Algumas raças de cavalos chegam a custar 300 mil reais. Parece um absurdo para os que entendem pouco sobre estes animais. Mas acredite, muitos apaixonados por equinos mundo afora pagariam caríssimo por uma unidade de alguma destas melhores raças.
Será que você conhece as 9 raças de cavalo mais caras do mundo? Aqui você descobrirá quais são elas e saberá o que de tão especial elas possuem.
9 – Clydesdale
Difícil deixar passar despercebida tamanha beleza não é mesmo?
Esta é uma raça escocesa de equinos que lembra os cavalos ingleses shire. Capazes de carregar todo tipo de carga, são animais ativos, fortes e bem dispostos.
Não pense que por ser um cavalo comumente usado para realizar trabalhos pesados, eles perdem sua elegância. Seu corpo musculoso que pode chegar a até 1,8 metros de altura, chama atenção de todos que estiverem por perto ao vê-lo cavalgar.
8 – Shetland Pony
Mais uma escocesa entre as raças de cavalos mais caras do mundo. Os pequenos Shetland Pony possuem uma altura média de 1,07 metros.
Com sua pelagem densa e suas perninhas curtas, ninguém diria que são animais tão fortes. Os cavalos desta raça são usados não só para montaria, mas também para tração. São capazes de puxar até duas vezes o seu próprio peso.
Os Shetland podem ser encontrados com pelagens de tons bem variados,porém a grande maioria possui cores que variam de preto a castanho.
7 – Appaloosa
O que você achou das pelagens destes animais? O seu padrão de pêlos atípico é uma das características que mais chamam a atenção. Tal fato é uma herança de cavalos muito antigos.
A appaloosa é uma das mais antigas raças de cavalos, pinturas desses animais datadas a 18.000 anos a. C. foram encontradas.
Além de sua pelagem exótica, sua docilidade atrai muitas pessoas. Esses animais de até 1,5 metro são ótimos para o lazer. Ainda assim, não deixam de ser bons candidatos para o trabalho ou mesmo para corridas de curta distância.
6 – Friesian
Estes animais são criados principalmente na região da Frísia, na Holanda. Por causa disso, a raça ficou conhecida como Frísio. Com sua beleza inegável e seu esplêndido trote os animais deste tipo inspiraram vários personagens de filmes.
Apesar de sua aparência robusta e musculosa, e sua altura de quase 1,8 metros, estes cavalos são muito dóceis e fáceis de serem cuidados.
Uma das habilidades mais surpreendentes da nosso sexto lugar entre as raças mais caras, é sua capacidade de aprender truques. Acredite, um cavalo Friesian pode se tornar um ótimo dançarino.
5 – Mustang
Você não achou que uma raça com este nome custaria barato não é mesmo? Brincadeiras a parte, os cavalos da Raça Mustang carregam inúmeros admiradores.
Rápidos, fortes, resistentes e com uma visão privilegiada, são criaturas independentes e anti-sociais. É bem o que se espera de uma raça com um nome que significa vagabundo.
Mas não se preocupe, estes cavalos corajosos fazem de tudo para defender os seus. Caso adquira uma espécime, faça questão de se tornar parte do seu bando.
4 – Paint Horse
Esta raça de cavalos americana é uma das mais caras do mundo. Além de sua admirável beleza, os animais Paint são inteligentes, versáteis e atléticos.
Durante muito tempo estes animais foram menosprezados em seu país de origem devido às suas manchas brancas. Todos os animais desta raça possuem esta características. Com o tempo, as outras habilidades destes animais foram ganhando mais valor.
Atualmente esta é considerada uma das melhores raças de cavalos nos Estados Unidos.
3 – Quarto de Milha
Você já deve ter ouvido falar sobre os animais desta raça por aí. Os cavalos Quarto de Milha, apesar de bem caros são muito populares.
Do cruzamento de equinos indígenas com animais europeus, nasceu em solo americano uma raça formada por cavalos dóceis e muito inteligentes.
Para completar, estes são os cavalos mais rápidos do mundo. São ótimos para corridas de curtas distâncias, atingindo uma velocidade de quase 90 quilômetros por hora.
2 – Puro Sangue Inglês
Esta é a segunda raça mais cara do mundo. São animais popularmente usados em competições como corridas e hipismo, devido sua grande velocidade e resistência.
Mais uma mistura entre raças de cavalos diferentes continentes que deu muito certo, os Puro Sangue Ingleses são na verdade uma espécie criada a partir do cruzamento entre os animais da Inglaterra e uma raça árabe.
Dono de uma postura que reflete todo o seu vigor, estes animais nem sempre são fáceis de lidar. Muitos equinos dessa raça possuem um temperamento difícil.
1 – Cavalo Árabe
Uma única espécime deste tipo de cavalos pode chegar a custar 300 mil reais. Comumente usados em esportes olímpicos, são criaturas velozes e resistentes, porém bastante refinadas.
Uma das características mais marcantes no que diz respeito a sua aparência física é seu pescoço arqueado, chamado de cisne. Você pode testificar este aspecto facilmente na imagem mostrada.
Os cavalos do tipo Árabe são na maioria das vezes facilmente domáveis e muito inteligentes. Apesar de seu sangue quente não tolerar nenhuma interação abusiva, rapidamente de afeiçoam aos seus donos.