras foram vencidas.

Para deixar tudo ainda mais surpreendente, a ave botou um ovo aos 67 anos de idade. Uma história sem precedentes.
Wisdom significa sabedoria, algo que caiu super bem para o pássaro selvagem mais velho do mundo. A critério de informação, a expectativa de vida desses animais é de 42 anos.