A mais nova moda agora chama-se Trashtag Challenge, ou dito em bom português “Desafio do Lixo”. A ideia surgiu há um bom tempo, mas só agora viralizou. Começou com apenas uma postagem, com o intuito de alcançar “pelo menos 100 pessoas”, e agora já se espalha pelo mundo inteiro.
É comum vermos novos desafios, ou como dizem os “challenges” na internet. E na maioria das vezes em que eles surgem são por uma boa causa. Como o “Ice Bucket Challenge” o “Desafio do Balde de Gelo”, quem se lembra? Que consistia em jogar um balde de água gelado em si ou no outro. O desafio era voltado para uma campanha, que tinha como finalidade promover a conscientização sobre a doença esclerose lateral amiotrófica. Agora, o “Trashtag Challenge” vem como uma nova proposta, esta que também promete muitos benefícios.
O desafio
O ultimo desafio que a internet viu foi o “#10YearsChallenge“. Que era onde as pessoas postavam fotos de 10 anos atrás e uma recente, para mostrar como o tempo passa e como evoluíram.
Pois bem, mas um novo desafio está tomando as redes ultimamente, apesar de não ser tão novo assim.
Pessoas do mundo inteiro estão aderindo o novo desafio lançado como campanha mundial de conscientização, afim de evitar a poluição. O Trashtag Challenge estimula que os desafiantes recolham o lixo jogado em lugares públicos.
Os participantes devem tirar uma foto antes, para mostrar o estado do local e uma foto depois, exibindo a limpeza com sucesso. Pode parecer algo simples, mas a internet demorou para aderi-lo, porque esse “Desafio do Lixo” não é tão novo quanto pensam. Na verdade ele só viralizou agora.
Ele foi criado em 2015, pela fabricante de produtos de camping UCO Gear. Como a empresa presa por locais limpos para seus produtos e consumidores, acabaram lançando essa campanha para proteger as áreas silvestres. Mas não pegou muito à época.
Steve Reinhold, CEO da empresa, se propôs a recolher lixo durante os seus acampamentos. Foi quando ele percebeu que poderia lançar o desafio.
“Se conseguisse convencer 100 pessoas a juntarem-se, poderíamos realmente fazer uma diferença real”, escreveu. Poucas pessoas o seguiram, só agora, em 2019, que o Trashtag Challenge se espalhou pelo mundo.
Na postagem original Steve diz:
“Aqui está um novo #desafio para vocês, adolescentes entediados. Tirem uma foto de uma área que precise de alguma limpeza ou manutenção, depois tirem uma foto mostrando o que fizeram em relação a isso e postem a imagem. Aqui estão as pessoas fazendo isso #BasuraChallenge #trashtag Challenge, junte-se à causa. #BasuraChallengeAZ”.
Trashtag se espalhou por todo o mundo
Argélia
“Eu não tenho foto de antes e depois, mas aqui estão imagens com a minha família apanhando lixo na marginal da rodovia, sempre que paramos para descansar”. Pelo Twitter.
Na Índia mais de 25 mil postagens foram feitas com a hastag do desafio. Em espanhol a tag é a #BasuraChallenge.
“Aqui estamos.. com uma pequena contribuição para o meio ambiente… Nós tentamos recolher parte do plástico que a população local jogou em Laldhori, Junagadh, uma das áreas mais bonitas de Girnar (na Índia)”.
Na Russia, um grupo de pessoas em Novosibirsk, relatou ter enchido mais de 200 sacolas com lixo. Sendo que 75% delas eram de lixo reciclável.
México
“Hoje completamos o primeiro dia em que nos propusemos a limpar um terreno baldio bem grande, em que colônias vizinhas se acostumaram a jogar lixo e entulho. Anexo o pequeno primeiro avanço. Aceita-se ajuda para os próximos dias de limpeza. #basurachallenge”,
No Brasil também ocorreram várias postagens do desafio, e ainda continuam aparecendo nas redes sociais. O Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo e está precisando urgente desse desafio em massa.
Esperamos que dure muito tempo e que cada vez mais pessoas também façam o #TrashtagChallenge. A natureza merece todo o carinho!