Os animais são sensacionais, basta pararmos um minuto para observarmos o quanto somos privilegiados de presenciar algumas espécies. Mas alguns desses bichos são simplesmente especiais, com cores e características que fogem do padrão. Como é o caso do sagui-barbeiro, já viu? Ele vive no Brasil e possui um bigodão de dar inveja em qualquer um da floresta. É ele quem manda, afinal, tem bigode grosso.
Ele e muitos outros animais que possuem um estilo próprio precisam ser apresentados ao mundo, e é isso que o Mundo Inverso vai fazer agora. Mostraremos como existem bichos que são lindos e merecem uma atenção especial.
10 – Peixe Mandarim
Esse animalzinho de água salgada é simplesmente espetacular e sua coloração é algo fora do comum.
O peixe vive em corais de recifes e quando precisa muito de comida ele vai às baías procurar. O peixe mandarim pode ser feito de ornamento para aquários, porém o seu alimento deve ser exclusivamente de bichinhos vivos.
O nosso peixinho aqui é lindo demais, e sua beleza é notada logo de cara. Não é para menos, olhar para esse animalzinho e um colírio para os olhos… como podemos ver na imagem, ele possui uma cor azul de fundo e várias cores cintilantes.
9 – Epipedobates tricolor
Nosso amigo sapinho aqui é um dos animais mais venenosos do gênero. Ele é bem pequeno, porem a toxina que contém nele pode matar até um humano adulto. O seu veneno é igual um analgésico que é 200 vezes mais potente que a morfina, o epibatidina.
A coloração do bichinho diz muito sobre ele, já que aquele ditado: “quanto mais colorido, mais venenoso”. Verdade. Pois a seu vermelho bem forte com faixas brancas pelo corpo já assustam assim que vemos o anfíbio.
Porém não vai ser fácil você encontrar um desses por aí, já que ele está em extinção. Laboratórios lutam com todas as forças para manter os remanescentes, já que sua toxina pode tornar-se um poderoso remédio futuramente.
8 – Pombo Nicobar
Pombos; quem não acha esses bichos o máximo? E quando vemos uma pomba colorida e muito rara?! Isso é muito legal. Pois é o caso do Pombo Nicobar ou cientificamente chamado de Caloenas nicobarica.
Ele é frequente na Ásia sendo bem diferente das pombas que estamos acostumados a ver aqui no Brasil. Essas aves asiáticas possuem uma coloração azul metálica com outras cores misturas.
Medem incríveis 45 centímetros, em média e são os parentes vivos mais próximos dos extintos Dodos. Apesar de parecer mais uma galinha colorida, os pombos podem voar e voam muito bem.
7 – Sagui-imperador
De bigode grosso, esse simpático macaquinho encontrado na região sul e sudeste amazônico do Brasil também é conhecido pelo nome de Bigodeiro. Não é para menos, é só olhar para a cara desse estiloso animal e ver o porque leva esse nome.
Seu grande e belo bigode o diferencia do restante do gênero. O sagui-imperador vive em grupos de até 10, sendo que são todos muito educados… finos, eu diria.
Fazem pouco barulho e para um grupo de macacos, pouca sujeira. Nosso sagui aqui também está ameaçada de extinção, graças aos assentamentos rurais que avançam cada vez mais.
6 – Harpia
Também conhecido como Gavião-real, esse animal é um colosso dos ares.
Temido até pelos animais terrestres de porte médio, como preguiças, macacos, veados, tatus e se bobear até seu cachorro ele leva.
A Harpia impõe respeito, pois possui mais de 1 metro, com garras poderosas e afiadas, com um bico capaz de rasgar até a mais dura das superfícies. Uma envergadura de 2 metros, essa ave voa pelo sul da Bahia e norte do Espírito Santo, tocando o terror. Mas é lindo demais vê-lo.
Sua beleza é incontestável, com as penas brancas e cara de mau.
5 – Lince-ibérico
Este é o felino mais ameaçado do mundo, pois desde que se sabe, o animal luta contra a extinção. Encontra-se apenas em Portugal e Espanha. No momento existem apenas duas populações do animal no mundo todo, abaixo dos 150 animais. Triste.
Para nós e para os linces, essa é uma péssima notícia, pois segundo especialistas, a longo prazo essas duas populações que estão separadas não vão conseguir se reproduzir ao ponto de manter a espécie. Em pouco tempo perderemos um dos felinos mais bonitos do planeta.
4 – Lagarto spider-man
O lagarto homem-aranha dispensa comentários, afinal é só olhar para o bicho que logo notaremos o porque do seu nome. Faz jus.
O nosso Peter Parker no reino animal possui a pele, durante o dia, parte vermelha e azul nas extremidades. Durante a noite a pele fica inteira marrom, meio esverdeada.
Esse réptil come insetos e outros lagartos menores, pode medir até 90 centímetros.
3 – Greta Oto
A famosa ‘Borboleta-transparente’ é um dos mais belos animais. A natureza nos surpreende com os mais mais incríveis bichos que se possa imaginar, prova disso é esse inseto com asas transparentes, parecido com plástico.
Elas vivem na América Central, e a alimentação dessas borboletas são plantas tóxicas. Isso mesmo, elas procuram por plantas venenosas pois são imunes ao veneno, mas se quiserem podem se alimentar de plantas comuns também.
2 – Cavalo Frísio
O cavalo frísio é estiloso demais, basta olhar para a sua crina e saber o porque. Parece mais uma franja linda penteada. Esses animais possuem esse nome porque são originários da Frísia, na Holanda, sendo todos os exemplares de cor negra. Além do belo “cabelo” o cavalo possui um trote diferente dos demais.
Ele foi usado nos tempos antigos pelos romanos, na Escócia e Inglaterra. Ele mede 1,75 m, podendo ser facilmente domado, muito dócil.
Tigre de bengala branco
Mais um felino na nossa lista, e infelizmente este aqui também está ameaçado de extinção. Sofrente uma mutação genética, o Tigre branco é um dos animais mais majestosos do reino animal. Ele aparece em filmes e séries exibindo sua imponência e beleza.
Diferente dos tigres habituais, o tigre branco possui as listras negras comuns, mas a coloração amarela é ausente, possuindo a cor branca, mais parecendo um prateado. A coisa mais linda do mundo.