O micro-ondas é um dos utensílios de cozinha mais usados hoje em dia e é tema do nosso artigo de hoje. A praticidade e rapidez fazem dele um dos melhores eletrodomésticos atualmente, se tornando indispensável.
Porém, desde sua invenção em 1945, pelo cientista Percy Spencer, muitas controvérsias e dúvidas sobre a saúde surgiram. Uma das maiores polemicas em torno do micro-ondas é de que ele pode causar câncer, devido suas ondas, e que elas são radioativas. Será que isso tudo é mesmo verdade? Se for, podemos usar o eletrodoméstico até um certo ponto ou nunca mais poderemos usá-lo? Isso tudo será respondido a seguir. Se liga!
Como funciona?
É bom sabermos exatamente como funciona o microondas antes de qualquer mais nada. Será que essa forma de aquecer os alimentos em 30 segundos é saudável? E o fato do calor atingir somente os alimentos, será que isso tem alguma coisa a ver?
Bom, o aparelho funciona assim: ele emite ondas eletromagnéticas chamadas micro-ondas. Essas ondas ficam entre as ondas rádio e os infravermelhos no âmbito eletromagnético.
Então, as ondas são absorvidas pelas moléculas de água, gordura ou o que formar o alimento, fazendo elas vibrarem, aquecendo-as. Esse calor vai aquecer todo o resto do alimento e isso faz com que somente ele esquente.
Explicado isso, entendemos como funciona o sistema do micro-ondas, mas, será que esse processo faz mal à nossa saúde?
Risco à saúde?
Bom, já vamos adiantando que tudo não passa de um boato maldoso.
Conforme acabamos de explicar acima, os micro-ondas são aparelhos que produzem ondas de baixa frequência de energia elétrica e magnética, ou seja, não podem causar câncer. O máximo que pode acontecer, é do eletro doméstico esquentar o alimento e retirar alguns nutrientes, mas isso também acontece com o forno normal.
Dito isso, o que dizem por aí sobre radiação também cai por terra. Alguns dizem que o micro-ondas altera quimicamente os componentes dos alimentos. Noticia falsa, pessoal.
Segundo estudos de diversas universidades, esse desenvolvimento de câncer apareceu apenas em roedores, nos humanos o risco não existe.
É claro que tudo depende dos alimentos que você coloca para esquentar, doenças são provenientes dos alimentos, não do micro-ondas em si. Outra coisa, como ele esquenta a matéria, obviamente se você colocar sua mão dentro de um forno desses, você se queimará. Fora isso não faz mal.
Resumindo
O forno micro-ondas não causa câncer ou qualquer outro tipo de doença. Ele pode causar queimaduras quando se entra em contato direto. Não há nada comprovado contra o microondas, então pode continuar usando ele sem preocupação.
Você também é um usuário dessa maravilhosa tecnologia?
Quer saber mais sobre a origem do forno micro-ondas? Então dê uma olhada aqui e fique inteirado!