Você provavelmente dorme nela todo dia e não faz a mínima ideia de quem inventou a cama box. Na verdade, temos poucos detalhes desta história toda, mas não poderíamos deixar de falar sobre a história por trás de uma invenção tão popular.
A cama é uma daquelas criações que já são tão partes da nossa vida que nem paramos para pensar que elas nem sempre existiram. Se você passou uma noite dormindo no chão, sabe o valor e o conforto que este móvel tão popular trouxe para a nossa vida.
Não há como contarmos a história da cama box, sem falarmos sobre o nascimento dos primeiros modelos, seus antecessores. Por causa disso, vamos criar uma linha do tempo e conhecer a evolução que deu origem a cama box.
A história da cama
Essa história começa há muitos e muitos anos atrás, provavelmente entre 2 e 3 mil anos a. C. A presença da cama em meio a civilização já foi encontrada através de vários indícios e nas mais diversas formas.
Acredita-se que mesmo nos primórdios da humanidade, o homem já ajuntava folhas e palha para repousar durante a noite.
Nesses termos, o primeiro avanço foi a elevação desse material na tentativa de evitar insetos e sujeiras, o que aconteceu bem antes do nascimento de quem inventou a cama box.
Ainda no Egito a elite da época desenvolveu algo bastante similar ao que conhecemos atualmente como cama. Naquele período o faraó dormia sobre uma superfície alta e redonda constituída quase sempre de pedra ou metal, sobreposta por almofadas e cobertas por uma longa cortina que os protegia dos insetos.
Já na antiguidade em Roma uma espécie de cama foi desenvolvida utilizando feno, penas e lã. Elas apresentavam um padrão bastante alto de forma a impossibilitarem a subida sem auxílios. Uma das grandes novidades deste tempo foi a possibilidade de se usar em dois e a elevação das cabeças.
Um das característica mais marcantes da cama entre os romanos era sua utilidade variada. Além de a usarem comumente para dormir, era nelas em que faziam suas refeições. Naquele período, era comum que ao redor das mesas em dias festivos se espalhassem diversas camas.
Foi neste tempo que nasceram os colchões. Mas, de maneira geral, tanto eles quanto as camas eram objetos de luxos, restritos aos reis e seus funcionários mais próximos.
O tempo se passava e a cama ia se adaptando e evoluindo.
Evolução
Durante a idade média, pela primeira vez o utensílio tornou-se parte dos ambientes privativos, deixando algumas das funções pelas quais eram conhecidas anos antes.
Apesar de terem se tornado mais populares nesse período, ainda existiam diferenças estruturais hierárquicas.
Não demorou para que as camas estivessem presentes em todas as casas. Agora a maioria delas possuía painéis e tapeçarias, sendo parte importante da decoração.
Foi com o fim da Revolução Industrial que as enormes e monumentais camas antigas começaram a sair de cena. Com a modernidade vieram os modelos menores feitos com base em materiais mais simples e que possibilitaram a sua produção em massa.
Desde então o objetivo é ter o máximo de conforto possível ocupando cada vez menos espaço, o que deu origem as famosas camas box.
As camas Box
As camas box vão contra tudo aquilo que as pessoas esperavam de uma cama durante muito tempo. Como vimos, as camas eram decorativas, gigantes, pesadas, sofisticadas, sinônimo de poder.
Atualmente vivemos em um mundo urbanizado, onde se tem cada vez mais pessoas por metro quadrado. Agora, não moramos mais em divisões horizontais, mas nossas casas são verticalmente uma sobre a outra, tudo para aproveitar o espaço da melhor maneira possível.
Descobrir quem inventou a cama box é um grande desafio. A ideia foi se desenvolvendo com o tempo e se popularizando vagarosamente.
Esses objetos promovem conforto utilizando o mínimo de espaço. Os modelos são bastante variados e você pode optar por escolher o que mais se adequar a suas necessidades.
As variações de tamanho vão de solteiro, padrão, queen size e king size. Porém, também existem outro quesito de diversidade, temos as duplo box, que vem com um colchão reserva, a box com baú e a box com gavetas, o que maximiza o aproveitamento do espaço.
Com certeza não existe um único nome por trás de quem inventou a cama box, mas seja lá quem são essas pessoas, a invenção foi um grande sucesso.
Já há alguns anos o modelo tomou lugar das camas tradicionais. Apesar de não sabermos até quando isso irá durar ou quando uma nova ideia nascerá por aí, quem contar a história da cama após nós certamente terá de dar lugar ao modelo cama box.
Como escolher a sua
A melhor forma de escolher a sua cama box é experimentando-a. Visite uma loja, sente e se possível até mesmo deite sobre o seu colchão.
Dentre as avaliações, comece sempre pelo tamanho, procure um que se adapte bem a você e ao seu ambiente.
Se for de seu interesse, opte pelos outros modelos já apresentados. Ter um espacinho a mais pode vir a calhar, porém isso te custará um pequeno aumento no preço.
Por último dê uma atenção especial ao tipo de mola, de espuma e a densidade de seu colchão.
Invista em algo que realmente irá te proporcionar conforto, foi nisso que quem inventou a cama box estava pensando.