Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a qual classe a tartaruga pertence. As tartarugas são animais bastante diversos, são mais de 365 espécies, dentre elas animais gigantes e também bem pequenos, seres aquáticos e seres terrestre, as variações são muitas e as peculiaridades também.
Se te perguntassem se uma tartaruga é réptil ou anfíbio, o que você diria? É natural que existam algumas dúvidas, mas o objetivo desse artigo é que você entenda bem a diferença e, ao conhecer melhor as tartarugas, não tenha dúvidas sobre onde elas se encaixam.
Réptil ou Anfíbio?

O primeiro passo para descobrirmos a qual classe esses animais pertencem é compreendermos as maiores diferenças entre uma classe e outra.
Os répteis, classe que inclui as cobras, os lagartos e os crocodilos, são animais de sangue frio. O habitat das espécies dessa classe é bastante variado, já que podem viver tanto em ambiente terrestre quanto aquático. Aqui vale um porém, nenhum réptil possui fase aquática larval.
Esses animais respiram através de pulmões ao longo de toda a vida, possuem a pele escamosa e seca.
Além disso, os répteis colocam ovos sempre em ambientes terrestres, e os seus ovos possuem conchas.
Já os anfíbios, que são os sapos, as rãs e as salamandras, são animais de sangue frio que possuem tipicamente um estágio larval, seguido por uma vida adulta terrestre. Sendo assim, respiram por brânquias durante o período inicial de suas vidas e mais tarde desenvolvem a respiração pulmonar.
A pele desses animais é lisa e contribui para a respiração durante a fase adulta.
Os anfíbios colocam seus ovos em ambientes aquáticos, por isso eles são revestidos apenas por uma camada de substância gelatinosa.
A classe das tartarugas
Diante dessa exposição, fica fácil identificarmos a qual classe a tartaruga pertence. As tartarugas são répteis.
São animais de sangue frio, por isso dependem do ambiente externo para regular sua temperatura corporal.
As grandes questões que as diferencia dos anfíbios é a ausência de um estágio larval aquático, sua respiração invariavelmente pulmonar e a deposição de seus ovos, que sempre acontece em meio terrestre.
Vamos conhecer melhor as tartarugas?
Tartarugas

A principal marca da tartaruga é sua concha característica. Essa concha pode ser formada tanto por tecido cartilaginoso quanto ósseo, e é desenvolvida a partir das costelas do animal. Sua principal função é proteção.
As tartarugas são animais bastante antigos, seus primeiros fósseis são datados de 220 milhões de anos atrás. Muitas espécies já foram extintas e diversas outras encontram-se em zona de forte ameaça ao desaparecimento.
Elas são animais bastante peculiares. Possuem uma visão noturna excepcional, além de possuírem uma riqueza de subtipos de cones que as permitem enxergar uma maior variação de cores.
Devido a lentidão de seus movimentos, a maioria das espécies tem uma percepção pouco aguçada, o que prejudica suas habilidades em perseguições.
Ao contrário do que se pensa, as tartarugas podem sim emitir alguns sons. Geralmente o fazem quando cortejam ou acasalam. Algumas espécies possuem chamadas próprias e bem diversificadas, nesses casos é possível ouvir vocalizações desde que o animal se encontra dentro do ovo.
Alguns sons são específicos para migrações, servindo de direcionamento para o grupo durante esse período de transição.
As tartarugas são, de maneira geral, animais muito inteligentes. Elas são capazes de aprender novas tarefas e possuem memória a longo prazo, além de, graças a sua carapaça, conseguirem viver bem mesmo sem reflexos desenvolvidos.
O que não é Tartaruga
Agora você já sabe que a tartaruga é um réptil, e também conhece um pouco mais sobre esses animais incríveis. Mas há ainda algo a ser esclarecido. Nem tudo que tem carapaça é tartaruga.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar nos cágados e nos jabutis, chegou a hora de entender a diferença entre eles e as tartarugas.
Tartaruga

As tartarugas podem viver em ambientes terrestre e aquáticos, podendo esse último ser de água doce ou salgada.
No que diz respeito à aparência, suas carapaças são altas e arredondadas e seu pescoço é curto.
Cágado

O cágado geralmente vive parte de sua vida na água e parte dela em ambiente terrestre. Seu casco é achatado e levemente ovalado.
Esses animais possuem dedos com membranas, que servem para otimizar sua movimentação na água.
Jabuti

Os jabutis vivem toda a sua vida em ambientes terrestres, já que não se adaptam a vida na água. Seu casco é bem mais alto quando comparado ao de uma tartaruga.
E, enquanto suas patas posteriores são cilíndricas, as dianteiras são encurvadas e possuem escamas grossas.
As tartarugas são mesmo animais bem curiosos, agora você já não fará mais confusão a respeito delas.