10 curiosidades sobre a cigarra que você precisa saber

A cigarra é um inseto fascinante, apesar de barulhento. Seu canto desperta em muita gente aquela lembrança do calor, verão e férias. Isso porque os insetos só aparecem nessa época do ano. São bichinhos extremamente interessantes e vale muito a pena saber um pouco mais sobre a vida deles.

Ao contrário do que se pensa, as cigarras não ficam a maior parte do tempo em árvores ou plantas. Grande parte da vida dalas é passada no subsolo, a 30 centímetros da superfície e só saem quando a temperatura atinge 18°C. Veja e aprenda um pouco mais sobre esses insetos magníficos.

1.

Apesar de ser confundida frequentemente com um tipo de gafanhoto, ela não faz parte do grupo. A palavra cigarra vem do latim “grilo árvore” e faz parte da ordem da superfamília dos Hemiptera, uma espécie de percevejo ou pulgão.

2.

No mundo todo existem mais de 1.500 espécies de cigarras conhecidas. Elas surgem geralmente nas épocas mais quentes do ano de cada região.

3.

Cigarra ninfa

A cigarra é um inseto que passa a maior parte da vida abaixo da terra. Elas na juventude são chamadas de ninfas. Quando os ovos eclodem e caem das árvores, elas entram no solo e ficam por lá até a vida adulta.

4.

A maioria das cigarras ficam por um ano sob a terra, porém a cigarra norte-americana fica até 17 anos, depois que passa para a fase adulta ela sai e sobrevive no máximo três semanas. Essas cigarras norte-americanas também são chamadas de “cigarras periódicas”.

5.

O ciclo de vida da cigarra periódica é curto, embora dure de 13 a 17 anos. Isso porque ela passa grande parte da vida em baixo da terra e depois sai para acasalar e colocar os ovos em árvores. Ela morre em seguida.

6.

Após, os ovos caem dos galhos e o ciclo da natureza se encarrega do resto. Para se reproduzirem os machos emitem o famoso som das cigarras. Eles atraem as fêmeas com o som característico por um órgão que fica no abdômen.

A reprodução dos insetos acontece somente nos períodos mais quentes do ano e após o ato os dois morrem, deixando os ovos que gerarão novas ninfas.
E sim, a cantoria é exclusividade dos machos. Apesar dos machos da espécie cantarem quase sempre em grupo, pesquisadores comprovaram que eles fazem mais sucesso cantando isolados.

7.

A cigarra macho é o animal que produz o som mais alto da natureza, possível de ser ouvido a 500 metros de distância.

Em 2012 uma pesquisa no Distrito Federal mostrou que as cigarras fazem mais barulho que uma rua em dia de trânsito pesado, registrando 80 decibéis.

8.

Uma cigarra fêmea pode por de 400 a 600 ovos e o ouvido dos insetos ficam localizados no estômago.
O tamanho médio de uma cigarra vai de 15 milímetros até 65 centímetros, dependendo da espécie. Uma coisa bizarra é que os machos as vezes copulam com outros machos ou até com cadáveres de fêmeas.

9.

Os insetos são considerados pragas, por alguns, pois em grandes quantidades acabam com plantações, devastam o que veem pela frente.

Por outro lado, são fundamentais para o ecossistema, servindo de refeição para os predadores. Quando surgem em abundância são um baita banquete.

10.

E será que elas cantam até explodir?

Na verdade o que acontece é a “troca de pele” da cigarra.
Quando ela deixa a terra e sobe até as árvores, deixando de ser ninfa. Um processo de crescimento, ou ecdise… faz parte.


Acontece que ocorre bem na época que os machos cantam para atrair as fêmeas, e isso coincide com as “cascas” deixadas nas árvores. E como a cigarra é um bicho que vive pouco as pessoas associaram à morte do inseto.

O que achou dos fatos sobre o inseto? Tem algum outro interessante?