A boina começou a se popularizar como um acessório utilizado pelos militares, em especial pelos combatentes de blindado, que achavam este modelo mais confortável durante a manutenção de máquinas.
Porém, como você bem sabe, basta olharmos para a história para notarmos que essa moda pegou e acabou se tornando também um acessório civil.
Sempre associada aos italianos e aos franceses, é quase impossível dizermos quem foi que começou a usar boina primeiro.
Que tal irmos a fundo nessa história para descobrirmos quem foram os verdadeiros responsáveis pelo sucesso desses chapéus?
Quem começou a usar a boina primeiro?
A história da boina é tão antiga que é até difícil dizer quem foi que a inventou. Existem pesquisas que indicam que Noé utilizava uma delas no período do dilúvio. Sim, estamos falando daquela história bíblica de milhares de anos antes de Cristo.
A medida que a humanidade se desenvolvia novas ideias iam surgindo, as roupas mudavam e acessórios diferentes eram inventados.
Acredita-se que a ideia de usar toucas, o modelo que provavelmente antecedeu o surgimento das boinas, tenha se dado por pastores de ovelhas.
Nos períodos mais frios do ano esses trabalhadores sofriam muito enquanto vigiavam seus animais. Foi então que observaram que mesmo nas mais baixas temperaturas onde eles quase congelavam, as ovelhas permaneciam aquecidas.
Diante disso, resolveram criar a partir da lã, algo que os ajudassem a manter-se aquecido, incluindo os seus pés e suas cabeças.
Foi a partir disso que as touas começaram a fazer parte da nossa vida. Logo trabalhadores das mais diversas áreas adotaram a nova ideia e a humanidade se apossou da criação.
Esses primeiros modelos foram se diversificando, até que surgiram as primeiras boinas, que ainda eram um tanto quanto diferentes das que você conhece atualmente.
As primeiras boinas modernas foram apresentadas ao mundo pelos franceses, que apesar de não requererem o mérito pela obra, marcaram a história por apresentarem ao mundo a ideia.
As boinas francesas
A popularização das boinas francesas aconteceu durante o século XVII. Neste período a boina era tão popular que passou a ser produzida em escala industrial. Naquele tempo seu toco era tricotado a mão e no alto do chapéu as extremidades das fibras ficavam proeminentes.
Os primeiros a adotarem a ideia foram os militares, que fizeram da boina acessório oficial da infantaria de elite. Neste tempo eles tinham função importantíssima por protegerem os soldados do frio dos alpes.
Os trabalhadores das mais diversas áreas adotaram o modelo, que ficou conhecido como parte integrante do uniforme operário.
Não demorou para que os artistas também se apossassem da ideia. A boina se tornava cada vez mais diversa e estilosa.
Foi com a Primeira Guerra Mundial que a invenção ganhou o mundo. Um general britânico notou o quão valioso era o acessório para os soldados franceses, já que eles não só os protegiam do frio, como ficavam firmes na cabeça, permitindo que os militares escalassem os tanques sem ter de retirá-los.
É claro, que ele rapidamente se apossou da ideia, o que contribuiu significativamente para a popularização da invenção.
A adesão do universo feminino
Se passaram alguns séculos até que as mulheres também aderissem a essa moda. Em 1930 os primeiros modelos de boinas femininas começaram a aparecer.
Tudo aconteceu graças a Coco Chanel. A estilista começou com um projeto que transformada diversos modelos de acessórios masculinos para mulheres. A ideia foi um tremendo sucesso e dentre os produtos que mais estouraram estava a boina.
Os modelos desenvolvidos por Coco Chanel tornaram-se internacionalmente conhecidos, sendo usados por grandes atrizes do cinema naquele período, como Greta Garbo e Brigitte Bardot.
Modernidade
Durante o século XX a boina ganhou um lugar especial entre os acessórios. Usada por artistas internacionais, ela era sinônimo de sofisticação, estava presente em filmes renomados e era retratada em grandes obras de arte. Permaneceu em alta até o fim dos anos 1970.
Algumas décadas depois, no início dos anos 2000 a moda ensaiou um retorno. Diversas celebridades apareçam utilizando o acessório, que gradativamente voltada a aparecer nas ruas.
Entretanto, essa leve ascensão não se compara ao que aconteceu em 2016. Neste ano os maiores nomes da moda acabaram lançando alguns modelos que foram um enorme sucesso nas passarelas mundiais, as boinas reviveram tempos de muita popularidade, em especial as femininas.
O estilo francês, marcado pela presença da boina retornou ao seu auge e hoje se apresenta em estilos cada vez mais variados.