Animais com N não são fáceis de achar. São poucos que nos vem a cabeça. Por isso o Mundo Inverso resolveu ajudar você nessa pesquisa que quebra a cabeça de muita gente nos estudos ou brincadeiras.
Animais exóticos e dos mais comuns possuem nome com N e você sequer imaginava. Então da uma conferida nesse artigo e veja os 10 animais que começam com a letra N.
10 – Naja
A naja é uma das cobras mais famosas do mundo, sendo uma das mais venenosas, também. Ela intimida qualquer um que cruze seu caminho, com seu visual inconfundível ela possui uma espécie de capuz.
A naja não é encontrada no Brasil, ela vive em territórios mais arenosos como os da Índia, África e Oriente Médio.
Naja na verdade é o nome dado gênero das serpentes peçonhentas, contabilizando mais de 20 espécies, porém todas com as mesmas características, basicamente.
Ao contrário do que muitos pensam, a picada da maioria das najas não causam morte nos seres humanos. A picada do bicho causará necrose e tem efeito neurotóxico, atacando o sistema nervoso.
De qualquer forma é bom ficar longe desse animal.
9 – Nútria
Ou também chamado de ratão-do-banhado, parece muito a nossa querida capivara, e realmente é um ratão. Esses animais são mais ágeis na água do que na terra, por isso passam a maior parte da sua vida nadando, de boa.
A pelagem da nútria parece uma esponja de aço, desagradável para gente, mas essencial para eles. O pelo é responsável por manter aquecido e hidratar a pele deles.
Eles vivem só na América do Sul, porém devido sua pele espessa e quente, os canadenses e norte-americanos passaram a levá-lo para seus países para comercializá-lo.
8 – Narceja
Esse é um dos animais com N mais improváveis. Você provavelmente imaginou que narceja era um nome inventado para a ave do filme “Up: Altas Aventuras”, da Disney, não?
Pois é, o bicho existe mesmo, porém não é colorido como no filme e nem tão grande. Na verdade a verdadeira narceja é pequenininha e tem cores um pouco menos chamativas.
O voo da ave é feito em ziguezague e seu “canto” não é dos mais belos, parece mais uma porta rangindo. Como no filme, ela vive na América do Sul, mas não é no Paraíso das Cachoeiras, e sim no meio do mato próximo de rios para comer o que ver pela frente.
7 – Numbat
Esse marsupial também chamado de mirmecóbio vive na Austrália. Ele é bem pequeno e bonitinho, pode medir até 30 cm e pesar 500 gramas.
Esses animais tem um papel importante no ecossistema do país. Eles são os únicos marsupiais que comem insetos, fazendo o controle populacional dos mesmos.
Seus hábitos são poucos sociais, já que ele não gosta muito de viver em sociedade, gostando de levar uma vida solitária e diurna.
6 – Niala
Oriundo da Savana africana, esse é mais um dos animais com N da nossa lista com os mais improváveis. Niala ou Inhala, gosta de viver em locais com mais árvores e próximo a água.
Niala é uma espécie de antílope, onde somente o macho possuem chifres.
Esses chifres não são usados para se defender de predadores, mas sim para atacar outros machos da espécie na hora do acasalamento.
A disputa acontece assim: os dois machos se enroscam com os chifres, um empurrando o outro, até que o outro desista. Essa disputa não fere o outro concorrente.
Os machos podem pesar até 125 kg e as fêmeas 70 kg.
5 – Namorado
O peixe de água salgada é encontrado em todo o litoral brasileiro podendo medir até 1 metro de comprimento.
Ele pode ser encontrado em regiões mais profundas do oceano, mais precisamente quando se tem 50 metros de profundidade. Eles podem viver até 30 anos, e a espécie apresenta dimorfismo sexual, ou seja, o macho é maior que a fêmea.
O peixe se alimenta de crustáceos no fundo do mar e é um dos mais requisitados nos restaurantes brasileiros. Ele pode pesar até 3 kg.
4 – Nautilus
Esse animal super curioso é um molusco e vive nas águas do Oceano Índio-Pacífico.
Ele é tem como característica uma concha gigantesca e vive dentro dela. O molusco nada e flutua graças a osmose, bombeando gás ou liquido de dentro para fora.
Eles são os únicos vivos do períodos triássico, do grupo cefalópodes. O bicho pode nadar em média a profundidade de 90 metros, porém ele pode alcançar incríveis 300 metros. Se quiser pode descer mais ainda, chegando aos 500 metros, porém sua concha pode implodir.
3 – Neon
Neon Cardinal é o nome de um dos peixinhos de aquário mais vendidos e populares. Eles são aqueles peixes que brilham e de cores chamativas, além de serem muito sociáveis com outros peixes.
Eles são originários da América do Sul e vivem na Amazônia. Não são muito caros e requerem alguns cuidados especiais para que tenham uma vida longa.
Deve-se prestar atenção na temperatura da água, que deve estar em 27°C, o pH entre 4.0 e 6.4. Além da alimentação, que dever ser balanceada. Pode dar aqueles flocos mesmo, ou bolinhas, mas atenção com a quantidade.
2 – Narval
Esses animais são os unicórnios dos mares, vivem especialmente na Groenlândia e Canadá. Gostam das águas geladas e possuem os maiores caninos.
Narval na verdade é uma baleia com um dente que parece mais um chifre.
Apesar de parecer letal, esse “chifre” é usado para a navegação do bicho. Quando outros da mesma espécia raspam esses dentes um nos outros, na verdade eles estão dividindo informações sobre lugares que navegaram. Incrível não?!
Por mais de mil anos o narval foi caçado pelos esquimós, e até hoje são. Porém a União Européia proibiu a comercialização da carne e do “chifre” do animal.
1 – Nandaia
Fechando a nossa lisda de animais com N, temos essa simpática ave.
Ela que é típica da Amazônia, também é chamada de jandaia-coquinho ou cacaué. Ela é da mesma família das araras, papagaios e periquitos.
Apesar de ser oriunda da Amazônia, a ave pode ser encontrada em outros países como Argentina, Paraguai, Peru e Suriname.
No Brasil ela está em quase todos os lugares do território nacional. Cidades e matas… não interessa, onde vai você encontra um bichinho desses. Cada região da um nome para o animal, no estado de São Paulo é chamada de maritaca, por exemplo.
Mesmo espalhada em grandes números por todo o país, na Bahia ela corre o risco de extinção, então fiquem espertos.
Animais com N estão aí, prontinhos pra você.